quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

COMEÇOU MAIS UM ANO DE CRIAÇÕES!!

Começou mais uma época de criações, a partir de agora são mais ou menos 4 a 5 meses sem parar, até terminar mais um ano de criações. É entre os meses de Março e Julho que tenho mais trabalho.

Pois!!! Acabou-se o meu tempo livre, embora arranje sempre um tempinho para ver um bom jogo, como foi o caso de ontem entre o Barcelona e o Real, e como não podia deixar de ser, para ver o “Glorioso”, clube do meu coração.
Em 2 dias já tenho cerca de 40 femeas a pôr, penso que ate ao fim de semana, outras tantas irão arrancar. As opalas amarelas foram aquelas que arrancaram melhor, o que é normal.
Como já vos tinha falado em anos anteriores, só utilizo JUTTA, para que as minhas fêmeas construam os seus ninhos, pois penso ser o material com que elas melhor se adaptam, construindo ninhos muito bem conseguidos. Claro que algumas não tem jeito nenhum a construi-los, e eu tenho de as ajudar.
Nesta fase, perco algum tempo a meter e a apanhar a JUTTA caída das gaiolas, desde que esteja em bom estado, alguma aproveito e volto a coloca-la nos respectivos suportes próprios para o efeito, mas há muita que vai fora, como é normal.
Realmente estranhei bastante, algumas fêmeas terem construído tão rapidamente, e tão bem os seus ninhos este ano, também estou a começar as criações pelo menos uma semana antes, em relação ao ano passado

Este ano, como em anos anteriores, algumas das fêmeas novas, principalmente no 1º ovo, vão mete-lo na grelha.
Talvez devido ao factor luz, mas por vezes também acontece, que alguns machos no momento delas querem pôr, eles andarem a traz delas para as galarem, e as pobres coitadas nem terem tempo de os irem meter no respectivo ninho, ou estarem a tentar galar no momento em elas estão a mete-los e sem querer ficam na borda do ninho e rebolam para fora, ou então porque são jovens e estão um pouco confusas.
Os ovos estão a vir com um tamanho dentro da normalidade.

Penso que a partir de domingo é que a maioria das fêmeas devem de arrancar, e quanto mais tarde melhor, assim tenho mais garantias dos ovos estarem galados.
Eu retiro os ovos todos os dias por volta das 9h da manhã, e meto-os numa caixa com alpista, com o nº do respectivo do casal, normalmente é a ultima coisa que faço antes de ir trabalhar, porque algumas fêmeas só os metem um pouco mais tarde, e mesmo assim por vezes á hora do almoço, ainda encontro mais algum ovo nos ninhos.
É um trabalho que tem de ser feito com calma, e sem stress, para não haver azares……
Após retirar o ovo do ninho, meto lá um de plástico para que a fêmea não estranhe, por norma meto apenas 2, no máximo 3 ovos de plástico, mesmo que retire 5 ovos, para não encher o ninho, e deixar espaço para caber o ovo delas sem problemas, porque algumas fazem uns ninhos com um espaço bastante reduzido.
Depois quando elas metem o ultimo ovo, que se pode identificar pela sua cor mais clara, retiro todos os de plástico e meto-os todos debaixo, fazendo o registo do dia do inicio e o dia previsto para o nascimento dos filhotes numa placa em imane que fica colocado em cada gaiola.
Este ano estou a meter numa vazilha papa humida á descrição, de uma marca da qual estou a gostar bastante, comprei pela 1ªvez e estou bastante satisfeito, vamos ver como vai ser durante a criação, também comprei seca da mesma marca para misturar com outra papa que já tinha adquirido, e dado o ano passado.
Todos os dias de manhã, forneco aos meus canários, papa seca c/ germinado da Manitoba, um pouco de Calcio e Orni Proven da Ornipharma e de Essencials 3 da Ornicare.

2 comentários:

Miguel disse...

Carlos antes de mais parabens pelo teu blogue... é uma fonte de aprendizagem.
Gostaria de colocar uma questão que tem a ver com o germinado. Eu coloco o meu germinado num recipiente proprio para germinar e dou ao 3 dia de germinação (coloco água com vinagre de cidra) mas em algumas sementes de girassol aparecem pequenos filamentos de fungos. é da mesma marca que usas... acontece te o mesmo? Como o preparas?

Abraço e logo espero que o nosso glorioso siga em frente :)

Carlos Faisca disse...

Ola Miguel

Desculpa só agora te responder, mas não tinha reparado.
Eu faço igual como tu, e tambem dou ao 3º dia.
Vou te contar como faço, quer dizer como a minha mulher faz. ~
Sabes que elas tem mais geito do que nos.
Como tem de acordar mais cedo do ke eu, pk entra mais cedo no trabalho, mete o germinado dentro de um quador de inox, grande o suficiente para o meter todo la dentro, depois lava-o em varias aguas e dexa-o dentro de agua com lexivia ate eu acordar. fica uma meia hora, mais mn, menos mn, depois eu aproveito essa agua e vou mete-la em 2 vezes nas minhas 3 colunas de germinadores, e passo mais 3 ou 4 vezes o germinado por agua novamente para sair alexivia, e enquanto tomo o pekeno almoço, deixo-o a escorrer em cima de uma toalha. Passados 10 a 15mn meto-o numa vazilha e levo-o para dar aos canarios.

P.S.Este ano tenho um presentimento que ainda vamos vestir as camisolas........
Um abraço
Carlos Faisca