sexta-feira, 9 de março de 2012

PRIMEIROS OVOS DA EPOCA DE 2012

Hoje começaram a pôr algumas das minhas fêmeas.
Penso ser um pouco cedo ainda para elas começarem já a por ovos, visto que só os acasalei no sábado passado, e ainda nem faz uma semana que estão juntos.
Como tal penso que a maioria destes primeiros ovos, nem devem de estar galados, mas vou ter de esperar alguns dias para tirar as minhas duvidas.
Realmente estranhei bastante, algumas fêmeas terem construído tão rapidamente, e tão bem os seus ninhos este ano.
Isto de esperar mais uma ou duas semanas para os acasalar, enquanto estamos a fazer tratamentos, por vezes nem sempre pode ser a melhor solução.
Como sabem, por vezes não é fácil conseguir aguentar as fêmeas mais 15 dias.
Sim porque este ano a temperatura tem estado mais alta do que o normal, como tal penso que este ano, os acasalei pelo menos com uns 15 dias de atraso, em relação ao que devia ter feito.
Mas como eu entendi por bem, fazer um tratamento preventivo com FUNGIZONE, durante 16 dias, dai o meu atraso no acasalamento este ano.
Só daqui a algum tempo, é que vou saber se fiz bem ou não..........

Tinha 4 ovos nos ninhos e 2 ovos partidos nas grelhas, não sei se foi por falta de luz de manhã cedo, se por ter havido ruído lá fora, devido ao movimento constante do estacionamento de alguns carros junto ao canaril, se por as fêmeas serem novas, ou ainda por não terem a noção exacta do momento que os vão por, e já não terem tempo de chegar ao ninho, porque eles estavam caídos perto deles.
Por vezes também acontece alguns machos no momento andarem a traz delas para as galarem e as pobres coitadas nem terem tempo de os irem meter no respectivo ninho, ou estarem a tentar galar no momento em elas estão a mete-los e sem querer ficam na borda do ninho e rebolam para fora.
Sim porque a prior se elas fizeram o ninho, deviam de lá os ir meter.
Os ovos estão bem encascados, e com um tamanho dentro da normalidade.
Este ano acho que as minhas fêmeas, estão a fazer melhor o ninho do que normalmente o faziam.

Penso que a partir de domingo é que a maioria das fêmeas deve de arrancar, e quanto mais tarde melhor, assim tenho mais garantias dos ovos estarem galados.
Eu retiro os ovos todos os dias por volta das 9h da manhã, e meto-os numa caixa com alpista, com o nº do respectivo casal, normalmente é a ultima coisa que faço antes de ir trabalhar, porque algumas fêmeas só os metem um pouco mais tarde, e mesmo assim por vezes á hora do almoço, ainda encontro mais algum ovo nos ninhos.
É um trabalho que tem de ser feito com calma, e sem stress, para não haver gemada!!!ahaha
Após retirar o ovo do ninho, meto lá um de plástico para que a fêmea não estranhe, por norma meto apenas 2, no máximo 3 ovos de plástico, mesmo que retire 5 ovos, para não encher o ninho, e deixar espaço para caber o ovo delas sem problemas, porque algumas fazem uns ninhos com um espaço bastante reduzido.
Depois quando elas metem o ultimo ovo, que se pode identificar pela sua cor mais clara, retiro todos os de plástico e meto-os todos debaixo, fazendo o registo do dia do inicio e o dia previsto para o nascimento dos filhotes numa placa em imane que fica colocado em cada gaiola.

Sem comentários: