quarta-feira, 14 de julho de 2010

PREÇO DOS MEUS CANÁRIOS

Praticamente todos os dias tenho criadores ou potenciais criadores a mandarem-me mails a perguntar preço dos meus canários.
Mas uma grande maioria deles ou não tem a noção do que é necessário despender com os nossos canários, para eles estarem de perfeita saúde, para já não falar do valor que tenho que despender quando preciso de adquirir algum canário para introduzir no meu plantel, nem do investimento necessário para melhorar as instalações, que cada um faz como pode, mas sempre com a intenção de as melhorar ano após ano.
Para já não falar do que se gasta para participar em provas Internacionais ou Mundiais, e no meu caso ainda tenho a agravante da deslocação, levar e buscar, e muitas delas sózinho, mas isso são outras contas, e isto afinal é um hobbie.

Quem quer começar a criar e não pretende ter qualidade, nem canários que façam alguma diferença, apenas querem criar para ver os filhotes nascerem como dizem, então não me devem mandar mails a perguntar preços, porque vão achar sempre caro, seja qual for o valor dos canários em questão.
Só quem os cria e leva este hobbie mais a sério, tem a noção do valor de um canário de qualidade, sendo o valor praticamente o mesmo, senão inferior ao de um canário adquirido em qualquer loja da especialidade.
Há centenas de novos criadores com blogs em Portugal, a quem podem fazê-lo.
Mas podem continuar a tirar as vossas duvidas, porque uma coisa nada tem a ver com a outra, estou sempre disponível para ajudar no que estiver ao meu alcance.

Vamos ser um pouco honestos com nós próprios, bom e barato não há, quem quer um pouco mais de qualidade, tem de pagar um pouco mais, seja no que for, ou não é assim.
Quando chegam ao fim de um ano de criações e olham para os vossos canários tirados, e não encontram sequer um canário que faça a diferença, então é porque algo correu mal meus amigos, como tal temos de tentar melhorar o nosso plantel para o o próximo ano.

Será que vale a pena andarmos a criar canários para encher as lojas, ou é preferível ter apenas alguns casais, mas que façam alguma diferença, e que no fim de mais um ano de criações, em que deixá-mos de fazer tanta coisa que gostaríamos, mas que não fizemos, porque não somos capazes de abandonar os nossos canários que com tanto carinho lhes dedicamos todo o nosso tempo livre ao longo do ano, olhamos e realmente ficamos satisfeitos com o que conseguimos obter.
Cada ano que passa, mais dispendioso se esta a tornar o nosso hobbie, como tal cada vez mais devemos apostar na qualidade, porque ao fim ao cabo gastamos exactamente o mesmo valor, e despendemos o mesmo tempo com canários de qualidade.
Quem não quer levar os seus canários á exposição do seu clube, ou outra qualquer exposição que participe e conseguir obter alguns prémios?

Quando chegamos ao fim de mais um ano de criações, que normalmente termina no fim das exposições que nós participamos, no meu caso será o Mundial, mas isso depende dos objectivos e das possibilidades de cada um, devemos meditar e sermos honestos com nós próprios, e ver o que temos que fazer, ou mudar para que no próximo ano consigamos melhorar, e se possível alcançar os nossos objectivos.
Claro que já o devíamos ter feito antes, mas mais vale tarde do que nunca.

Isto de criar canários por vezes não é como nós queremos, nem imaginamos, nem gostaríamos que fosse, como tal por vezes é preciso sermos honestos, principalmente com quem começa este maravilhoso hobbie, e chega aqui de boa fé, e passado 2 ou 3 anos , e por vezes nem é preciso tanto tempo para desistir, e nunca mais voltam a criar porque se sentiram enganados, ou talvez desiludidos.

