segunda-feira, 30 de julho de 2012

PRAIA DO FAROL OU ILHA DO FAROL(FARO - ALGARVE)










































A Praia do Farol (“Farol-Mar”) está situada na Ilha da Culatra, concelho de Faro e deve-se o seu nome ao facto de nela estar localizado o farol do Cabo de St.ª. Maria. O acesso à Ilha do Farol faz-se apenas por barco. Existem ligações desde Olhão, durante todo o ano e desde Faro, a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar). Durante este transporte, de aproximadamente 40min, pode-se apreciar a beleza da Ria Formosa bem como a fauna diversificada que habita nesta área protegida. Apesar da sua ocupação urbana e turística, esta praia conta com um extenso areal que, para nascente, se vai tornando gradualmente mais tranquilo. Esta praia conta com um posto de primeiros socorros, um apoio balnear e dois apoios de praia. O serviço de nadadores salvadores encontra-se assegurado em dois postos de praia.


Mais conhecida como Ilha do Farol, é um local povoado de pequenas casinhas de pescadores que lhe dão a sua graça e nos recordam a riqueza do seu mar e da sua ria.Um local único, banhado de um mar azul cristalino e um extenso areal, pode contar não só com águas límpidas, mas também com a observação de uma fauna diversificada, que só a proximidade com a Ria Formosa permite. A beleza da sua paisagem, combina com a vegetação natural que se pode observar em toda a extensão da ilha.


O Farol do Cabo de Santa Maria trata-se de uma torre branca, tronco-cónica, com esqueleto exterior em betão armado, formado por uma malha cónica de pilares e vigas. Farolim e varandim vermelhos.

Sem comentários: