quarta-feira, 24 de junho de 2009

DESCEU A TEMPERATURA

Ontem e hoje a temperatura baixou um pouco,o que ajuda bastante a criação dos canários.

Todos os dias vou metendo machos e femeas reprodutores nas voadeiras.

Nesta altura do campeonato,além de já virem muitos ovos brancos,também me morreram alguns filhotes na casca,principalmente por não conseguirem partir as cascas do ovo,devido ao calor,e á falta de humidade.Está mais do que na altura de separar casais.

Mas mesmo assim ontem não reparei,e numa gaiola de cima já tinha uma femea a depenar algumas penas aos filhotes.Está cheia de cio,e esta pronta para uma nova postura.

Vou lhe meter o ninho e algum material,para ela não me puxar mais penas aos filhotes.Depois jogo os ovos fora,por este ano já chega,ainda tenho de pedir mais anilhas a amigos,pois tenho ainda algumas femeas com filhotes prontos para anilhar,e anilhas há muito que se acabaram.

Vou encomendar 105 viveiros da terenziani,para preparar outros tantos canarios para exposições.
Estes viveiros irão servir para a minha criação do próximo ano.Estou a pensar ficar com 100,no máximo as 105 femeas.Para uma altura de crise é capaz de serem femeas demasiadas,são mais 10,ou 15 do que este ano.Mas se houver qualidade nos reprodutores, penso não ter problemas.

Os meus 40 viveiros,de 64 cm x 40 cm x 35 cm alt, se transformam em 80 buracos individuais de 32 cm x 40 cm x 35 cm alt,ficam para meter os machos para venda.o que facilita e muito a quem vem a minha casa escolher um macho para a sua reprodução.

Na epoca de criações,vão servir para fazer o desmame,ou seja depois de os filhotes sairem das gaiolas dos pais,passam para estas gaiolas,antes de irem para a outra garagem,onde os vou metendo em voadeiras,já por raças,sexo e idades.

Resumindo espero para o próximo ano ser o inicio de uma criação já com algumas condições,porque até agora,tem sido um desenrasca,e isto não pode continuar.

Estes viveiros vão todos ficar na nova garagem,se tudo correr como previsto,durante o mês de Agosto espero ter tudo pronto.Vamos vêr se tudo corre bem.Vou ter trabalho a dobrar este verão,pois tenho de trocar os 5 moveis de 20 voadeiras que trouxe o mês passado de Valencia,com os 40 viveiros de garagens.As voadeiras estão como novas,mas os viveiros depois de acabadas as criações,vou ter de lava-los.

Na outra garagem irá ficar só voadeiras,e de momento tenho um total de 48,com as dimensões de de 120 cm x 50 cm x 50 cm,mas talvez venda 4 voadeiras,ou seja um movel,para não ficar no meio da casa,depois logo penso melhor sobre o assunto.Não estou com vontade de deixar ficar gaiolas no meio da garagem.

Assim que tiver os novos viveiros da tenrenziani montados,concerteza que irei meter as fotos no meu blog.Tinha de optar por um sistema de auto-limpeza,senão começava a não ter tempo para mim.Para já optei por esta marca,por ser possivel retirar gaiola a gaiola,para as poder lavar nas cubas de inox,que tenho na garagem,para as lavar facilmente.
Se gostar do sistema de auto-limpeza,não está fora de hipotese,um dia trocar as voadeiras por outras de sistema idêntico.

Continuação de boas criações.

Carlos Faisca

Sem comentários: