terça-feira, 20 de março de 2012

QUERENÇA FREGUESIA DO CONCELHO DE LOULÉ - ALGARVE


Ambos os meus avós viviam nesta aldeia, embora em sítios diferentes.
Os meus avós do lado da minha mãe, viviam num sitio chamado Pirineu, e os do lado do meu pai, no sitio do Pombal.
Naquela época, estamos a falar no principio dos anos 60, o futuro não passava pelo interior Algarvio, como tal a maioria das pessoas emigrava, principalmente para a França, para onde foram a maioria dos meus tios. O meu pai era mecânico, e arranjou trabalho em Faro, onde eu entretanto nasci, senão tinha nascido em França, ou algures, sabe-se lá onde!!
Querença situa-se num monte que dá o nome à freguesia, que já pode caracterizar-se pela transição entre o Barrocal e a Serra, tão perto e tão longe das praias, apenas a 11 km de Loulé, que é sede do concelho. As casas distribuem-se pela colina, lá no alto está a igreja matriz, do século XVI, com a torre construída no século XVIII depois do terramoto.



A Aldeia é conhecida pela sua destilação do medronho e o chouriço, para além de outras tipicidades. A Festa das Chouriças constitui um dos pontos mais altos das festividades que,se realizam anualmente, no mês de Janeiro (3º. Domingo)


Na freguesia encontramos:
Uma gastronomia típica, preservada pelos restaurantes locais. São pratos típicos de Querença, entre outros, a Galinha Cerejada, o Galo de Cabidela e o Xerém (as papas do milho, tradicional do Algarve).
Xerém com ameijoas

Pão com chourico

Artesãos, trabalhando, principalmente, em palma (empreita), cana (cestaria) e bonecos de tecidos (D. Filipa Faísca); prima da minha mãe.

Licores artesanais, sendo produzidos em mais de 16 variedades.
Mel, com origem na maior variedade de flores da bacia mediterrânica.
Os vales das Mercês e da Benémola, este inserido numa área, em via de classificação de Monumento Natural, anteriormente "área protegida da Fonte da Benémola".
Fonte da Benêmola



Fonte das Merces.

Querença, e agora que estamos em plena época baixa do turismo do Algarve, é uma boa altura para irmos conhecer o outro Algarve.
Querença terá entre 700 e 800 habitantes, consoante as contas da malta dos censos. Sejam quantos forem, as pessoas sabem que antigamente eram bem mais.

Podemos tambem encontar em Querença as Chaminés tipicas algarvias.

Sem comentários: