sexta-feira, 30 de julho de 2010

FOTOS DAS 4 RAÇAS C/MOSAICO(CLASSICOS)

As fotos que podem ver, foram retiradas de blogs e da net.
Aqui ficam então os chamados de clássicos.
São com estas raças que nós podemos fazer os respectivos portadores.
Depois com tempo vou também meter fotos da mutação pastel, opala, satiné, e talvez outras nestas 4 raças melânicas:

ISABEL e ÁGATA são os não oxidados ou diluídos, sendo compatível trabalhar entre si.

CASTANHOS e os NEGROS são os oxidados, sendo compatível trabalhar entre ambos.

FOTOS DE FEMEAS ISABEL AMARELO MOSAICO


FOTOS MACHOS ISABEL AMARELO MOSAICO


FOTO FEMEA ISABEL VERMELHO MOSAICO


FOTOS MACHOS ISABEL VERMELHO MOSAICO


quarta-feira, 28 de julho de 2010

FOTOS MACHOS NEGRO VERMELHO MOSAICO




FOTOS FEMEAS NEGRO VERMELHO MOSAICO



FOTOS MACHOS NEGRO AMARELO MOSAICO


FOTOS DE FEMEAS NEGRO AMARELO MOSAICO



FOTOS FEMEAS CASTANHO AMARELO MOSAICO


FOTOS MACHOS CASTANHO AMARELO MOSAICO


FOTOS DE FEMEAS CASTANHO VERMELHO MOSAICO


FOTOS DE MACHOS CASTANHOS VERMELHO MOSAICO


segunda-feira, 26 de julho de 2010

AVENTURA NA ESTRADA





Passou mais um fim-de-semana em que perdi pouco tempo com os meus canários.Era para ter limpo as minhas voadeiras,mas não tive para ai virado, pouca vontade com este calor. Dei-lhe papa 2 vezes por dia, meti-lhe agua limpa, alpista e troquei a agua das banheiras, o que já não foi pouco.
Tem estado muito calor, e com a praia aqui tão perto quem é que consegue resistir a dar um pulo á praia, para tomar uma banhoca.

Na sexta-feira á tarde, depois de sair da EDP, fui ate Alcoitão buscar a minha filha.
No regresso saí já um pouco tarde, mas mesmo assim ainda apanhei algumas filas quando sai da A5 em direcção á ponte 25 de Abril, mesmo sendo perto das 23h, havia bastante movimento na auto-estrada em direcção ao Algarve.
Como de costume fiz a auto-estrada só ate Grândola, e depois saí para a Nacional ate apanhar a via do Infante, em Grândola o meu carro entrou na reserva, mas por teimosia minha, não quis fazer 1 km para trás para atestar na bomba da BP de Grândola que esta aberta 24 h, a pensar que iria apanhar a bomba da Mimosa ou a outra logo a seguir aberta, como tem acontecido, só que desta vez já passava da meia noite, como tal estavam fechadas.
Assim que vi o caso a complicar-se,reduzi a velocidade para uma media de 80 km/h em 5ª, quando subia,nem dava para meter a 6ª a esta velocidade, assim que começava a descer, metia-o em ponto morto, embora nas descidas o carro embala-se bastante, passando mesmo dos 100 Km/h, na esperança de conseguir chegar a Albufeira, onde tinha bombas abertas 24horas, mas entretanto já no Algarve, por sorte quando já não estava á espera, apanhei uma bomba da GALP aberta já passava da 1h da manhã, que me safou a situação. Depois foi prego na chapa até casa, onde cheguei já passava das 2h da manhã.

No sábado de manhã estive na garagem, mas á tarde depois do almoço, estive a descansar um pouco, porque de manhã tinha acordado bem cedo para tratar dos canários, mais para o fim da tarde tive as primeiras visitas da época.

A minha prima Dina e o Celestino vieram jantar connosco.
Tinhamos ameijoas e ostras fresquinhas que o meu sogro que vive na Ilha da Culatra apanhou no viveiro, depois fomos dar uma volta desta vez até Olhão e Fuseta.
Já tinhamos combinado que Domingo de manhã por volta das 10.30h nos encontravamos todos na praia, e assim foi, embora os dorminhocos chegassem um pouco mais tarde.

