segunda-feira, 6 de junho de 2011

O MÊS DE MAIO ESTA PASSADO!! AS MINHAS CRIAÇÕES ENTRAM NA RECTA FINAL........

Entrei na recta final das minhas criações, já cheguei aos 700 anilhados, e tenho alguns ninhos com filhotes pequenos, e outros para nascer.
Embora esteja já a passar uma parte dos machos para as voadeiras, assim como algumas fêmeas, neste momento estou mais a tentar tirar canários de raças que tenho menos, e que quero tirar mais alguns filhotes, embora mesmo sem querermos, saem quase sempre mais dos que não precisamos, mas é sempre assim.
Este fim-de-semana não tive tempo para limpezas nas voadeiras, apenas limpei o canaril das criações.
Tive algumas coisas pessoais a tratar, como tal o tempo dedicado aos canários não foi como eu gostaria, mas mesmo assim passei mais uns 60 filhotes para as voadeiras. Vamos ver se no próximo fim-de-semana consigo acabar as limpezas nas voadeiras, e um pouco de tempo e vontade para tirar fotos.
Eu sei que tem razão por eu este ano não estar a escrever como gostariam, e a tirar menos fotos, mas eu sou sozinho, e não é fácil nesta altura do campeonato ter tempo para tudo. Há um ditado antigo, que nunca falhou: Quem muitos burros toca alguns têm de ficar para traz.
Cada dia que passa, estou a passar mais tempo na garagem das voadeiras, e menos na das criações, mas é bom sinal!!!
Tenho tido alguns problemas, como penso que quase todos os criadores, embora ate agora, com maior ou menor dificuldade, os tenha conseguido ultrapassar.
Nesta altura os ovos brancos tem sido o meu maior problema, principalmente devido á entrada na muda de bastantes machos, mais cedo do que o normal, mas penso que tudo isso devido ás constantes mudanças climatéricas que se tem feito sentir este ano.

Li um tema no outro dia sobre a dificuldade de alguns criadores conseguirem manter este hobbie, e ate houve quem falasse em subsídios para os criadores de aves!!!!

Eu penso que somos nós criadores os maiores culpados do que esta a acontecer nesse capitulo. Senão vejamos: Quando eu tinha os meus 15 ou 16 anos, há 30 anos,
tirava uns canários malhados fruto de cruzamentos de algumas raças, ate me apareceram uns harzes(roller)que depois misturei com os outros, mas nessa altura não tinha nenhuma noção de genética, como tal os meus canários eram todos malhados.
Vendia numa loja aqui da zona a 400 escudos cada um, e a venda de metade da minha produção que também não era muita dava-me para as despesas do dia a dia com toda a passarada.
Entretanto em 1985 fui a tropa e deixei de criar, mas assim que voltei em Janeiro de 1987 adquiri 2 casais de amarelos e a reprodução foi um êxito, tanto que no ano seguinte os estava a meter na loja a 2500 esc. o que dá hoje traduzido para euro, qualquer coisa como 12.50 euro, as sementes naquela época eram baratas, e as papas era eu que as fazia, claro que tirava bastante menos exemplares.
Lembro-me que no ano seguinte fiz 25 casais, já de diferentes raças e de alguma qualidade já se vendiam em media a 4 e 5 contos cada canário, e a loja atendendo á qualidade dos exemplares, já os pagava a 3000 esc. cada um(15 eur)
Eu sei que os tempos eram outros, havia dinheiro, mas os ordenados também eram muito mais baixos, e depois as sementes em relação ao preço de hoje não tem nada a ver. Salvo erro em 1990 ou 91, foi o ano em que passei de 25 para os 80 casais, o que foi um aumento significativo, foi o ano em que mais senti a diferença.

Como é possível passados mais de 20 anos, e depois das sementes atingirem preços proibitivo, e tudo o resto que envolve este hobbie aumentar sei lá quantas vezes, e da qualidade das aves ser muito, mas muito melhor, as lojas quererem pagar canários ao mesmo preço!!!!
Conheço criadores que ate por 5 eur, entregam os seus canários nas lojas.
Será que vale a pena estar a criar canários para os meter numa loja por qualquer valor!!!!Eu sei que isto é um hobbie, mas devido ao trabalho que dá, pelo menos que pague as suas despesas...
No fim da época, contem os canários que conseguem aproveitar do ano de criações, e lembrem-se só de uma parte do que gastaram ao longo do ano!! e depois vejam a como vos sai cada canário, e se é possível continuar a mete-los numa qualquer loja a qualquer preço.
Cada vez mais os criadores tem de ser honesto com eles próprios, e apostarem mais na qualidade dos seus canários, para poderem pedir um valor mais justo pelas suas aves, porque ao fim ao cabo, o valor despendido com as comidas é praticamente o mesmo, quer se tenha ou não qualidade!!

Sem comentários: