terça-feira, 8 de junho de 2010

HUMIDADE E A CHUVA ESTÃO DE VOLTA

Não tenho dito nada, porque durante o dia não tenho tido tempo para nada.
Há noite depois de jantar tenho saído para espairecer, tenho quase 3 meses de criações com muito trabalho, e quando as coisas não correm como nós queremos, a nossa motivação baixa bastante, tornando as coisas mais difíceis.

Tudo correu bem até há 3 ou 4 dias atrás, altura critica, filhotes com 24 a 28 dias, que ainda não comem, e que este ano algumas fêmeas, mesmo com o macho na gaiola, com os dois ninhos, material para construírem o novo ninho, sem eu perceber por que razão de um momento para o outro deixam de dar comida aos seus filhos, mesmo quando eu retiro o ninho todo o dia e só o volto a colocar ao fim do dia para lá meterem o respectivo ovo. Quando os machos dão comida o problema em principio fica resolvido, mas quando eles não estão para aí virados, lá se vão os filhotes passados pouco tempo, e este ano nos phaeos tem sido demasiadas vezes.
Quando queremos mais tirar filhotes de uma raça, mais nos morrem, é sempre assim.

Hoje de manhã cheguei ao canaril ás 7.10h da manhã, o dia estava escuro e chovia bem, como tal tive de ligar as luzes. A temperatura marcava 24º, e a humidade 74%, o que é demasiado para a época em que estamos, sendo prejudicial para as criações. Fui logo a casa buscar um dos meus desumidificadores que já estavam limpos guardados e na caixa onde os comprei á espera que chegasse novamente o inverno para trabalharem. Passados pouco mais de 20mn,já se notava a agua no recipiente, mas a humidade não baixava mais dos 68%, também porque o ar que entra da rua de 15 em 15mn, não me deixa estabilizar a humidade, como tal optei por ir buscar o outro e coloca-lo noutra ponta do canaril.
Cheguei aos 500 anilhados.

2 comentários:

Francisco Rey disse...

Boa Noite!!

Esta variação de temperatura está a por à prova todos estes seus anos de experiência!
Sabe que estou a torcer por si, um pouco por egoísmo, pois estou ansioso por esse casal de castanho amarelo mosaico e quero que corra tudo bem. :P

Não alimenta os filhotes abandonados pela fêmea por não chegar a todos. Ou mesmo quando tinha "poucos" nunca o fez? Pode-me dizer porquê?

Já fez praia este ano? Eu ainda só consegui ir 3 vezes :(

Um grande abraço

Carlos Faisca disse...

Boa noite Francisco

Este ano ainda não fiz praia não,mas já lá estive várias vezes,ainda uma noite desta semana dei um pulo á praia de Faro, mas estava desagradavel.De vez em quando vou ate ao Ludo e Quinta do Lago fazer uma caminhada com a minha maria junto á ria e aos campos de golf.Logo tiro umas fotos e meto no blog.Hoje fui ver o desfile militar do dia de Portugal.
Não alimento nenhum á mão,quer seja pequeno ou grande,troco apenas de ninho,(desta parte já estou vacinado)porque mesmo eu alimentando normalmente morrem na mesma. Assim é tipo uma selecção natural.Claro que morrem mais.
Morrem uns,nascem outros, e no fim só contam os vivos.(é a lei da vida meu amigo)
Um abraço
Crlos Faisca