Embora me deite sempre á sombra, descuidei-me um pouco ao sol quando fiz uma caminhada pela praia á hora do almoço, mesmo eu que sou moreno, fiquei logo um pouco avermelhado nas costas. Os meus miudos ficaram na praia com os primos, mas eu tive de voltar a casa para tratar dos canários. Dei-lhe a papa mais tarde do que o normal, só por volta das 3.30h, já depois de ter almoçado. Ainda deu para dormir uma folga ate ao jantar, que já tinhamos combinado com a familia, depois fomos ate á Praia de Faro dar uma volta.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ALGUMAS FEMEAS TEIMAM EM CONTINUAR A CRIAR

Ainda não separei todas as fêmeas para as voadeiras porque algumas delas teimam em continuar a criar, mesmo com o calor que está.
Algumas das minhas fêmeas opalas, tanto amarelas como vermelhas estão a fazer-me passar. Eu queria ver se nos fins de Julho tinha as fêmeas todas nas voadeiras, porque os machos já lá estavam.
Sim, porque ainda tive de trazer alguns de volta para ver se consigo enganar aquelas que me estão a arrancar as penas dos filhotes c/23 a 26 dias, e que ainda não comem sozinhos.
Estão com a pica toda para mais uma criação, mesmo com a temperatura elevada como está, para elas parece não fazer a minima diferença.
Eu é que já estou a ficar saturado, e preciso de descanso, quero reduzir um pouco o meu trabalho, este ano tem sido demasiado, mas para que isso aconteça, preciso de os passar a todos para as voadeiras.

Tive de meter alguns machos nas gaiolas, mesmo sabendo que a maioria deles já não gala, só para elas meterem os ovos no ninho, e deixarem os filhotes sossegados, e eles entretanto darem comida aos filhotes durante mais uma semana até os filhotes aprenderem a comer sozinhos, o que por vezes não é como nós queremos, acabando por morrer um ou outro filhote, porque os machos só se preocupam em galar ou assediar a fêmea, não ligando aos filhotes.

Tenho outras fêmeas que nem tocam nas penas dos filhotes, limitando-se a meterem os ovos na grelha, eu a essas já lhes retirei o ninho, e nem lhe meti mais material, porque reparei que não havia necessidade. Normalmente todos os dias ao fim da tarde, lá vão mais umas quantas fêmeas, e filhotes para os voadores.

Quem esta a começar este hobbie, por vezes quer saber, ou faz perguntas que mesmo quem cria há bastante tempo não pode responder concretamente, porque cada caso é um caso, não há procedimentos iguais nos nossos canários, cada vez me convence mais que quanto mais crio, menos compreendo certas atitudes dos meus canários.
Eu sei que sou um pouco culpado da situação devido ao excesso de luz, estou a cortar 10 mn por dia desde sexta-feira passada.
Na comida já cortei com vitaminas e proteínas há praticamente um mês na criação, e já não dou vitamina E na água há uns 2 meses, porque entretanto se acabou.
A luz acende ás 17h da tarde, porque tenho luz natural no canaril,hoje apaga ás 21.30h, uma hora menos do que o habitual, o que ainda é pouco,daqui a uma semana, ou no fim do mês, se tudo correr como penso já nem devo de precisar de luz ligada no canaril da criação. Vamos ver como é que vai evoluir a situação.

Os machos entraram na muda mais cedo do que as fêmeas, mas não os podia deixar ficar na gaiola para darem comida aos filhotes, principalmente os de factor, para os poder pintar convenientemente, mesmo assim alguns deles, já passaram um pouco tarde para as voadeiras, dando origem a que principalmente a mascara não pinte convenientemente.
Mesmo metendo um ninho ao lado, material no suporte algumas das fêmeas estão com tanto cio, que vão arrancar penas aos filhotes, principalmente os rabos.

Há uns dias tinha uma fêmea castanho opala amarelo mosaico, que me tirou do sério, deixou-me completamente sem argumentos, tanto foi que eu passei-me. Estava a criar lindamente os seus 4 filhotes, ate que me apercebo de penas no chão, vi logo donde vinham, meti-lhe logo 2 ninhos, sim 2, porque assim que meti um ninho, 2 filhotes ocuparam-no logo.
Meti bastante material, mas mesmo assim lá ia ela continuando a arrancar as penas aos filhotes, meti-os através da separação de grade,mas não passava cartão aos filhotes, pior a emenda do que o soneto.
As outras fêmeas não mos iam aceitar quase de certeza, tomara eu que elas criem os delas, e também já não são muitas, os machos que por norma são a salvação estão já nas voadeiras.
Pensei arranco-lhe algumas penas para lhe cortar um pouco o cio, pode ser que deixe os filhos sossegados, assim fiz arranquei-lhe o rabo. No dia seguinte um dos filhotes estava morto, ai é , continuas a arrancar penas mesmo com material, arranquei-lhe as penas das asas, todas.

