quarta-feira, 2 de junho de 2010

O MEU DIA A DIA DURANTE AS CRIAÇÕES

O mês de Junho começou muito quente, ontem morreram-me 2 filhotes de uma phaeo amarelo mosaico já com 25 dias, porque os pais lhes deixaram de dar comida, mas isto são situações normais, mais ainda em tantos casais de vez em quando acontecem situações destas, eu ainda me apercebi na segunda-feira da situação, tendo metido eles noutra gaiola de pheos, mas reparei que nem lhe ligavam puto, depois troquei para outra, e mais outra, mas o problema é que eles iam perdendo as forças até que deixaram de pedir comida, até que morreram.

Ás 9h da manhã hoje, tal como ontem tinha 32ºno meu canaril, a partir do meio dia a temperatura baixa um pouco,rondando os 28,5º ate final do dia, mais coisa menos coisa.Até agora ainda não notei qualquer problema nos meus canários devido ao calor, o que me esta a surpreender pela positiva.
Mas estou á espera a toda a hora de alguma surpresa menos agradável.
De manhã meti banheiras em todas as voadeiras, mas nos viveiros de criação não tenho metido apenas por falta de tempo, como devem de imaginar o tempo que preciso de ter para poder dar conta de tantos casais.
Há coisas prioritárias que me ocupam imenso tempo, senão vejamos.

DE MANHÃ chego á garagem por volta das 7.00h,por vezes atraso-me uns 10 mn.
Trago o germinado que foi preparado pela minha mulher que acorda meia hora antes de mim, que o lava e mete durante meia hora na lexivia.
Eu depois só tenho de o deixar a escorrer enquanto tomo o pequeno-almoço, levo para a garagem um recipiente em plástico cheio de copos para a papa, mais outro enorme com bebedouros, tudo devidamente lavado e seco, normalmente é ela que se ocupa disso.
É na garagem que adiciono tudo o resto ao germinado, depois dou papa a todos os que tem filhotes, dou sempre mais uma volta nos corredores a ver se não ficou nenhuma gaiola esquecida, ou se não esta nenhum filhote caído, e vou preparar a papa para levar para a garagem do lado onde estão as voadeiras.
Tenho de ter 2 vasilhas, uma para os amarelos, e outra para os vermelhos, e lá vou eu dar papa novamente, mas desta vez nas voadeiras.
Como estou no lado das voadeiras, e como já não volto lá de manhã, aproveito e meto as banheiras(se tiver tempo), o que é relativamente rápido, reparo se falta papa semi-húmida nalguma voadeira(tenho 44 voadeiras de 1,20x0,50x0,50 mais 20 voadeiras de 1,28x0,40x0,40), ou se tenho algum bebedouro com falta de agua, o que é pouco provável porque na tarde anterior já o tinha feito, e regresso novamente á garagem de criação onde dou um copo meio de perilha a todos os que tem filhotes(uma glusise que eles adoram), troco os bebedouros, tudo sempre na belina, mas mesmo assim nunca consigo sair da garagem antes das 9.00h.
A minha sorte é que vou de moto e vou passando entre as filas de transito,e levo apenas 5 m, por vezes ate menos ate chegar á EDP, e como tenho horário flexível posso chegar ate ás 9.30h.

AO MEIO-DIA, ainda tenho de acelerar mais a coisa, saio depois das 12.30h e enquanto deixo o germinado a preparar vou tirar os ovos e meter algumas a chocar,se for caso disso e dar uma volta pelos ninhos, por volta das 13h da tarde, mais coisa menos coisa estou a dar a papa a todos os casais novamente, o que me leva cerca de meia hora, depois vou ainda dar o que sobrou da papa c/corante(que ficou tapada)aos das voadeiras, e lá se vão mais 5 m, por vezes mais. Por norma tenho uns 20mn para almoçar, mais 5 mn para chegar á EDP, e poder picar antes das 2h, mas esta tudo controlado.
Nesta altura do campeonato que já tenho canários nas voadeiras o ritmo é um pouco mais acelerado.
Se não fosse a minha moto era impossível dar conta do recado, porque quem vive aqui sabe bem o transito que está a esta hora e o tempo que um carro leva para fazer o percurso de 2 km ate ao meu trabalho(a pé é mais rápido), porque é praticamente obrigado a passar na rotunda do hospital, e aqui é sempre o caos, mas como a minha moto é alta, passa bem por cima dos espelhos retrovisores dos carros, tenho dificuldades é quando estão duas carrinhas lado a lado, aí já não consigo passar, mas assim que apanho uma oportunidade!!! lá vai ele.O que eu não faço pelos canários.........

De TARDE, saio sempre depois das 6h, por vezes 10 ou 20 mn depois, chego a casa lancho bem,e meto uns calções e umas chinelas para estar mais á vontade, agarro no germinado que já foi entretanto preparado pela minha mulher que chega a casa antes do que eu.
Normalmente por volta das 18.30h lá estou eu novamente a dar papa aos casais c/filhotes o que me leva mais meia hora.
Depois vou ate ás voadeiras para retirar as banheiras e ver a alpista, jogar o resto da papa que sobrou fora, meter papa semi-húmida, água, grit e tudo o que for preciso, para que na manhã seguinte só seja necessario meter a papa.
Não saio da garagem sem antes dar uma olhadela aqueles que me enchem o olho, que se destacam logo dos outros e que são neles que deposito as minhas esperanças para as exposições que se aproximam.
Depois fico na garagem a preparar tudo até as 22h, que é quando o relógio inicia o anoitecer, e mesmo assim fico sempre mais 5 mn para poder deixar o canaril limpo.
Chego a casa por volta das 22.15h,transandando a canários,tomo um banho e janto.
Depois de jantar vou ate ao café, ou vou dar uma volta normalmente a pé pela cidade com o meu amigo Leandro. Por isso é que vou sempre dos ultimos a acasalar.

2 comentários:

Filpe Brito disse...

ola sr.faisca
sem dúvida uma grande dedicação e um grande amor pelos canários :)
espero que tudo se esteja a compor no seu canaril e que no final consiga atingir os seus objectivos.
cumprimentos
filipe brito

Carlos Faisca disse...

Boa tarde srºFilipe

Atingir os objectivos já não vou conseguir, mas se conseguisse manter as criações o mês de junho como os ultimos 15 de Maio, era uma grande vitória, pode crer, mas sei que não vai ser fácil.

Quando tudo corre bem, não damos por o tempo passar, nem nos apercebemos como estamos empenhados nas nossas criações.

Mas quando core mal, como este ano, nem tinha vontade de ir ao canaril, e muito menos dar uma vista de olhos pelos ninhos.
Um abraço
Carlos Faisca