segunda-feira, 18 de abril de 2011

CADA DIA QUE PASSA AUMENTA O MEU TRABALHO!!!

Boas tardes.

Pois é!!! já comecei a escrever 2 ou 3 vezes, mas depois apaguei tudo, e não mandei para a net. Mas como tenho recebido alguns mail a perguntarem porque deixei de escrever. então cá vai.
Passou mais um fim-de-semana, e o meu trabalho aumenta de dia para dia.
Querem que comece a falar das coisas boas!!ou das menos boas...sim porque más penso que ninguém deve ter, nem podemos pensar assim, senão desisitiamos facilmente.
Penso que ninguém vai desistir, porque se isto fosse só coisas boas, até perdia o interesse, e desenganem-se quem pensa que no ano seguinte não vai ter problemas, porque todos os anos, surgem situações diferentes.

Vamos começar pelas menos boas. O piolho voltou!!!AhAhAh, são uns tipos muito porreiros!!! gosto tanto deles, que até já estava com saudades.... e logo agora que as coisas pareciam encaminhar. Mas é como vos digo, aparecem sempre situações diferentes todos os anos.
No outro dia, tive a fazer umas experiências com um produto.
Tinha dois canários num ninho com uns 10 dias, carregados de piolho vermelho(impressionaste, como é possível) encharquei um deles, porque o outro já estava quase morto, para tentar salva-lo, e não é que os piolhos que me saltavam para a mão não morriam, era como se nada fosse, ate poderiam morrer depois, mas o certo é que a maioria se manteve no canário, estranho muito estranho.

Como já não tinha FRONTLINE, e como afinal o produto não tira a gala, mandei a minha mulher comprar mais um frasco, e apliquei no mesmo canário, resultado os piolhos saíram automaticamente do canário vindo morrer na mão e em cima do carrinho branco, para eu os ver bem, outros morriam logo de seguida no próprio animal. Que praga maldita, e quando aumenta a temperatura, parece que se desenvolvem mais rapidamente.

Penso que só conseguirei elimina-los no verão, quando passar todos os meus canários para as voadeiras, e depois de lavar e guardar na minha casa, bebedouros, comedouros poleiros, ninhos, e todos os outros acessórios que utilizo.
Lavo os viveiros, e compro uns 2 produtos diferentes, bem fortes e aplico umas 2 ou 3vezes cada um com a garagem fechada, e com o mínimo de coisas dentro possível, esperando que no próximo ano não tenha por cá a sua visita, o que não vai ser nada fácil.

A maioria dos meus canários, esta com 1 mês de vida, que são os canários que nasceram na 1ªcriação.
Cada criador tem a sua maneira de fazer o desmame, penso que também temos de ter em conta as nossas possibilidades em termos de gaiolas, e eu não fujo á regra.
Eu este ano utilizei a maioria do meus casais certos, e penso que é assim que as coisas devem de funcionar, não quer dizer que não tente tirar partido de 3 ou 4 machos, que eu penso serem aqueles que há partida me dão mais garantias.

Eu quando os filhotes tem uns 12 a 14 dias, ou quando observo que a fêmea quer novamente construir novo ninho, ou esta a ficar com cio, nota-se pelas suas reacções, meto um ninho igual do lado contrario da gaiola com a respectiva forra, e meto algum, embora pouco material para elas não desperdiçarem, só enchendo o suporte quando elas estão mesmo interessadas a construi-lo, depois vou tirando todas as manhãs os ovos para uma caixa, e só depois de os meterem todos, por vezes ate aguardo mais 1 ou 2 dias, dependendo do tamanho dos filhotes.
Quando meto os ovos no ninho, e a fêmea agarra no choco, separo a gaiola com uma grelha, com 2 poleiros de cada lado(também para que os filhotes não vão cagar ou partir algum ovo),os filhotes ficam do outro lado, juntos com o macho(pai), se este não lhes fizer mal, e ate os alimentar, senão fica do lado da fêmea.
Só passam para os voadores normalmente quando nascem os canários da 2ªcriação, quando tem perto de 40 dias, mais dia menos dia, assim já vão mais taludos, e a comer bem sementes. Acabo hoje o tratamento de 21 dias com o FUNGIZONE, e em breve irei fazer outro com o ESB 3, para a Cocidiose, e depois tenho que gastar os frascos da vitamina E, que comprei, porque para o ano perdem a validade.....

Posso vos dizer que embora tenham morrido alguns filhotes, tenho 300 canários, praticamente todos a comer, e que tenho bom material, embora eu seja suspeito para falar sobre o assunto. Depois da muda logo se vê se tenho, ou não razão.
Nesta criação, o que tirei mais foram castanhos pasteis, não contei, mas devo ter uns 80.

6 comentários:

Antonio Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio Costa disse...

boas amigo carlos graças a DEUS este ano ainda nao tive a visita dos piolhos.
mas em compensaçao /////////////
bem é melhor nao falar nisso um forte abraço e continuaçao de boas criaçaoe


http://avesdocostaacores.blogspot.com/

Carlos Faisca disse...

Bom dia amigo Antonio

Tambem tenho tido algumas contrariedades, mas isso eu ja sei que sempre vou ter, assim como todos nós temos. Já é fa praxe.

Em principio este ano no inicio de setembro, vou ate aos Açores passear com a familia.
Espero que as suas criações corram bem.

Um abraço

Carlos Faisca

moranguito_Edu disse...

Boa tarde,
Olá Sr Faísca, pois é esses bichinhos são super insistentes e persistentes, eu graças adeus não vi ainda nenhum por aqui, apesar de ter deixado de dar o Insectornis, não por vontade própria, mas porque mudaram a composição e esta não permite lavar as aves, antigamente burrifava gaiolas e aves de 15/15 dias.
Tenho um ou outro casal com uma ou outra cria que não se desenvolve, mas até agora nada de preocupante, já o ano passado me aconteceu.Mas como você diz e muito bem, se isto tudo corre-se bem perdia a piada toda.
Espero que tudo corra pelo melhor e que tire muitos campeões!
Boas criações

Um abraço

Eduardo Garcia

Antonio Costa disse...

boas amigo carlos terei muito gosto em levar lhe voçe e sua familia a uma visita guiada a esta maravilhosa ilha de sao miguel um forte abraço

http://avesdocostaacores.blogspot.c

Carlos Faisca disse...

Boa noite Edu

Esses bichinhos são tramados, sim!!
Claro que nunca corre como nos pensamos, ou idealizamos, mas tambem se corre-se perdia um pouco do interesse!!
Campeões!!!pois. se tirar 1 já fico bastante contente,foi sinal que o meu trabalho e dedicação não foi em vão.

Amigo Antonio agradeço a sua amabilidade, mas não quero fazer perder o seu tempo, eu depois desenrasco-me. mas podemos beber uma cerveja, ou jantar um dia juntos, a minha familia orienta-se para falarmos um pouco sobre este hobbie.

um abraço

Carlos Faisca