terça-feira, 5 de abril de 2011

ACABARAM OS NASCIMENTOS DA 1ºCRIAÇÃO

Passou mais um fim-de-semana, e o trabalho não pára.
Continuo a trocar todos os dias os bebedouros com FUNGIZONE, tenho 145 viveiros, mais algumas fêmeas que estão de reserva, tenho de lavar todos os dias mais de 150 bebedouros.
Depois também troco todas as vasilhas de papa 3 vezes por dia, sempre que dou germinado, claro que se a minha mulher não me ajuda-se, e não tivesse quantidade suficiente de bebedouros e comedouros, não tinha tempo para tudo isto.
O piolho voltou, e eu voltei a dar FRONTLINE em todos os canários reprodutores, assim como em todos os filhotes, e comprei ECTOSPRAY da VERSELAGA para dar nas gaiolas, ninhos e ate retirei as gaiolas dos suporte e dei nas paredes, embora também possa dar directamente nos canários, mas por enquanto não os quis encharcar.
Nem podia dar algo mais forte, nas paredes que me afectasse os canários, senão a emenda era pior do que o soneto.......
Há 2 ou 3 dias que os piolhos não dão sinal de vida, mas eu ando sempre á coca de alguma pista, armado em detective, não podemos facilitar estes pestinhas.......
Um dia agarrei num filhote de 20 dias, já fora do ninho para lhe limpar a anilha, que estava suja, e os piolhos saltaram-me logo para a mão.
Dei bastantes gotas de FRONTLINE para tentar travar estas criaturas, embora haja criadores que dizem que tira a gala. Foi a 1ªvez que utilizei este produto, como tal não sei se tira, ou se não, mas o IVOMEC também diziam que tirava, e não tive problemas.

Daqui a alguns dias logo vos digo se tira ou não!!! se tirar paciência, tenho a criação acabada por este ano, eu é que não as posso galar...AHAHAHAHAHA

Ate já me estava a admirar da situação ter melhorado assim tão rapidamente, e ate já estava a perder a pica!!! sim porque cheguei rapidamente aos 300 anilhados, embora tenha perdido muitos filhotes pequenos de inicio, mais 13 caídos nas grelhas gelados(principalmente depois de os anilhar), sim porque são tantas gaiolas, que passa sempre uma que não reparo. A 1ªcriação esta terminada, agora esta na fase das fêmeas que estão com os filhotes, de iniciarem nova postura.

Pois, mas agora estou na fase de os jogar para o lixo. Sim jogar para o lixo!!! e já joguei bastantes, alguns filhotes embora não tenham morrido, não se desenvolveram convenientemente, como eu não os quero para mim, penso que o melhor é elimina-los.
Se me custa joga-los fora!!!! muito mesmo, mas tem de ser, temos de ter coragem suficiente para aguentar tudo isto, faz parte deste hobbie, e normalmente são sempre os melhores, ou aqueles que mais gostamos, como tal já nem quero olhar para os filhotes, para não dar olhado.
Como tal o problema não era das fêmeas não darem comida aos filhotes, mas sim porque alguns filhotes nasciam com problemas. Penso que muito boa gente também esta a ter problemas este ano, embora possam não ser os mesmos.
Cada ano aparecem novas situações, novos problemas, que nós temos de saber enfrenta-los, tentando minimiza-los dando a volta á situação.
Mesmo tendo este trabalho todo, saindo do canaril ás 11h da noite, para deixar tudo pronto para o próximo dia.(entretanto janto por volta das 9h)cada vez gosto mais deste hobbie. BOA SORTE para as vossas criações, e não desistam, porque as contas só se fazem no fim..........

7 comentários:

Unknown disse...

Sempre a aprender com este verdadeiro Campeão!!

tiago carvalho disse...

amigo tenho um casal de canarios brancos que tem dois filhotes ja cobertos so que nao se desnvolveram ficaram anoes
podia me ajudar c om esta situacao ou explicar-me o que se passou agradeco resposta para tmpc.resende@sapo.pt obrigado.

Carlos Faisca disse...

Bom dia Tiago

Não sou veterenario,mas penso que tem tudo a ver com a preventriculite. São esses canarios que eu vos falei que tinha de os eliminar, com imensa pena minha,(a sorte é que são poucos)não posso ficar com eles. Há primeira vista parecem não ter problemas, mas não quer dizer que o seu caso seja o mesmo. Não lhe posso ajudar muito mais, porque duvidas!!eu tambem tenho.

Um abraço

Carlos Faisca

Eduardo_canarios disse...

Olá boa noite Sr Faisca, a mim também me apaarece um ou outro que não se desenvolve, raro, mas aparece, quanto á criação está a correr bem tenho cerca de 95 nascidos dos quais 80 anilhados, o que é muito bom tendo em conta que tou a criar com 30 casais, mas como disse o Sr Faísca e muito bem, contas contas só se fazem no final...
Optimas criações e que tudo corracomo deseja!

Abraço

Eduardo Garcia

Carlos Faisca disse...

Bom dia Edu

Quando isto acontece é sinal que as femeas são boas mães, pois dão-lhe comida mesmo qque eles tenham problemas, não os deixando morrer.
O ano passado ma 1º criação tirei apenas 150, este ano tenho 300 anilhados, embora já se saiba que alguns não vão chegar ao fim.
Como tal ao fim ao cabo em rlação ao ano passado, ate não esta mau.

As medias, tambem são muito relativas, normalmente, quanto mais casais temos, menor será a media, porque o nosso tempo disponivel é exactamente o mesmo.
Penso que 100 casais é um numero razoavel para um criador controlar perfeitamente, mas mais já se torna demasiado, que é o meu caso.

Boas criações tambem para ti.

Um abraço

Carlos Faisca

Anónimo disse...

boa noite todos os fins de semana venho ao seu blog e saiu sempre a aprender coisas novas.
o meu plantel é constituído por amarelos nevados, intensivos e brancos.infelizmente os meus filhotes têm estado a morrer todos com a barriga negra deve de ser o mesmo problema dos seus.
Bem boa sorte eu ja estou a começar a segunda postura por enquanto muitos ovinhos vamos la ver se tambem saem muitos passarinhos

Boa sorte

Carlos Faisca disse...

Boa noite.

Se realmente e o mesmo problema, entao tem de fazer o mesmo tratamento que eu estou a fazer(FUNGIZONE)so assim consegue salva-los. nao quer dizer que todos tenham o problema.

Um abraço

Carlos Faisca