segunda-feira, 4 de julho de 2011

ULTRAPASSADAS MESMO AS MINHAS MELHORES EXPECTATIVAS

Esta mais um fim-de-semana passado, desta vez o tempo dedicado aos canários foi menor, sábado depois do almoço fui até Lisboa buscar a minha filha, e no domingo de manhã chegaram-me familiares de Paris, como tal fui ate ao aeroporto busca-los, e depois fui leva-los ate Salir, como tal só estive de tarde nos canários. Este ano também estou a ficar saturado de tantos canários. Se calhar para o ano quero tirar filhotes e não consigo!!é quase sempre assim.

Ainda ontem passei fêmeas para a voadeira que hoje me puseram ovos em cima da grelha. Chega de filhotes por este ano, alem de ter gasto as minhas 800 anilhas, ainda anilhei mais 50 com anilhas de um amigo meu.
Ultrapassei mesmo as minhas melhores expectativas deste ano...
Nem pensava chegar aos 800, mas entretanto já ultrapassei esse nº, o que são canários demasiados para mim. A comida desaparece num ápice!! Não sobra papa no meu canaril, ate dá gosto vê-los comer!!!ahaha

Não teve tempo bom para a praia neste fim-de-semana, senão tinha lá ido no domingo á tarde. A minha moto queimou a junta da cabeça, como tal agora estou pendurado, tenho de recorrer ao carro!!! a sorte é que como não há escola nesta altura do ano, não há muitas filas de transito. A temperatura baixou nos últimos dias, e o vento voltou!!
Já se vão notando algumas fêmeas com a muda praticamente acabada nas voadeiras.

8 comentários:

Joaquim Baião disse...

Boas amigo Faisca, ehehehe criou bem vai lá vai e se são de boa boca ai ai so em pápa vai lá vai eheheeh abraço e boa sorte com essa passarada toda ehehehe.

Carlos Faisca disse...

Boa tarde amigo Baião

realmente este nao não me posso queixar. Eu ate não gasto assim tanta papa, as sementes e que desaparecem num apice.
Eu não sou muito de dar papas!!!claro que tambem dou, mas prefiro as sementes.

Agora ha que aguardar pela muda, e esperar que a sorte que me tem bafejado nos ultimos anos, não me abandone!!!!

Obrigado e boa sorte tambem para os teus timbrados...

Um abraço

Carlos Faisca

Telmo disse...

boas. realmente foi uma boa media 6 aves por casal. este ano fiz 55 casais tirei 260 aves o que nao foi mau porque quando criamos lutinos, albinos e rubinos o rendimento ja nao e igual, para nao falar dos agatas que em dez casais duas ou tres femeas e que criaram. para o ano vou passar para 75 casais para poder fazer o minimo de 15 casais por raça. um abraço

Carlos Faisca disse...

Bom dia srºTelmo

Sem duvida que a raça que eu crio, a castanha é bastante mais facil de criar do que as suas, como tal a sua media foi bastante melhor do que a minha atendendo as suas raças.

Parece-me que o amigo concorda com a minha teria de fazer menos raças e mais casais por raça.
Quando todos os criadores perceberem isso, vão conseguir ter mais vantagens em termos de exposições e ate de motivação em relação a este hobbie.

Para se ter mais hipoteses de marcar em qualquer exposiçõs acima de tudo temos de ter qualidade nos nossos reprodutores, e depois tirar quantidade suficiente de filhotes para podermos escolher.

Por isso eu sempre aconselhar a começarem no minimo com 3 casais da mesma raça, e de preferencia logo com qualidade.
È preferivel ter 3 bons casais da mesma raça, porque se tudo correr dentro da normalidade vai ter continuação no futuro, do que ter 10 ou 15 casais de raças diferentes ou de menos qualidade.

Quem cria os seus canários com o objectivo de os levar a expor é com a intenção de marcar, e não me venham dizer que vão levar por levar!!temos de ser honestos conoscos proprios, como tal cada vez mais temos de apostar na qualidade das nossas aves, e agora mais ainda com os preços das comidas e de tudo o resto que envolve este hobbie.

Um abraço

Carlos Faisca

Telmo disse...

perfeitamente de acordo, o que serve a um criador ter 5 casais de cada??? nada porque se tudo correr bem tira 25 passaros, metade sao femeas ou seja sobra 12 dessas 12, 3 sao malhados( algumas classes)sobra nove :) quando chegar a altura das exposiçoes ja so la tao 7 e desses sete aproveita-se 3 :) conclusao se queremos mesmo mostrar e participar com orgulho do que criamos temos de optar por as classes que mais gostamos e evolui-las, mas nunca esquecendo e como diz muito bem amigo faisca ou começa-se logo com alguma qualidade possivel ou entao anda-mos a enganar-nos a nos proprios, um abraço

Carlos Faisca disse...

Boa tarde srºTelmo

Mas ter 5 casais de uma raça já não é nada mau!!!agora 1 casal de cada raça, e criar com 5 casais, é que é perca de tempo.

Começar com 5 casais, se tiverem qualidade é um investimento um pouco elevado, mas quem puder penso que 4 machos e 6 femeas será o ideal para quem começa uma raça, mas atendendo aos valores envolvidos, 3 casais penso ser o nº dentro das possibilidades de cada um.
Isto para quem vai começar uma raça.
2 casais de tudo correr bem, tambem da!!!!
Mas se nos morrer um macho, ou fugir, ou por alguma razão não galar, tem de jogar um macho as duas femeas e os filhos, uns são irmão, outros meios irmão, não sendo aconselhavel o seu cruzamento.
Se morrer uma femea, pior a emenda que o soneto, depende da altura em que aconteça, poderemos ter a sorte de algum criador nos dispensar uma.
Alem dos 3 casais se puderem adquirir mais uma femea tanto melhor.

Um abraço

Carlos Faisca

Telmo disse...

bom dia. esta e outra questao na qual cada criador tem a sua opiniao que e a consaguinidade,na minha maneira de ver nos ate podemos acasalar pai com filha ou mae com filho para nao perder as caracteristicas que aqueles passaros teem, ou seja apurar um bocado aqueles valores daquele sangue mas no ano a seguir tem que se juntar essas aves com aves de nenhum grau parentesco para nao aparecer entao defeitos nestas aves, o que me diz? atençao isto e so a minha maneira de ver, um abraço

Carlos Faisca disse...

Bom dia srºTelmo

Não tinha reparado que tinha no seu comentario.

Cada um sabe de si, mas eu nunca faço esse tipo de cruzamentos, ate posso estar errado, mas se o fiz por alguma razão, foi sem querer, por algum engano em registos.

E evidente que monetariamente e bom não ter de comprar, quando precisamos, principalmente quando não encontramaos melhor.

Mas em relaçõa ao cruzamento de pais com filhos, nem com o pastel campeao do mundo eu fiz isso, acasalei-o depois com umas netas e não gostei dos machos, fiquei com algumas filhas, mas era um canario de um nivel superiorm daqueles que embora tire algumas dezenas deles por ano, so sai um daqueles uma vez na vida!!e tao bom que passados 3 anos ainda foi criar para outro continente.

Eu faço assim, e tenho me dado bem, mas cada um sabe de si.

Um abraço

Carlos Faisca