domingo, 8 de maio de 2011

ESTOU PRATICAMENTE A MEIO DA 2ºCRIAÇAO,

Passou mais um fim de semana, de muito trabalho no canaril, e como já vem sendo habito nos últimos anos, alguns dos problemas que vão aparecendo são quase todos normais para quem cria com tantos casais como eu.
Estou praticamente a meio das criações deste ano, faltando agora a parte mais importante, que e normalmente aquela que consigo obter os melhores filhotes da época, nascidos no mês de maio e meados de Junho, também porque e nesta altura que tento escolher as raças que mais me interessam tirar esta época, sendo este ano os castanhos opalas vermelho mosaico e os castanhos amarelo mosaico, que são as raças que mais canários tenho encomendados, sendo esta ultima raça, aquela que menos exemplares tenho tirado ate ao momento, espero conseguir dar a volta ainda a tempo, invertendo o desenrolar dos acontecimentos, para poder não só ter canários suficientes para expor, como para satisfazer o pedido de alguns criadores.
Vamos ver se o criador tem argumentos para dar a volta a mais este pequeno pormenor.

Ainda não me nasceram todos os canários da 2ªcriação, mas já vai dando para fazer um balanço desta 2ª criação, tive bastantes mais ovos brancos do que na 1ªcriação, tem me morrido também mais filhotes, alguns também por descuido meu, também por falta de tempo, ou porque caem nas grades, e quando dou conta já estão gelados, só caídos nas grelhas já conto 14, outros porque morrem esmagados pelos irmãos, outros por diferentes razões.

Tenho neste momento 525 canários anilhados, estando 300 deles já nas voadeiras, a criação não me esta a correr nem bem, nem mal, esta dentro das minhas expectativas, e do que eu esperava, como tal não me posso queixar.
É evidente que tenho umas raças a criar melhor do que outras, assim como há casais que estão a criar melhor do que outros, mas tudo isto é perfeitamente normal, ao fim ao cabo são animais.
Este ano tenho machos que o ano passado não me falharam um ovo, e que este ano ainda não encheram um único, e já os meti com varias fêmeas, não notando nada de anormal neles, mas em contra partida, também tenho machos que fiquei com eles por os achar acima da media, bastante bons para mim, senão não tinha ficado com eles, para mais depois de não terem conseguido galado um único ovo o ano passado, depois de os meter com varias fêmeas, este ano estão a superar as minhas melhores expectativas.
Resumindo meus amigos, não julguem uma ave por este ano não se portar como nos gostariam, porque há determinados factores que influenciam as suas prestações, e
que por vezes nós criadores não temos capacidades para os detectar.

Criar canários, não e tao fácil como por vezes parece, porque todos os anos surgem novos desafios, novos problemas, novas situações, empolgando ainda mais este hobbie.
Temos e de tentar sempre melhor algo de uma época para a outra, principalmente tentar não cometer os mesmos erros, e aprender sempre alguma coisa com eles, mas o que importa e que no fim da época, possamos ver que valeu a pena todo o trabalho e empenho, e as muitas horas de dedicação despendidas com este maravilhoso hobbie.

Não tirei ainda fotos aos canários novos, porque o trabalho tem sido mais que muito, pois ando a lavar voadeiras e a preparar tudo para que que a muda me corra da melhor maneira possível, vamos ver como as coisas vão evoluindo, sem grandes euforias, para não dar azar, porque neste hobbie quando tudo parece estar a correr bem é quando as coisas se complicam mais, como tal vamos deixar o comboio avançar com calma, e esperar que ele pare em todas as estações, para que nada fique esquecido.
Boa sorte para as vossas criações.

6 comentários:

manuel jorge disse...

OLÁ AMIGO CARLOS FAISCA
Com certeza que no fim das criações você vai dar todo valor do empenho que teve em prol das suas aves.As coisas não saem sempre com a gente quer e faço votos que tire excelentes exemplares para poder dignificar o bom nome de Portugal nas diversos certames por esse mundo fora são os meus votos-UM ABRAÇO MARQUES

Unknown disse...

Boa noite amigo Carlos..

Fico contente por as coisas irem se compondo por aí...

abraço,
Vtior Monteiro

Eduardo_canarios disse...

Olá Sr Faísca, ainda bem que as coisas se vão compondo, é claro que vai tudo correr pelo melhor.
Continuação de boas criações!

Abraço

Eduardo Garcia

Carlos Faisca disse...

Boas tardes a ambos

Normalmente as coisas nunca saem como nós idealizamos, como tal neste hobbie o melhor é deixar as coisas seguirem o seu rumo.
Nós apenas temos que tentar evitar grandes desvios, porque de uma maneira ou de outra, ha sempre algo que nos transcende todos os anos, e do qual nada podemos fazer.

Se isto fosse assim tão facil, tambem perdia logo o interesse.
Por aqui ontem chegou o termometrochegou aos 27,5ºdentro do canaril o que é bastante para a epoca, daqui a 1 mes a quanto chegará?? como tal a partir de agora espero tudo no meu canaril, ou seja tudo me pode acontecer.
Eu não estou esquecido dos nossos AMIGOS,e ate estou a estranhar a sua presença, devem estar a aparecer em qualquer altura!!só espero que antes de aparecerem me telefonem para eu não receber nehuma surpresa!!ahahah"OS PIOLHOS VERMELHOS OU NEGROS"quem mais podia ser......

Espero que as vossas criações tambem vos estejam a correr bem, e que o amigo Vitor consiga dar a volta ao seu problema.

Um abraço

Carlos Faisca

Antonio Costa disse...

amigo carlos muitos parabens pelas suas criaçoes vai correr tudo bem até ao fim se DEUS quiser um forte abraço e continuaçao de boas criaçoes

http://avesdocostaacores.blogspot.com/

Carlos Faisca disse...

Bom dia

Obrigado amigo Antonio.

Ae agora não me posso queixar!!mas não sou de grandes espectativas. hoje quero ver se consigo escrever no meu blog. Acabaram os nascimentos da 2ªcriação e não é que consigui anilhar hoje o 600 deste ano!!!mas tou um pouco xateado, pk ja encontrei 2 opalas vermelhos e 1 amarelos que gosto bastantes sem anilhas... alem de outros. não dou conta de tantos casais.

espero que a criação tambem lhe esteja a correr bem.

Um abraço
Carlos Faisca