segunda-feira, 30 de maio de 2011

MACHOS REPRODUTORES VÃO PASSANDO PARA AS VOADEIRAS

Mais um fim-de-semana daqueles!!
O meu foi passado com os meus canários, lavando grelhas e comedouros das voadeiras, montando mais um modulo, e para o próximo irei lavar mais grelhas e tabuleiros, ate ter tudo pronto. Mas não deixei de ver o jogo da final da liga dos campeões.
O tempo este ano é para esquecer, principalmente aqui no Algarve, onde vivo.
Ontem choveu, hoje voltou a chover, a humidade de noite sobe bastante, o sol vai e vem. Não é por nada, mas tudo me leva a crer que poucos são os criadores que vão tirar mais canários do que o ano passado com a mesma quantidade de casais.
Já comecei a levar alguns reprodutores para as voadeiras, principalmente machos.

Por o que estou a ver as minhas criações este ano vão terminar mais cedo. Já não vou deixar criar as fêmeas que estão a chocar, nem as que terminaram agora a 2ª postura, que são as que tem os filhotes agora a saltarem do ninho, sendo a sua 2ª criação, já não lhe estou a dar macho, para não me darem cabo desses filhotes, também porque muitos deles já não estão a galar, e só me vão estragar as fêmeas.

Cada ano que passa, me parece que baixa a media por casal. Mas isto é apenas impressão minha. Este ano e para variar tenho mais machos do que fêmeas Castanho Pastel Vermelho Mosaico, que foi a raça que já separei os machos das fêmeas nascidos na 1ªcriação, porque com 1 mês, nesta raça acho muito difícil tentar dar palpites, mas ai com 2 meses e meio a 3 meses já os podemos separar por sexo. Nos opalas já é possível separar logo no 1ª mês, tanto nos vermelhos como nos amarelos, embora também possa haver um ou outro engano.
Devo de ter mais ou menos 400 canários jovens nas voadeiras a comerem sozinhos, embora tenha outros já a comerem também, mas que ainda não tem idade suficiente para os meter nas voadeiras, no próximo fim-de-semana, logo irão mais alguns, e assim sucessivamente. Só os passo quando acho que já estão capazes de voar bem, por volta dos 40 a 45 dias, altura também em que começo a dar o corante.

7 comentários:

Eduardo_canarios disse...

Olá Sr Faísca, pois o tempo é mesmo para esquecer, as aves nem sabem a quantas andam, ora faz sol, ora chove..tenho também machos a falharem,o tempo também nã ajuda mesmo.
Boas criações e que tudo corra pelo melhor.

Um abraço

Eduardo Garcia

Carlos Faisca disse...

Boa tarde Edu

Eu sei que sou mais velho do que tu!!tenho filhos quase da tua idade, mas podes me tratar pelo meu nome , o srº da-me ainda mais a sensação de ser mais velho!!!embora eu saiba que já sou cota....

Este ano o factor tempo penso que não ajudou em nada os criadores de canários. Mas eu falo por mim, não sei o que se passa com os outros criadores, eu nesta altura do campeonato pouco ou nada falo com o pessoal,(apenas com meia duzia que mantenho mais contacto) não é por não querer, e porque o tempo disponivel tambem não é muito.

Eu tenho uma obrigação com os meus canários, entre os meses de Março e fins de Junho, que não me dão muito espaço de manobra.
A sorte é que são 4 meses, mas que hoje passados 3 meses a saturação já é grande, mas ha que continuar mais um mes ate terminar as criações.

Boa sorte tambem para as tuas criações.

Um abraço

Carlos Faisca

Anónimo disse...

Boa noite Carlos Faisca...Tenho dois filhotes q consegui o ano passado porem sao uma femea e um macho, a femea esta muito pronta para acasalar mais ela nao é muito nova para acaslar esse ano??O macho tambem esta pronto, eles tem a mesma idade??Aqui no Brasil a época certa para acasalar é no mes de julho mais so q minhas femeas estao prontas para acasalar, posso acasalar antes da epoca???


Muito Obrigado pela atencao....

Carlos Faisca disse...

Boa noite srºZebrinha

Se a epoca e em Julho, pode acasalar uns dias antes que nao tem problema. Ca tambem ha quem acasale os seus canarios em Dezembro, pela altura do Natal, embora a maioria dos criadores so o faça em Fevereiro.
O problema normalmente nunca e da femea, mas sim do macho, que parece estar pronto, mas nao enche os ovos, de qualquer forma se os seus canarios sao irmaos, eu nao o aconselho a fazer esse casal, mas o amigo e que sabe.

Um abraço

Carlos Faisca

Anónimo disse...

Boa noite Carlos Faisca...Como vc disse os meus filhotes nao sao irmaos entao posso acasalar sem problemas....Mais eles nao sao muitos novos ainda para acasalar esse ano??Pois nasceram o ano passado??Outra pergunta, falta um mes para a epoca aqui no Brasil comecar como hoje é dia 05/06/2011 posso acasalar eles jah ou devo esperar o fim do mes??


Muito Obrigado Pela Atencao..Agradeco o comentario anterior....

Carlos Faisca disse...

Bom dia SrºZebrinha

Embora a epoca só começe no proximo m~es, se o amigo acha que eos seus canários estão em condições de criar!! porque não os junta.
Em relação á idade não se preocupe, porque um canarios com 9 meses é adulto, mas não quer dizer que com 6 ou 7 meses de vida não possam criar.
Nós tambem só somos considerados adultos a partir dos 18 anos, mas quantos adolescentes mais jovens não tem filhos!!!!

Boa sorte para a sua criação.

Um abraço

Carlos Faisca

Carlos Faisca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.