segunda-feira, 28 de junho de 2010

NÃO PODEMOS FACILITAR MEUS AMIGOS

Mais um fim-de-semana de muito trabalho, este ano tem me acontecido de tudo.
No sábado ao fim do dia devo ter deixado uma porta de uma voadeira mal fechada quando retirei as vasilhas da papa, sem ter dado por isso. Embora elas sejam de guilhotina, uma delas prendeu e não fechou completamente,sendo o suficiente para os canários se irem escapando.(não durante a noite)
De manhã fui á garagem das voadeiras buscar algo que me tinha esquecido e voltei para a outra garagem onde estava a dar a papa nos viveiros,e deixei ficar a porta aberta para entrar o ar,o que penso não voltar mais acontecer porque mandei fazer portas c/mosquiteiras para as portas dos portões das garagens.

Estive praticamente meia hora a dar papa nos viveiros, e depois voltei novamente para dar papa aos das voadeiras,e assim que entro dou logo com canários a voar dentro da garagem.
Resumindo apanhei 2 dentro da garagem,e ainda estavam 5 na voadeiras, como tal foram-se embora 5 castanhos vermelho mosaico(portadores de phaeo), por sorte ou azar foi da voadeira dos portadores de phaeo, e nem foram todos embora.Paciência meus amigos, não se pode facilitar, por vezes pequenos erros pagam-se caros.

Tenho uma fêmea portadora de phaeo que tem estado a dar comida a 8 phaeos vermelhos, 3 dela e 5 de outra que deixou de dar comida quando eles tinham 23 ou 24 dias(porque agarrou novamente no choco)os canários tem 28 dias,mas ainda não comem,como tal não meti macho á fêmea,mas meti material para ela não me arrancar penas aos filhotes.
Com tanto bico para alimentar era suposto não entrar tão rápido no cio,mas qual quê, no sábado de manhã,dei uma olhadela e nem uma pena no rolo,estava tudo bem,mas quando dei conta já tinha despedaçado o rabo das 8 crias,é inacreditável. Algumas horas bastaram para despedaçar o rabo aos 8 phaeos vermelho mosaico.(Cabra)

Mesmo os machos que não me tinham falhado ate agora,e que por essa razão alguns deles,joguei a 2 e 3 fêmeas, já não estão a galar nada, como tal os ovos brancos da 3ªcriação são mais que muitos, é uma pena as fêmeas estão impecáveis, e ainda faziam uma criação, mas eles não estão a acompanhar o ritmo delas. Poucos são os machos que ainda não iniciaram a muda, embora ainda pouco se note nos amarelos,mas nos c/factor já dá para reparar,por essa razão já tenho uns 60 machos nas voadeiras, e outros irão brevemente.
Também tenho ninhos de saírem 5 filhotes, e a esses divido com uma que tem os ovos brancos, e meto uma fêmea com 2 filhotes e outra com 3 ,para ter mais hipóteses de vingarem.

O tempo este ano não tem ajudado nada a malta, nos últimos dias tenho tido a humidade a 70% durante a noite, e a 40% durante o dia, as temperaturas também sobem bastante durante o dia, mas há noite voltam á normalidade.Já trouxe e já levei de novo para casa os desumidificadores para não me ocuparem espaço na garagem, e só não os volto a ir buscar porque as criações já estão praticamente no fim.

Não visitei, nem visito criadores durante a criação, fui uma noite ao clube para pagar as quotas e encomendar as anilhas, mas por as conversas que tive, tudo me leva a crer que o ano não foi muito favorável para a criação, e penso que quase todos os criadores tenham conseguido tirar menos canários este ano em relação aos últimos anos, mas espero estar enganado. Agora há que tratar bem dos que estão nas voadeiras, e não se pensa mais no assunto.
O que importa é que a qualidade tenha melhorado em relação ao ano anterior,e que depois da muda possamos olhar para os nossos canarios, e vermos que o nosso trabalho foi recompensado. A quantidade é bastante menos importante, só que por vezes para conseguirmos a tal diferença, temos de tirar qualidade, e uma certa quantidade de exemplares da mesma raça.

Sem comentários: