segunda-feira, 21 de junho de 2010

ANILHAS PARA 2011

Mais uma semana passou, aproximando-se o fim de mais um ano de criações.
A temperatura está óptima, é pena uma grande parte dos machos já falharem a galar, uns porque iniciaram a muda, outros como tem ajudado as fêmeas a dar comida aos filhos, e como são muito gulosos, engordaram bastante.
No sábado passei mais alguns filhotes para as voadeiras, assim como alguns machos reprodutores que me falharam os ovos. Cada semana que passa mais canários vão passando para o lado das voadeiras, a garagem vai-se compondo. Tenho machos que já entraram na muda falhando todos os ovos, sendo de momento o meu principal problema, o que é normal para a altura em que estamos.

Já não ia ao clube de Olhão há uns 3 ou 4 meses, fui lá na sexta-feira á noite, cheguei um pouco tarde, porque quis deixar tudo pronto no canaril, eram quase 23h quando lá cheguei.
Fui encomendar as anilhas para 2011, e pagar as minhas quotas deste ano, encomendei menos 200 anilhas do que o ano passado, e talvez para o próximo ano reduza mais umas 100 ou 200, vamos ver como correm as coisas este ano.
Tenho de ter coragem para adoptar uma politica diferente, e reduzir os casais, ou então vou ter de separar os casais assim que chegar á minha conta, mas para isso preciso de encomendar menos anilhas. Não vale a pena andar a criar canários para as lojas, porque esses senhores não tem a noção nem do trabalho, e muito menos da despesa que um criador tem com os seus canários.

A 2ªcriação superou todas as minhas melhores expectativas, conseguindo anilhar 400 canários, o que é obra, embora ainda nem metade destes estejam nas voadeiras, como tal alguns irão ainda morrer até chegarem ás voadeiras.
Espero conseguir reduzir a quantidade de fêmeas no próximo ano, para me aproximar dos casais que tenho feito nos últimos anos, e com os quais consigo dar conta do recado, e ter algum tempo livre para mim. Eu sei que dizer é fácil, fazer é que é mais complicado.
No domingo de manhã fui fazer mais uma caminhada do Ludo até á Quinta do Lago, com a minha Maria, desta vez andei junto a alguns campos de golf, atravessei a ponte de madeira até á praia, mas o tempo estava desagradável, havia algum vento do lado mar, como tal o pessoal na praia até não era muito, á tarde estive a ver o jogo do Brasil.

2 comentários:

Francisco Rey disse...

Boas Noite!!

Que bom a temperatura estar mais amena e por isso a sua 2ª Criação tenha corrido sem problemas, 400 anilhados é realmente impressionante, parabéns. Não vejo a hora de ter um casal nascido e criado por si. ;P

Em Agosto vou sempre a essa praia da Quinta do Lago para fugir à confusão que a ilha de Faro se torna no Verão, nunca mais solucionam o problema dos acessos! A minha última "pancada" é remar de Kaiaque do lado da Ria, desfruta-se da paisagem e ao mesmo tempo faz-se algum desporto. :P

Um grande Abraço

Carlos Faisca disse...

Bom dia Francisco

Realmente a 2ªcriação foi excelente, agora vamos ver se a qualidade dos canários depois de mudados também acompanham as expectativas, para já parecem-me bastante bons.
O amigo sabe como é!
um criador nunca vai dizer que os seus canários não tem qualidade.
Eles tem é de marcar nos grandes palcos para merecerem esses elogios.

A paisagem é espectacular, não é á toa que é das melhores zonas da Europa para se viver.
Enquanto garoto e ate os meus 25 anos tive uma casa na Praia de Faro, entretanto a minha mãe faleceu e eu optei por vender a casa depois de casar(bastante arrependido estou)é que o mar estava quase em cima da duna. Pensei que seria melhor vende-la antes que ela desaparece-se.
Mas já lá vão mais de 20 anos, e desde que eles fizeram um paredão em pedras que entretanto encheu de areia, o mar ficou mais longe.
Como fica perto da ponte, um pouco para a dta, do lado da costa, quando lá vou, passo sempre lá perto para matar saudades,e recordar os bons momentos que lá passei.
Tinha eu 12 anos quando eu e o meu pai fomos preparando a base para depois dar lugar a um pré-fabricado de pinho,mandado vir da zona de Coimbra,por dentro envernizada, notando-se os nós da madeira dando um aspecto rustico.
Por fora pintada com tinta de areia, as cores ainda são as mesmas.O problema era a manutenção, todos os anos tinhamos de a pintar do lado do mar, e de 2 em 2 anos aquelas janelas de madeira em laminas brancas, que tinham de ser lixadas antes de pintar.
Eram 4 ou 5 fins-de-semana até estar pronta para as férias.

Eu nessa altura também dava umas voltas de Kaiaque pela ria, mais tarde depois de bastantes quedas,lá aprendi a fazer windsurf, tambem fazia ski com os amigos, eu nem tinha nada meu, nem precisava, porque tinha sempre material que fica guardado junto á minha casa, de amigos que lá deixavam ficar guardado, como tal de vez em quando lá ia eu dar umas voltas.é melhor nem me lembrar....

Um abraço
Carlos Faisca