sexta-feira, 20 de julho de 2012

FOI O ANO DOS CASTANHOS AMARELOS MOSAICOS!!!

Estamos a chegar ao final do mês de Julho, e praticamente todos os dias vou passando canários reprodutores para as voadeiras, em principio no 1º fim-de-semana de Agosto todos devem de estar nas voadeiras, para eu poder iniciar as limpezas do material de criação, e a partir de meados de Agosto a garagem e respectivos viveiros onde fiz a minha criação este ano.

Ainda consegui recuperar um pouco na recta final, embora ainda muitos filhotes não estejam completamente a salvo, podendo ainda morrer, porque ainda não comem sozinhos.
Tem sido um ano de muito trabalho, demasiado para ser sincero, mas é preciso é haver saúde e olhar em frente, sempre a tentar melhor algo para o ano seguinte, o que por vezes nem sempre é possível.
Este ano acabei por até conseguir tirar mais Castanhos Amarelos Mosaico do que no ano passado. Raça que já me tem dado algumas alegrias, tanto no Mundial, como no Internacional de Reggio Emília(Itália) e desde há alguns anos mesmo no nosso Nacional.

Esta raça é indispensável para todos os criadores da raça Castanha nas mutações, Opala, Phaeo, Eumo, Pastel, Ónix, Jaspe, Cobalto, Topázio e Quartzo em amarelos mosaico.
É com ela que podemos fazer portadores, com a intenção de fornecer uma nova vitalidade ás nossas mutações, pois como todos sabem, convém sermos nós a fabricar os nossos próprios portadores, porque assim sabemos sempre a sua origem, como tal não iremos ter surpresas em acasalamentos futuros, sabendo de antemão qual o seu genotipo.
Como tal embora seja uma raça de pouca beleza, é sem dúvida indispensável, sendo muito útil para dar uma maior robustez, tanto física, como de consanguinidade nas nossas mutações..
Por vezes só nos preocupamos com a beleza dos canários, esquecendo os tais canários de trabalho, que nós chamamos de homozigoticos, ou de CLÁSSICOS, sendo eles a base do nosso plantel. Por vezes este trabalho leva mais tempo do que queremos, mas se for bem feito, passado 2 ou 3 anos, por vezes ate mais vai dar os seus frutos.
Aqui fica a raça dos clássicos melanicos oxidados e diluídos com factor mosaico.

CASTANHO VERMELHO MOSAICO
CASTANHO AMARELO MOSAICO

NEGRO VERMELHO MOSAICO
NEGRO AMARELO MOSAICO

ÁGATA VERMELHO MOSAICO
ÁGATA AMARELO MOSAICO

ISABEL VERMELHO MOSAICO
ISABEL AMARELO MOSAICO

Podemos também introduzir o factor marfim para melhorar a plumagem.
Vamos ver se este ano voltam a me dar alguma alegria.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Carlos Faisca....Tenho um casal que já está uma semana e pouco juntos, só que até agora a femea não começou arrumar o ninho, isso é normal ou ela já deveria estar arrumando o ninho para botar??


Muito obrigado pela atenção...

Carlos Faisca disse...

Bom dia

Meu amigo os canários são animais e não maquinas programadas, como tal independentemente da nossa vontade de os ver criar, por vezes ha casais que não funcionam, igual a nos.

A femea ainda não começou a arrumar o ninho porque ainda não se sente em condições para tal, como tal se ela estiver saudavel, deixe as coisas andarem, que de um momento para o outro, concerteza que ela o irá iniciar.

será que o macho tambem já esta em condiçoes de criar?
Tem de ter calma e paciencia, porque nem todas as femeas arrancam na mesma altura, algumas precisam de mais uns dias, ou mesmo semans para se iniciarem no ciclo das criações.

Um abraço

Carlos Faisca