No dia seguinte mais um filhote morto, já só estavam 2, passei-me completamente e fiz-lhe exactamente o mesmo que ela estava a fazer aos filhotes, depeneia toda, só ficou com penas no pescoço e cabeça. Pensam que ela se incomodou, nem pensem!!!
Continuou a dar comida mais 2 dias aos filhotes, não lhes arrancou mais nenhuma pena, o tempo suficiente para eles começarem comer, agora esta sozinha, cheia de vida não para na gaiola, capaz de levar com o macho mesmo toda depenada,(as penas do corpo já vão rompendo)agora vai ter de ficar ate ao fim de Agosto numa gaiola antes de ir para a voadeira.Se não visse não acreditava. Os filhotes já comem sozinhos e estão salvos, foi pena não a ter despido 2 dias antes.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CANÁRIOS MOTOS E PRAIA




Este fim-de-semana foi dedicado ás motos e á praia.
Os meus canários ficaram para 2ºplano.
Na sexta-feira á noite depois de jantar, meti-me na minha moto com o Celestino e lá fomos nós até á 29ªConcentração no Pontal. Tinha 2 convites para sexta e sábado, como tal fui aproveita-los. Sexta á noite esteve um pouco calma em relação a anos anteriores, embora aquela hora estivessem a chegar bastantes motards, principalmente portugueses e espanhóis, como tal aproveitei para tirar umas fotos ás motas e a alguns stand. A organização esta de parabéns, tudo muito bem organizado, melhorando de ano para ano.
Quem gosta de motas, e mesmo quem não gosta, vale a pena visitar esta concentração em Faro, nunca visitei mais nenhuma, e sou suspeito para falar, mas falando com quem tem por habito andar nestas andanças, diz que esta é a melhor que costuma visitar.

O evento é montado entre o aeroporto e a praia de Faro, numa grande zona de pinheiros que dá pelo nome de Pontal, penso que só lá indo para ficarem com uma ideia da dimensão e do "profissionalismo" desta concentração, praticamente feita com voluntários. Tudo bem organizado, desde várias ambulâncias paradas, a bombeiros prontos a entrar em acção a qualquer momento, até um hospital foi montado para que nada falte, casas de banho não faltam, e entre milhares de motards e de visitantes, não vi um único problema.
Estive a ver os blusões á venda nos stand, gostei de 2 deles, que depois acabei por comprar um deles no sábado á noite, já entretanto com algum desconto.

Saímos da concentração já passava da 1h da manhã, mas em direcção á Praia de Faro, para ver o ambiente, mas este ano a policia cortou a avenida poente a meio, e para que não bastasse colocou N de lombas para que o pessoal não pudesse fazer algumas "brincadeiras" com as motas. Até eu meus amigos, gosto de ver a habilidade de alguns, e as loucuras de outros, e ao fim ao cabo uma vez por ano não faz mal a ninguém, e quem gosta de motos não fica indiferente a estes excessos. Mas este ano a coisa esteve muito morna, para não dizer mesmo fria em relação aos outros anos, por culpa da policia. Pouco passava das 2h quando cheguei a casa, mais cedo do que pensava porque o ambiente não tinha nada a ver com os outros anos.

No sábado depois do almoço e de tratar da passara fui até á praia de Quarteira, com a minha maria ter com a Dina e o Celestino,(a minha filha esta em Lisboa a terminar exames, e o meu filho está na colonia da EDP, no Castelo do Bode) ficamos na praia ate ao pôr-do-sol, acabamos por jantar num restaurante á beira da praia. Voltamos a minha casa para pegar na moto e ir novamente para a concentração, acabando por lá chegar já passava da meia noite, a diferença era imensa em relação á noite anterior, o ambiente estava espectacular, e o pessoal era tanto que não podíamos nos separar muito senão perdiamo-nos de vista. Não podia chegar muito tarde a casa, porque no domingo de manhã tinha de tratar da passarada e assistir ao desfile que passa por volta das 10.30h da manhã na avenida paralela onde vivo.

Acabado o desfile lá fomos para a praia novamente, regressei para tratar dos canários eram praticamente 14.30h, quando subi para almoçar eram quase 4h da tarde, mas como era domingo não havia problema, embora houvesse quem não tivesse ficado muito contente com a hora que fui almoçar. A tarde de domingo foi dedicada á passarada, e acreditem que trabalho não me faltou. Logo coloco algumas fotos do evento.