segunda-feira, 28 de maio de 2012

TERMINARAM OS NASCIMENTOS DA 2ªCRIAÇÃO....

Passou mais um fim-de-semana de bastante trabalho no meu canaril, e o mês de Maio está praticamente no fim.
Não é por falta de vontade, nem de dedicação, claro que a vontade é bastante menor, do que se tudo estivesse a correr como nós gostaríamos, mas não é por isso que vou baixar os braços.
Este ano, vai ser um ano daqueles que esperamos não voltarmos a ter tão cedo.
Este mês, era o mês crucial para conseguir dar a volta á situação menos boa, com que iniciei este ano as minhas criações, mas infelizmente tal assim não foi possível. Como já me apercebi que não vou conseguir inverter a situação, como tal a partir de agora vou apenas me dedicar a tentar conseguir tirar filhotes daqueles casais que mais me interessam, ou filhos dos machos que mais me agradam, que penso vir a precisar para ficar com eles para a reprodução da próxima época e também para expor.
Este ano com um pouco de sorte, talvez consiga tirar metade dos filhotes castanho pastel vermelho mosaico, em relação ao ano anterior, vamos ver como corre a ultima criação, mas penso já não ir a tempo de inverter os acontecimentos.

Há praticamente uma semana que o nº de anilhados não aumenta, porque embora anilhe alguns, outros vão morrendo por esta ou aquela razão, este ano tem me acontecido quase de tudo, embora agora também não esteja na altura de muitos nascimentos.
Acabaram os nascimentos da 2ªcriação, consegui anilhar um pouco mais filhotes do que na 1ªcriação, mas não tantos como gostaria.
Vou tentar não tirar muitos menos na 3ª, e ultima criação da época, mas penso não ser fácil, porque a ultima criação normalmente é sempre a pior de todas elas.
Há uma porque já é um pouco tarde, e depois a temperatura e o tempo este ano, parecem não estar de feição,  e entretanto para ajudar ainda mais, alguns machos que me estavam a galar, já me iniciaram a muda, o que não ajuda mesmo nada.

Os ovos brancos têm continuado, e a tendência é sempre para piorar e nunca para melhorar, conforme as criações se aproximam do final, e depois algumas das minhas femeas também decidiram me armar a parte este ano, principalmente as reprodutoras que era com as que eu mais contava.
Penso que não devo de falhar muito em relação as minhas previsões de quantidade de filhotes tirados este ano. O ano passado faltaram-me ainda um numero considerável de anilhas, mas este ano vão-me sobrar bastantes. Este ano ainda não encomendei as anilhas, mas vou de certeza pedir bastante menos.
Já estou a pensar fazer umas alterações para a próxima época, vamos ver se realmente vou melhorar algo. Não podemos desistir, temos de tentar sempre melhorar ano após ano, o que por vezes nem sempre é possível. Em princípio vou fazer troca de canaris, vou passar as criações para a garagem anterior, e as voadeiras para a outra, onde estou a criar há 3 épocas, mas que devido ao factor temperatura, estou a ser um pouco penalizado.
Espero que as vossas criações vos estejam a correr dentro da normalidade.

Sem comentários: