quarta-feira, 21 de julho de 2010

ALGUMAS FEMEAS TEIMAM EM CONTINUAR A CRIAR

Ainda não separei todas as fêmeas para as voadeiras porque algumas delas teimam em continuar a criar, mesmo com o calor que está.
Algumas das minhas fêmeas opalas, tanto amarelas como vermelhas estão a fazer-me passar. Eu queria ver se nos fins de Julho tinha as fêmeas todas nas voadeiras, porque os machos já lá estavam.
Sim, porque ainda tive de trazer alguns de volta para ver se consigo enganar aquelas que me estão a arrancar as penas dos filhotes c/23 a 26 dias, e que ainda não comem sozinhos.
Estão com a pica toda para mais uma criação, mesmo com a temperatura elevada como está, para elas parece não fazer a minima diferença.
Eu é que já estou a ficar saturado, e preciso de descanso, quero reduzir um pouco o meu trabalho, este ano tem sido demasiado, mas para que isso aconteça, preciso de os passar a todos para as voadeiras.

Tive de meter alguns machos nas gaiolas, mesmo sabendo que a maioria deles já não gala, só para elas meterem os ovos no ninho, e deixarem os filhotes sossegados, e eles entretanto darem comida aos filhotes durante mais uma semana até os filhotes aprenderem a comer sozinhos, o que por vezes não é como nós queremos, acabando por morrer um ou outro filhote, porque os machos só se preocupam em galar ou assediar a fêmea, não ligando aos filhotes.

Tenho outras fêmeas que nem tocam nas penas dos filhotes, limitando-se a meterem os ovos na grelha, eu a essas já lhes retirei o ninho, e nem lhe meti mais material, porque reparei que não havia necessidade. Normalmente todos os dias ao fim da tarde, lá vão mais umas quantas fêmeas, e filhotes para os voadores.

Quem esta a começar este hobbie, por vezes quer saber, ou faz perguntas que mesmo quem cria há bastante tempo não pode responder concretamente, porque cada caso é um caso, não há procedimentos iguais nos nossos canários, cada vez me convence mais que quanto mais crio, menos compreendo certas atitudes dos meus canários.
Eu sei que sou um pouco culpado da situação devido ao excesso de luz, estou a cortar 10 mn por dia desde sexta-feira passada.
Na comida já cortei com vitaminas e proteínas há praticamente um mês na criação, e já não dou vitamina E na água há uns 2 meses, porque entretanto se acabou.
A luz acende ás 17h da tarde, porque tenho luz natural no canaril,hoje apaga ás 21.30h, uma hora menos do que o habitual, o que ainda é pouco,daqui a uma semana, ou no fim do mês, se tudo correr como penso já nem devo de precisar de luz ligada no canaril da criação. Vamos ver como é que vai evoluir a situação.

Os machos entraram na muda mais cedo do que as fêmeas, mas não os podia deixar ficar na gaiola para darem comida aos filhotes, principalmente os de factor, para os poder pintar convenientemente, mesmo assim alguns deles, já passaram um pouco tarde para as voadeiras, dando origem a que principalmente a mascara não pinte convenientemente.
Mesmo metendo um ninho ao lado, material no suporte algumas das fêmeas estão com tanto cio, que vão arrancar penas aos filhotes, principalmente os rabos.

Há uns dias tinha uma fêmea castanho opala amarelo mosaico, que me tirou do sério, deixou-me completamente sem argumentos, tanto foi que eu passei-me. Estava a criar lindamente os seus 4 filhotes, ate que me apercebo de penas no chão, vi logo donde vinham, meti-lhe logo 2 ninhos, sim 2, porque assim que meti um ninho, 2 filhotes ocuparam-no logo.
Meti bastante material, mas mesmo assim lá ia ela continuando a arrancar as penas aos filhotes, meti-os através da separação de grade,mas não passava cartão aos filhotes, pior a emenda do que o soneto.
As outras fêmeas não mos iam aceitar quase de certeza, tomara eu que elas criem os delas, e também já não são muitas, os machos que por norma são a salvação estão já nas voadeiras.
Pensei arranco-lhe algumas penas para lhe cortar um pouco o cio, pode ser que deixe os filhos sossegados, assim fiz arranquei-lhe o rabo. No dia seguinte um dos filhotes estava morto, ai é , continuas a arrancar penas mesmo com material, arranquei-lhe as penas das asas, todas.

No dia seguinte mais um filhote morto, já só estavam 2, passei-me completamente e fiz-lhe exactamente o mesmo que ela estava a fazer aos filhotes, depeneia toda, só ficou com penas no pescoço e cabeça. Pensam que ela se incomodou, nem pensem!!!
Continuou a dar comida mais 2 dias aos filhotes, não lhes arrancou mais nenhuma pena, o tempo suficiente para eles começarem comer, agora esta sozinha, cheia de vida não para na gaiola, capaz de levar com o macho mesmo toda depenada,(as penas do corpo já vão rompendo)agora vai ter de ficar ate ao fim de Agosto numa gaiola antes de ir para a voadeira.Se não visse não acreditava. Os filhotes já comem sozinhos e estão salvos, foi pena não a ter despido 2 dias antes.

2 comentários:

Francisco Rey disse...

Boa Noite!!
O que eu aprendo consigo, depenar a femea!!:P Parece cruel mas pelos vistos funciona e ela fez o mesmo aos filhotes. Claro que com tantos casais é normal que surja algo fora do normal.
Já tive 10 casais mas nunca tive comportamentos desses por parte dos meus canários. Estou a ver que tive muita sorte.
Tenho mesmo que lhe fazer uma visita pois à uma semana para cá estou a achar cada vez mais bonitos os seus CASTANHO OPALA AMARELO MOSAICO e estou a ficar indeciso entre criar essa raça ou CASTANHO AMARELO MOSAICO! O problema é que vou estar mesmo limitado a 1 casal para começar :(, mas a ideia mais tarde é só ter uma raça, por isso esta indecisão! Conto com a sua opinião.

Um grade abraço

Carlos Faisca disse...

Bom dia

O que eu fiz á femea não se deve fazer, isto que não sirva de exemplo para ninguém, eu é que me passei completamente.
O unico responsavel por que isto tenha acontecido fui eu, porque já devia de ter cortado a luz a elas,mas o problema é que chego a casa ás 18.30 h,mais coisa menos coisa.
Dou papa ás femeas que tem filhotes e vou para a garagem das voadeiras, onde tenho de dar agua e alpista, aqui há sempre que fazer, e quando dou conta são mais das 8h,só depois é que vou á garagem de criação novamente, acabar o que falta.

Os opalas são os canários que mais mudam com a muda.Quem não esta habituado a cria-los nem tem a ideia de como mudam tanto depois de mudados.

As duas raças são compativeis meu amigo, nem eu podia ter castanhos opalas amarelos mosaico sem ter tambem os castanhos amarelos mosaicos, senão como é quue eu fazia de vez em quando uns portadores.

A base da minha criação são os castanhos amarelos mosaicos e os castanhos vermelhos mosaico.
Enquanto tiver uns bons exemplares classicos(homozigoticos), posso de vez em quando, e quando achar ser necessario fazer uma ninhada de portadores, que possam melhorar no que eu achar ser necessario.
Posso acabar com as alguma das minhas mutações de phaeo, opala ou pastel, que os classicos serão sempre os ultimos.
Pode me visitar quando quiser, durante a semana depois das 18.30h apanha-me quase de certeza sempre nas garagens.

Um abraço

Carlos Faisca