Como tal para que isso não aconteça, quando se começa deve-se começar com poucos casais, uma ou duas raças, mas se possível com alguma qualidade, mas sobretudo com raças que por norma criem bem e de preferência s/factor vermelho, embora em todas elas encontremos bons e maus pais, para que possamos adquirir alguma experiençia e podermos ganhar o tal bichinho que nunca mais nos vai deixar indiferentes perante estas criaturas. Quantos criadores acabam, porque a vida por qualquer razão não lhes permitiu continuar, mas assim que surge novamente uma oportunidade recomeçam novamente, e normalmente ainda com mais vontade, porque embora tenham acabado, o tal bichinho não desapareceu, apenas ficou adormecido.

Não é preferível termos alguns casais da mesma raça, e conseguirmos tirar alguns exemplares para levar a concorrer do que ter em casa N de raças, e de casais, e não conseguirmos nenhum exemplar que achamos estar á altura de nos representar em qualquer exposição.

Quem quiser um dia realizar o seu sonho neste hobbie, dependendo dos objectivos de cada um, também não queiram começar a criar este ano, e ser campeões do Mundo logo no próximo, não quer dizer que isso não seja possível, mas isso é quase um milagre.
Temos de ser pacientes, tentarmos melhorar ano após ano, e sermos suficientemente humildes para reconhecer os nossos erros, para não voltarmos a comete-los, e mais importante que tudo, ter uma grande força de vontade, e acreditarmos sempre em nós.

2 comentários:

Francisco Rey disse...

Boa tarde!!

Eu incluo-me neste lote " Quantos criadores acabam, porque a vida por qualquer razão não lhes permitiu continuar, mas assim que surge novamente uma oportunidade recomeçam novamente, e normalmente ainda com mais vontade, porque embora tenham acabado, o tal bichinho não desapareceu, apenas ficou adormecido."

Eu cheguei a ter 10 casais e um viveiro construído por mim onde conseguia estar em pé e de braços abertos (um orgulho :P). Mas vim estudar para Faro e por cá fiquei. Tive que deixar esta minha paixão de lado. Recentemente mudei de casa e assim que vi que tinha algum espaço a ideia de voltar a ter canário foi crescendo, crescendo. O meu problema é que a minha namorada não gosta de aves em gaiolas ( adora ir ao lubo fotografa-las ).
Como já lhe disse a minha ideia é começar com um casal a ver se ela se habitua à ideia e que também fique a gostar da passarada. Enquanto só tenho "autorização" para um casal, o que tinha em mente era ter filhotes, o Sr. via se algum era especial e ficava com ele, pois não posso ficar com eles, os restantes logo se via o que fazer com eles. Depois diga o que acha do assunto.
Ah, quando lhe comprar o dito casal, gostava de ficar com uma lista de remédios e papas que costuma dar, pois quero que eles tenham os mesmo cuidados que lhes dá.

Muito obrigado e um abraço

Carlos Faisca disse...

Bom dia Francisco

A tua namorada não gosta de aves em gaiolas, eu tambem prefiro vê-las na natureza, mas se as queres observar , vê-las criar e tudo o resto tens de as ter em gaiolas, e ao fim ao cabo elas parecem ser felizes, porque já nasceram em gaiolas, como tal nunca tiveram oportunidade de viver na natureza, tendo quase a certeza que algumas delas não iriam sobreviver.

Vais ver que ela vai adorar ve-los a criar, e vai também fotografa-los, é uma questão de se habituar á situação.

Em relação aos remedios penso que para já não vais necessitar de dar nenhum, a não ser que venhas a ter algum problema na criação.
Eu dei medicamentos porque estava com problemas, que foram resolvidos com o "Fungizone"que vou dar novamente a todos no final de Agosto, para ficar descansado para o próximo ano em relação a este fungo(proventriculite)que afectou bastantes criadores, alguns deles sem saberem o que tinham.

Em relação aos canários, se queres criar e continuar deves começar com pelo menos 2 casais, e preferencia da mesma raça, seja ela qual for.

Um abraço
Carlos Faisca