segunda-feira, 9 de julho de 2012

HUMIDADE IDEAL PARA A CRIAÇÃO!!!

Agora que a maioria dos machos já estão nas voadeiras, a mudar a força toda, é que algumas fêmeas resolveram se aprumar, a quem é que eu vou contar isto, e depois a temperatura em relação a humidade ate esta de feição, foi pena este tempo não ter estado em Maio.
Como tal não se queixem dos vossos canários pelo menos bom ano de criações, mas sim ao factor tempo, que este ano nos trocou as voltas.
Foi um fim-de-semana dedicado a limpeza de gaiolas. É a parte pior deste hobbie, mas de vez enquanto tem de ser!!! e depois como nos últimos 2 fins-de-semana tive de ir ate Lisboa, este tinha mesmo de ser, mas lá se foi a praia!!!!

No sábado a noite fui visitar a feira de caça e pesca em Tavira, e tive pena de não ter levado a maquina das fotos, para vos deixar aqui algumas bonitas fotos, paciençia!!
Nesta altura do campeonato, e como a maioria dos machos já entraram na muda, já são poucos os que ainda estão a galar, grandes sortudos desses poucos. Como tal ainda anilhei uma serie de filhotes na semana passada, com estes eu até já nem contava, mas são sempre bem vindos....
A raça phaeo vermelho mosaico, foi para mim a raça que superou as minhas expectativas em quantidade de filhotes tirados esta época.
Destaca-se pela negativa, principalmente devido a infertilidade este ano de alguns machos os meus castanhos vermelhos mosaicos, raça que ate cria bastante bem, mas que tive demasiados ovos brancos, embora tenha filhotes que prometem.

Os castanhos opalas amarelos mosaico são aquelas maquinas, raramente falham, mas já não posso dizer o mesmo dos castanhos opalas vermelhos mosaicos, que tem sido das melhores raças a criar nos últimos anos, mas talvez devido a algo que eu lhes devia de ter fornecido sem me aperceber, só pode!!!não consigo arranjar explicação para o que aconteceu. Este ano os machos desta raça, principalmente os reprodutores, mandaram-me galar a mim..........

Os castanhos pasteis vermelhos mosaico, que arrancaram menos bem na 1ª criação, acabaram por conseguir dar a volta a situação menos boa, e ser mesmo a raça que tenho mais filhotes tirados este ano.
Os castanhos amarelos mosaico, portaram-se ao nível do ano passado, tirando exactamente a mesma quantidade de filhotes com os mesmos casais, e tenho um pressentimento que me vão dar algumas alegrias este ano, mas isso depois logo vemos mais adiante!!!!

Depois tenho uma surpresa em termos de qualidade, mas que infelizmente apenas conseguiu sobreviver meia dúzia de exemplares entre portadores e puros, 3 de cada. Mas como são na maioria fêmeas, para o ano espero aumentar esta raça em quantidade de casais, estou a falar dos negros opala vermelho mosaico.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Carlos Faisca. Começou a época de criação aqui, e tenho umas duvidas, tenho uma femea que botou um ovo ontem e ela não botou hj, é normal ela fazer isso?? E ela tipo não dormiu no ninho quando botou o primeiro ovo também é normal ou não?? e tenho outro casal que coloquei eles juntos mais eles estão brigando, será que é normal??

Muito obrigado pela atenção...
Abraço...

Carlos Faisca disse...

Boa noite SrºZebrinha

1ªresposta-por vezes tem femeas, principalmente jovens,que o seu 1º ovo e chamado de ovo do cio, e ate nem metem mais nenhum nos proximos dias, embora depois começem a por normalmente entre 4 a 6 ovos por postura, dependendo da raça e da alimentação, no caso de ser jovem, porque se for reprodutora pode meter menos ovos.
Tambem tem femeas que poem apenas dia dia não, mas isso é sinal que algo não esta bem.
2ªresposta- Uma femea por norma só agarra o choco,ou o ninho quando mete o 3º ou 4º ovo, por vezes ate o ultimo que e um pouco mais claro do que todos os outros, dando para notar perfeitamente, como tal não se preocupe, Tambem tem femeas que metem os ovos e não agaraam choco, normalmente, não quer dizer que seja sempre, porque pode haver outros factores que a impensam de rstar tranquila no ninho, é elas saberem que não foram galadas!tem gfemeas inteligentes meu amigo, os parvos somos nós que pensamos que sabemos tudo, e cada vez sabemos menos.
3ªreaposta- Meu amigo canário ecomo nós, quem não tem uma briga de vez enquando tambem!!
Normalmente istro acontece qiuando um dos canarios ainda não esta pronto para iniciar o ciclo reprodutivo, e quase sempre se dá a briga quando o macho quer galar a femea, mas ela ou porque não esta preparada para isso, porque o seu estado de desenvolvimento hormonal ainda não atingiu o momento certo, o que se ela estiver saudavel, ira acontecer rapidamente, ou porque ela por alguma razão se apaixonou por o canatar de algum macho proximo que o amigo tenha nbo seu canaril, e que não deu ainda pelo sucedido, e ai o caso e mais complicado.

Se brigarem muito, o melhor e separar eles oor uma baia, e deixar esperar mais uns dias.
Como saber a altura certa de abrir a baia, simples, meta um ninho e bastante material do lado da femea, quando esta estiver iniciando a sua coinstruçao, ou mesmo terminado, o que pode levar 2 ou 3 dias, ou apenas algumas hora. Ai esta na hora de abrir a tal baia e deixar o casal transar!!ahahaah

Um abraço

Carlos Faisca