quinta-feira, 17 de maio de 2012

COMO O TEMPO MUDOU!!

 É impressionante como o tempo mudou completamente, a temperatura máxima no canaril, que há 2 dias era de 33ºc, hoje não passou dos 27ºc, entretanto a humidade subiu consideravelmente, o desumidificador encheu o depósito durante a noite, estando de momento 55% com o aparelho a trabalhar, senão ultrapassava os 70%. Um ano como este, com mudanças tão repentinas na temperatura e na humidade, por norma não vai ser um bom ano para as nossas criações de canários.
Entretanto como vos tinha dito, comecei mais um tratamento no sábado, ultima tentativa da época, desta vez já não há mais hipótese de falhar, o mes de Maio esta a meio, e como anda o tempo, ninguém sabe ate quando poderei criar este ano, mas como só preciso de uma boa criação, como foi o caso do ano passado, que tive um mes em que salvei toda a criação do ano. Como vos tinha dito não podemos desistir logo há primeira tentativa, embora já vá mudando de ideias em relação ao dar este ou aquele medicamento como preventivo, antes das criações.

Na próxima época de criações, umas 5 ou 6 semanas antes de os acasalar, vou mandar analisar as fezes de alguns dos meus canários, e só lhes vou fornecer exactamente o que for necessário, sem andar a atirar a sorte, porque penso que ao fim ao cabo, todos somos veterinários, todos damos palpites, e depois como nos demos bem com um medicamento, vamos repetir no ano seguinte, mesmo que o nosso plantel não tenha esse problema, o que os vai fragilizando cada vez mais.
Quando temos algum problema, a primeira coisa que fazemos é ligar a um amigo, normalmente de confiança, ou que achamos que ele tem mais experiencia do que nós, entretanto depois de lhes contarmos o que nos esta a acontecer, ele aconselha-nos a dar o medicamento X ou Y, porque se deu muito bem com ele!!!! nós vamos tentar adquiri-lo o mais rapido possivel, e dar logo na expectativa de que o nosso problema fique resolvido, mas esquecemo-nos que o problema dele, pode não ser o mesmo que o nosso, e em vez de fazermos bem, ainda vamos agravar mais o nosso problema. Porque quer queiramos quer não, cada ano vão nos aparecer problemas diferentes, com maior ou menor gravidade, mas há sempre algo que nos escapa, que nos transcende, e que nos confunde, e é tambem isto que torna este hobbie ainda mais emocionante.

Como sempre vos tenho dito, este hobbie, por vezes não é tão fácil como parece, e o obvio por vezes torna-se absurdo, basta ver as oscilações no nosso canaril. Temos semanas em que parece que tudo corre ás mil maravilhas, quase nem nos morre um canário, ate nos dá a sensação que as anilhas não vão chegar, e de repente a situação inverte-se e parece que tudo se desmorona, perdemos a vontade, ficamos tristes, sem saber o que fazer, mais ainda quando tudo tentamos e mesmo assim sentimos que somos incapazes de enverter os acontecimentos.
Porque problemas todos temos, embora uns mais do que outros!!!evidente que quem tem mais canários tem também probabilidades de ter mais problemas.
Há criadores que se abrem, contando os seus problemas, podendo desta forma, ajudar outros criadores com os mesmos problemas, mas também há aqueles que escondem, tentando abafar tudo o que se passa no seu canaril, para que ninguem fique a saber, com medo depois de prejudicarem a venda das suas aves.
Este ano tive muitos ovos brancos, e continuo a ter, demasiados para ser sincero, também me tem morrido bastantes filhotes com 2 a 3 dias, e alguns até no embrião, depois de anilhar muito poucos, e quase todos caidos na grelha gelados.
De momento a minha situação parece estar estavel, mas tambem não esta na altura dos nascimentos, vamos ver como as coisas vão evoluir nos próximos dias, posso vos dizer que estou praticamente com quase metade dos filhotes anilhados em relação aos que tirei o ano passado, o que já não é nada mau, atendendo a tantas contrariedades e ao ano em questão. Boa sorte para as vossas criações.

Sem comentários: