segunda-feira, 29 de junho de 2009

CARTAXANTINA LARANJA

Pois é meus amigos,achava eu que os canários estavam a pintar bem,e realmente estão,mas com um vermelho como eu gosto apenas estão os castanhos vermelhos mosaico,porque tanto os pasteis como os opalas estão a pintar bem sem duvida nenhuma,mas o vermelho está alaranjado.

Eu este ano comprei o corante no mesmo sitio do ano passado,e fiz exactamente a mesma mistura:

250 gr de carophil
125 dgr de cartaxantina,comprada no Nacional de Espanha,exactamente ao mesmo individuo do ano passado,como tal fiquei descansado.
75 gr de betacaroteno(comprado ao srºRui Belchior)

Como achava que os canários não estavam a ficar com o vermelho que todos os anos consigo obter (mesmo tendo as voadeiras na penumbra)ia carregando cada vez mais na doze do corante,pois as fezes não ficam vermelhas como deveriam ficar,por isso eu carregar um pouco mais na doze.

Resultado já me morreram 3 femeas devido ao excesso de corante,ontem foi uma castanha pastel,até me doeu o coração,entretanto já me tinha morrido uma castanha vermelha e uma castanha opala,todas vermelhas,como é evidente,e da 1ªcriação,com meia muda já feita,e excelentes femeas.

Quando comprei o meu corante um amigo estava comigo,e comprou exactamente no mesmo sitio,e a mesma doze que eu.Estava o pessoal todo a comprar,o individuo garantia que era da roche,marca que eu sempre tenho dado.

Como não havia betacaroteno, trouxe para ele,as tais 75 gr ,tal qual como trouxe para mim,da casa do srºRui Belchior.Ele até cria com vermelhos intensos e nevados,o resultado é identico ao meu,estão todos laranjas.Ele confiou em mim,porque se eu estava a comprar aquele corante,era porque era bom,mas afinal sem intenção estava a engana-lo.

Não sabia que havia cartaxantina de varias percentagens,como tal o espanhol,vendeu-nos da mais fraca,porque nós vimos ele tira-la de um saco da roche.(fomos enganados)

Mandei vir 200 gr de cartaxantina da mais forte,da casa do srºRui Belchior,para juntar á mistura que tenho em casa,e espero ainda ir a tempo de salvar a 1ª criação,porque as outras se a cartaxantina for de qualidade,concerteza virão como todos os anos,ou ainda melhores.
Tenho aves em quantidade e qualidade como nunca tive,a criação correu-me tão bem,que duvido que mais algum ano me corra assim.Até estava a estranhar não acontecer alguma.Mas vou tentar dar a volta a esta situação.

O ano passado em Sevilha,no Internacional de Dos Hermanas,adquiri alguns produtos espanhóis para adicionar na papa.Uns boiões brancos com letras verdes,comprei vários porque o preço era convidativo.Uns eram de fermentos,outros de vitamina E.
O espanhol dizia que o produto era optimo.Mas foram uma grande treta.Dar ou não dar,foi exactamente o mesmo,não notei diferença alguma.Secalhar já alguns de vocês também já os utilizaram.

Agora acontece-me isto com a côr da cartaxantina,pinta os canarios de côr laranja em vez de vermelha.

Enquanto me lembrar,não compro mais nada em Espanha.
Já fui enganado duas vezes,a terceira vez ,só sou se quiser.
Não pensem que o corante foi mais barato,o preço foi muito idêntico.

Durante o fim-de-semana tive a visita de alguns amigos(Aleixo,Rui Xabregas,Prof.Cintra,Carlos Leandro,Reinaldo e Manuel Guerreiro).O telemovel não está a tirar bem fotos.

Quando tiver as gaiolas da Terenziani montadas,logo tiro umas novas fotos do meu canaril.

No domingo há tarde com a ajuda da minha mulher estive a vacinar contra a variola,cerca de 200 canarios c/factor vermelho,tendo gasto uma vacina.

Sem comentários: