quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

APROXIMA-SE MAIS UMA ÉPOCA DE CRIAÇÕES!!!!

 Sei que tem alguns criadores já com canários nascidos, principalmente aqui no Algarve, onde a temperatura é mais elevada do que na maioria dos canaris dos criadores que estão neste momento a ler o que eu escrevi.

Mas para ser sincero, atendendo á conjuntura do país, este ano nem me apetece acasala-los, além de que sei também o trabalho que me espera, como tal não tenho pressa.
Depois de arrancar já não há volta a dar, mesmo que a vontade não seja muita, há que olhar em frente e dar o melhor de nós próprios.
Quem por norma costuma dar uma vista de olhos no meu blog, sabe que eu sempre digo, que quem começar com este hobbi, dificilmente o irá esquecer. Pode estar até vários anos sem ter canários, pode nem sequer estar em contacto com eles, por diversas razões das vossas vidas, mas o bichinho esta lá, e um dia ele vai revelar-se novamente.

Também porque neste hobbie, há sempre algo para aprender, há sempre pequenos permenores que nos escapam no nosso dia a dia, mas que com o passar do tempo, lhes vamos dando mais atenção, reparando neles com mais interesse e empenho.
Este ano, mais uma vez mudei o meu "esquema"nunca o utilizei, e para ser sincero nem penso nisso.
Vou fazendo algumas mudanças quase todos os anos, e este ano não foi excepção.
Este ano meti os canários com que vou criar, nas gaiolas de criação, antes mesmo de eu ir para o Mundial na Bélgica, para que as fémeas se habituem melhor ás gaiolas de criação.
Depois de vir fiz algumas alterações, embora por enquanto estejam ainda separados por uma chapa, para não se verem, em princípio só no domingo ao fim do dia, irei meter a grelha de separação.

Não só para que eles se possam ver através dela, mas também para eu poder observar as suas reacções, bastante importante antes de os acasalar. Porque se forem bons observadores vão reparar que há casais que se dão demasiado bem, mas que tem um ou outro que já não parece ser bem assim.
Como tal tenho tempo para fazer uma ou outra alteração que eu ache ser necessária, para que quando eu retirar as grelhas, não haja muito reboliço.

Este ano pela 1ªvez, dei a Auto-Vacina, embora não sei o que terá passado menos bem, mas morreram-me 4 fémeas enquanto da-va a vacina. Vou dar a 2ª dose este fim-de-semana, e vamos ver se as coisas correm melhor desta vez, penso que houve alguma falha de minha parte"estamos sempre a aprender"
Também vou dar a vacina contra a varíola, durante a próxima semana, antes de retirar as grelhas, porque faz 6 meses que dei a todos, quando estavam nas voadeiras, mas como o prazo é de 6 meses e não de 1 ano, vou começar a dá-la 2 vezes ao ano.
Neste momento estou a fazer um tratamento preventivo para os fungos, e depois vou dar vitamina E, e nada mais. Penso lá para domingo dia 25 de Fevereiro ao fim do dia, retirar as grelhas e dar inicio a mais uma época de criações.

Espero que este ano as criações vos corram melhor do que o ano passado.
Não tenham pressa, nem entrem em desespero se no inicio as coisas não vos estejam a correr de feição, nem como vocês esperavam.
Como todos vocês já sabem, todos os anos vão aparecer novos problemas, como tal temos de ter sangue frio para conseguir dar a volta a todas as situações que nos apareçam.
Porque será que culpamos sempre os nossos canários das asneiras que nós próprios cometemos.
Há dias um criador ligou-me, muito preocupado, mais propriamente desesperado porque as suas fémeas deixavam morrer os filhotes nos primeiros dias de vida, e que não lhes davam comida.
Meus amigos normalmente quando isto acontece, é porque algo se esta a passar no nosso canaril, mas que a nós nos transcende, mas que eles se apercebem, deixando de dar comida aos seus filhotes, como tal num caso destes, devem de mandar analisar as fezes dos vossos canários, para que o veterenario vos possa ajudar a ultrapassar o problema o mais rápido possível, e com a medicação certa.

Boa Sorte

2 comentários:

rogerio pinto disse...

ola...sou a Rogério e sou iniciante em criação de canários...
Gostaria de saber se me poderá ajudar na identificação da espécie de uma canária...?
http://imageshack.us/photo/my-images/16/dscf0476u.jpg/

Carlos Faisca disse...

Bom dia SrºRogerio

Penso que o amigo devia de meter essa foto num blog para ter varias opiniões sobre a mesma.
Porque dar opiniões sobre fotos nem sempre podem ser as mais correctas, para mim penso que a canaria em questão nem tem raça nem mutação defenida, como tal para mim é um canário pio, ou seja é o fruto de vários cruzamentos feitos a toa.
Poderá na eventualidade adquirir um canário arlequim e meta-la a criar, pode até tirar algum filhote de alguma qualidade, com qualquer outro canário duvido que o consiga.

Um abraço

Carlos Faisca