terça-feira, 15 de maio de 2012

TEMPERATURAS CONTINUAM A SUBIR!!!

Pois.....Quando irá parar de subir o termometro!!
Estou impressionado com os meus canários, hoje era 12.30 quando entrei no canaril para lhes dar a papa, sim porque agora não vale a pena meter muita papa, temos e de lhes fornecer o maximo de vezes possivel , no minimo 3, mas 4 seria o ideal e em quantidades reduzidas, porque passado pouco mais de 1h, eles já nem lhes tocam, o germinado seca tão rapido que parece que lhes fornecemos papa seca.
Dizia eu que entrei na garagem as 12.30 e o termometro marcava naquela altura( 33º) estava insuportavel, a humidade hoje estava um pouco mais alta 30%.

 Deparei-me com varios canarios ja empenados com a cabeça pendida do ninho devido ao calor, e com filhotes com uns 8 a 10 dias, caidos do ninho, em cima das grelhas, mas nenhum deles estava morto, pudera com o calor que esta!!! ou são elas que os jogam, ou são eles que coitados com o calor, mexem-se demasiado, perdendo o equilibrio e acabam por cair. Tambem tenho reparado que os filhotes não se estão a desenvolver, estão quase parados, e que alguns machos se deitam em cima das grelhas.
Tinha uma femea pastel morta, sem me ter dado sinais, ainda de manhã andava a construir o ninho, deixou 3 filhotes de quase 20 dias, vamos ver se consigo salva-los, ainda por cima são filhos do macho castanho pastel vermelho mosaico, que marcou este ano individualmente no Internacional de  Reggio Emilia(Italia), e ele não estava com ela.(ela era mais umas das 3 ou 4 amigas coloridas dele) entretanto meti-o com os filhotes, logo a tarde e que vou ver se ele os aceitou ou não.

Se a temperatura continuar assim a subir, vou ter de parar com as criações este ano, ate eu já sentia a temperatura, quanto mais os canarios. Se tivessem na muda, não havia problema algum, agora a criar, torna-se muito complicado.
Já estou a pensar seriamente em trocar o local das criações para o proximo ano, voltar a criar, na garagem antiga, que embora seja mais pequena, mais baixa, quase sem luz natural, mas tem uma temperatura de menos 4º durante o dia, o que neste capitulo neste momento faria a diferença.

Nesse caso passaria as voadeiras para a garagem onde estou a criar este ano, porque esta garagem embora maior, com mais 60 cm de altura, com janelas onde entra a luz do sol, tem uma temperatura optima de inverno, mas assim que sobem as temperaturas, na epoca das criações, torna-se insuportavel criar dentro dela.
Tenho pena, mas vou ter de tomar uma atitude, não posso deixar que isto me volte a acontecer novamente, porque a tendencia e para piorar e não melhorar, como tal terei de fazer a troca de gaiolas, e ver como vai correr dessa maneira, e esperar para ver como vai ser a próxima época.
Penso que até os 30º dentro do canaril de criações, não tem problema absolutamente algum, embora o ideal será não exceder os 25º, mas a partir daqui, as coisas começam a complicar-se. Pelo que estou a ver ate aos 35º eles ainda devem de criar, mas a partir daí, o melhor será parar mesmo, também nunca criei com estas temperaturas.

Sem comentários: