segunda-feira, 29 de novembro de 2010

VIAGEM AO INTERNACIONAL DE REGGIO EMILIA

Como souberam estive uns dias em Itália, fomos um grupo grande(9), mas correu tudo bem, foram umas mini-férias para mudar de ares, provar comidas diferentes, conhecer novas culturas,e conviver um pouco com o pessoal.
A Itália é um país espectacular, dos que conheço da Europa é aquele em quem não me importava de viver(não é por causa dos canários)não tem nada a ver.
É pelo país em si, talvez seja aquele em que as pessoas mais se identificam connosco, até mesmo a língua é extremamente fácil de perceber, até mais fácil do que a espanhola.

Estive em Itália há 4 anos com a minha família durante 15 dias, estive em várias cidades, o mais ao sul que fui foi a Roma.
Roma foi a cidade que menos gostei, devido á confusão imensa do transito, e há falta de respeito pelos condutores, é tipo um salve-se quem puder, confusão demasiada para quem gosta pouco de andar metido no transito. Como eu ando sempre de moto, minimizava um pouco esse problema.

Já estive no centro e norte de Itália, cheguei mesmo a passar a fronteira em Triste,(onde podemos admirar toda a beleza do mar Báltico) entrar na Eslovénia, para descer junto á costa pela Croácia, até á cidade de Pula.
A Itália é um pais de contrastes, muito montanhoso junto ao mar, assim como no Norte devido aos Alpes, entretanto a zona centro é plana, como o nosso Alentejo.
Embora Florença, Génova, Veneza sejam cidades espectaculares, são as pequenas aldeias que me fascinam, quase todas elas seculares e com muita historia para contar. Resumindo vale a pena visitar este país, principalmente as pequenas aldeias, e provar toda a sua gastronomia, especializada em todo o tipo de massas, pizzas e lazanhas. Mesmo quem pensa que não gosta deste tipo de gastronomia, vai ficar a gostar.

O ano passado fui a Reggio Emilia de carro, atravessando o sul da Espanha e o sul da França.
Mas desta vez, apanhamos na sexta-feira de manhã cedo, o avião em Sevilha, e aterramos passadas 2.15h de voo, no aeroporto de Orio na cidade de Bergamo. Alugamos uma carrinha de 9 lugares e seguimos para Milão, onde almoçamos.
Demos do almoço, demos uma volta pela baixa da cidade. Milão é uma cidade mais para quem gosta de fazer compras, e estar a par da moda.
Frequentemente fazem-se eventos e exposições, como tal é uma cidade muito frequentada por homens de negocios.
Milão é uma cidade em que as mulheres perdem a cabeça num numero infinito de grandes lojas, das melhores marcas,onde podem encontar todas as novidades.

O que mais gostei desta cidade foi a visita guiada ao estádio do Internazional(Inter) e do A.C. Milan,o Giuseppe Meazza, que fica no bairro de San Siro.
Gostava um dia de assistir a uma final da liga dos campeões neste estádio, em que uma das equipas fosse o meu BENFICA.

Saímos já passavam das 18h da tarde de Milão, como são uns 160 km ate Reggio Emilia, quando chegamos á exposição, já não deixavam ninguem entrar.
Depois de encontrado o hotel, de fazermos o check-in e de metermos os sacos no hotel, fomos todos jantar a uma tratoria na zona,(nome que se dá a alguns restaurantes em Itália), depois demos uma volta pela cidade de Reggio, uma parte a pé, ainda pensámos em ir até á cidade de Parma, cidade relativamente perto, como fizemos no ano passado, mas já era tarde e estávamos um pouco cansados.

Embora o hotel fosse no centro da cidade, e ficássemos relativamente perto da exposição, a pouco mais de 5 mn de carro. Quando chegamos á exposição, já estava montes de pessoal para entrar, quando entramos já estava uma multidão lá dentro. Nestes eventos convém entrar logo cedo, mas quando o grupo é grande, temos de contar quase sempre com alguns atrasos.
Embora se fale constantemente na crise, e que realmente cá se note bastante, lá dentro não notei que tivesse menos pessoal do que o ano passado.
No sábado assim que saímos da exposição metemo-nos na auto-estrada e fomos jantar a Bolonha. Depois de jantar demos uma volta a pé pela baixa da cidade, o que nos deixou a todos deslumbrados com o movimento de pessoal nas ruas, principalmente de jovens, e com a beleza e elegância das mulheres italianas.

No domingo acordamos um pouco mais tarde, o dia estava bastante chuvoso, e o frio não ajudava nada, chegamos ainda mais tarde do que no sábado á exposição.
Comprei todos os produtos que pensava comprar, assim como uns livros na Alcedo.
Em relação aos canários não me dispensaram nada do que queria, mesmo estando disposto a pagar bem por eles, não é fácil comprar o que queremos, porque por norma não nos dispensam.
Por minha causa o grupo teve de esperar até ás 19.30h, hora que me foi entregue o ultimo dos 3 canários que comprei da exposição.
Para o ano só vou a Reggio Emilia, se comprar lá uma banca para vender os meus canários, de outra forma, não penso lá ir, mas espero poder mandar os meus canários a concorrer.
Depois de sairmos da exposição entramos na auto-estrada em direcção Milão, mas como a chuva teimava em não parar, optamos por jantar mesmo num auto-grill, antes de seguirmos em direcção ao aeroporto de Bergamo.

Sem comentários: