terça-feira, 15 de junho de 2010

SÓ METO OS MACHOS QUE ME DÃO GARANTIAS

Passou mais um fim-de-semana,e neste aproveitei para dormir umas folgas e tentar meter os meus sonos em dia. No domingo de manhã fui fazer uma caminhada com minha Maria, na zona da Quinta do Lago, e desta vez até levei a maquina fotográfica, como puderam ver nas fotos que meti, também para esquecer um pouco os canários.
Estava tudo a correr bastante bem,tendo em conta o que se passou na 1ªcriação, é evidente que há sempre algumas excepções, mas isso são casos pontuais que já nem ligo,como aconteceu ontem que joguei 2 canários com 5 ou 6 dias para o lixo porque não se desenvolveram em relação aos outros.
Ontem também tinha um macho castanho pastel de 2008, morto na grelha, estava com 3 filhotes em metade duma gaiola separada, por uma baia, da fêmea que esta a chocar do lado contrario,e ate fui observar os ovos, e não é que estão os 5 galados. Estive a observar o macho, e não lhe detectei nada relacionado com a sua morte, nem mancha de fígado, nem excesso de gordura, nem me tinha dado sinais de algum problema.
São estes que me deixam imensa pena, dava comida aos filhos, poucos ovos falhou, e ainda ajudava a fêmea a chocar os ovos. É verdade que tiver castanhos pasteis meus, pode ter a sorte de ter em casa um macho castanho pastel que choca os ovos, quando a fêmea sai para comer.
Como já ultrapassei os 500 filhotes,e as criações estão na recta final, agora estou mais preocupado em conseguir tirar apenas filhotes que me façam falta, como é o caso de alguns portadores, para poder melhorar o genotipo de algumas das minhas raças.
Agora só estou meter á criação aqueles machos que não falharam, e dos que eu mais gosto para tentar tirar algum filho com as suas caracteristicas.

Na quarta-feira á noite, dia 9 de Junho, por volta das 23.15h, no final do jantar do SrºPresidente da Republica e comitiva,que se efectuou numa quinta não muito longe de minha casa, houve fogos de artificio durante praticamente 15mn, fazendo bastante ruído.
E no sábado á tarde o meu amigo Reinaldo esteve a fazer furos na garagem ao lado da minha das criações. Não sei se devido aos foguetes, se aos furos de berbequim na parede ao lado, o certo é que alguns filhotes de vários ninhos,que estavam para nascer dia 13 e 14 não nasceram, agora tenho outros para nascerem dia 16 e dia 19, espero que estes não estejam afectados. Até pode ter sido outro factor que esteja na origem deste problema, mas eu inclino-me mais para o berbequim, porque na altura eu estava a dormir a folga, e já nem consegui dormir mais, devido ao tremor das paredes. Mas até posso estar enganado.

8 comentários:

Joaquim Baião disse...

Olá amigo Faisca.

O amigo é um lutador mesmo com os problemas que teve já passou os 500 canarios ehehhe é ombra.

A respeito dessa morte tambem me aconteceu o mesmo com uma femia e um macho logo no pricipio da criação morreram duma hora para a outra mas depois não aconteceu mais nada de anormal tambem sem sinais nenhuns viziveis vai a gente compreender isto eheheh.

Um resto de boas criações

Joaquim Baião

Carlos Faisca disse...

Bom dia amigo Baião

É verdade, e eu que pensei separar tudo assim que as coisas se complicaram, embora eu tambem tenha sido o maior culpado de tanta complicação, porque criar com 80 casais não é o mesmo que criar com 150, mas com um pouco de sorte ainda chego aos 600.

Salvo erro morreram-me 2 femeas e dois machos durante toda a criação,
Para quem fez 150 casais é normal.
Mas eu matei 2 femeas, que me depenaram os filhotes todos, a essas eu não perdoo,(é a unica coisa que eu não admito aos canarios, é matarem os filhotes devido á loucura de lhes arrancarem as penas) mais ainda quando tem material com fartura para fazerem um novo ninho.

Um abraço

Carlos Faisca

Nuno Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Carvalho disse...

Olá amigo Faísca ..

Eu dos 5 machos que tenho, 2 chocam os ovos várias vezes, e todos alimentam as crias sozinhos.. Neste momento tenho um macho a criar sozinho á 8 dias 4 crias..

As fêmeas é que estão a dar cabo do juízo, depenao-me as crias todas, mas já detectei o problema..

Abraço,
Nuno Carvalho

Anónimo disse...

senhor faisca boa tarde eu gostava de saber quanto custa os castanho pastel vermelho mosaico e os phaes vermelho mosaico obrigado

Carlos Faisca disse...

Boa tarde amigo Nuno

Não tenho vindo ao blog, por isso só agora ver o seu comentario.
Uma coisa é certa, tudo tenho feito para melhorar.
Tenho a preocupação de ficar com filhotes de casais que alimentem bem os seus filhos.

Femeas que arrancam as penas aos filhotes!!!!Este ano tive duas, uma opala amarela e uma pastel, azar o delas.
Não admito que uma femea tenha dois ninhos e montes de material á sua disposição, e depois vá depenar os filhos completamente, provocando-lhe por vezes a sua morte, com a ganancia de arrancar penas para o novo ninho, tal é a sua ansia de construir novamente o ninho.
Um abraço
Carlos Faisca

Carlos Faisca disse...

Boa tarde Srº Ruben

Aqui não vou mencionar o preço dos meus canários, tem de ser particularmente(mande-me um mail), embora tenha já algumas encomendas para este ano, cerca de 25 casais, ainda não me comprometi em relação ao preço. Tudo depende da quantidade e qualidade dos canários tirados, e por enquanto ainda é um pouco cedo para lhe falar de preços,mas lá para fins de Agosto já sei quanto vou pedir.
Um abraço
Carlos Faisca

Carlos Faisca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.