sexta-feira, 9 de julho de 2010

REDUÇÃO DE CASAIS PARA O PRÓXIMO ANO

Eu tinha um pressentimento que com umas temperaturas tão elevadas como estão, algumas fêmeas iriam abandonar os filhotes, só não acerto no totoloto,só mesmo se fosse um milagre, porque eu já não jogo há alguns anos.
Alem das temperaturas elevadas se manterem, durante a noite a humidade ultrapassa os 70%, descendo depois para os 50% durante o dia. Este ano o tempo não tem ajudado mesmo nada na criação de canários.
Amanhã que é sábado, vou passar mais fêmeas e machos reprodutores para as voadeiras, e quanto mais cedo os passar todos para as voadeiras,melhor,porque nesta garagem a temperatura é normalmente 3ºmais elevada do que na outra garagem onde tenho as voadeiras.
Hoje há hora do almoço, enquanto estive a dar a papa,entre as 13h,e as 13.45h,mesmo com o sistema de ventilação em funcionamento, não me sentia bem com tanto calor que estava no canaril, quantos mais os canários.

As criações ainda não estão terminadas,mas eu já estou saturado, faz no domingo dia 11 de Julho,precisamente 4 meses que os juntei, e ainda não falhei um único dia, nem vez nenhuma no canaril, tenho lá ido 3 vezes por dia, uma media de 6 h diárias durante a semana, e quase todo o dia ao fim-de-semana, mas mesmo assim não tenho conseguido dar conta do recado, e olhem que já estou habituado a estas andanças.

Este ano cometi demasiados erros, como tal estou a pagar uma factura muito elevada.
Só espero que alguns deles me sirvam de lição.
Desde a introdução de tantos canários e de os comprar a diferentes criadores, á quantidade de casais que criei, ao tratamento e preparação para a criação, parece-me que falhei em todos os capítulos.
Espero que os meus problemas e tudo o que eu passei este ano, também possa ajudar alguns de vocês, porque é com essa intenção que eu escrevo no meu blog.

Quase todos nós cometemos alguns erros, normalmente são excessos devido á nossa paixão por este hobbie, mas na maioria das vezes o pessoal não tem coragem de os admitir. É por essa razão que por vezes quando pergunto como correu a criação, quase nenhum criador admite que algo correu mal, escondendo sempre os seus problemas, o que por vezes é mau, porque com atitudes destas não podem ser ajudados, nem melhorar os seus conhecimentos, nem vão evoluir como criadores.

Primeiro ponto, neste novo canaril tenho de acasalar 1 mês antes do que no outro devido á temperatura,depois o aumento de 80 casais para os 145 casais,de um ano para o outro,e ainda ter ficado com mais algumas fêmeas de reserva, foi uma autentica loucura.
Esta quantidade de casais só funciona se não tivermos mais nada que fazer,(tipo reformados, ou quem não trabalhe) mesmo assim tem de correr tudo bem, para dar conta em perfeitas condições esta quantidade de casais,o que no meu ponto de vista terão de ser 2 pessoas a tratar para que se consiga tirar optimos resultados.

Eu este ano adquiri, e montei 145 novos viveiros da terenziani, bom sistema de ar, 2 ioniozadores(vou colocar mais um no próximo ano, no canaril de criações,totalizando 3).Vou colocar mais outro no das voadeiras,para aqui ficar com 2, ambas as garagens estão revestidas de azulejo branco, meti duas cubas de inox de 0.80 cm com x 0.50 cm de larg,onde lavo tudo, o que melhorou e em muito as minhas condições como criador.
Mas o problema é que o meu tempo disponível é exactamente o mesmo que o ano passado, como tal o ideal seria ter feito os mesmos 80 casais.
Talvez com gaiolas e voadeiras de auto-limpeza, penso que tenha capacidade de fazer os 105 casais, mas para isso tenho que os acasalar no máximo em meados de Fevereiro, e ter tudo nas voadeiras nos fins de Junho, os mais atrasados a meio de Julho, e tirar no máximo de 500 canários por ano

Tenho de ter coragem para separa-los quando este nº for atingido, e será mais ou menos esta quantidade que tenho de ter em conta, se quiser continuar a ter os canários como hobbie, senão passa a ser uma obrigação que não posso dizer que não, mesmo que não esteja com muita vontade, ela tem de aparecer porque eu não consigo sair do canaril e deixar as coisas para fazer. Normalmente quando tenho um pouco de tempo para mim, é para traçar as "coordenadas"no meu sub-consciente do que devo fazer no dia seguinte no meu canaril.

Embora as minhas novas gaiolas da terenziani tenham bastante menos espaço do que os meus anteriores viveiros, o que é pena, se não fosse este sistema de auto-limpeza, não tinha dado conta do recado, como tal se conseguir vender todas as minhas voadeiras e antigos viveiros,irei meter voadeiras também elas de rolo.

Outro ponto assente é que para o próximo ano penso criar com "apenas"105 fêmeas, que ocupam 3 dos meus corredores de 35 gaiolas cada um, sendo no meu entender, e por tudo aquilo que se tem passado este ano no meu canaril, a quantidade máxima que eu tenho capacidade de controlar em condições, sem chegar á saturação.
Reduzi já este ano o meu pedido de anilhas para menos 200 em relação ao ano passado, já com a intenção de reduzir a quantidade de casais. Se por qualquer razão não os conseguir vender, ficam nas voadeiras, mete-los á criação é que não.

2 comentários:

Francisco Rey disse...

Boa Noite!

O Sr. Faísca a falar em reduzir de 145 para 105 casais e eu a negociar com a minha namorada fazer criação com 1 casal (já aceitou) e com sorte talvez aceite dois, vamos ver!!

Ando todo contente porque já construí 2 gaiolas de criação, só tenho uma duvida: qual a distancia do poleiro ao tecto (por causa da copula) e a distancia do poleiro aos lados da gaiola (para não estragarem as penas da cauda)??
Desculpe estar a fazer perguntas tão elementares mas já aprendi tanto com o seu blogue, que quero aprender sempre mais.
E alguém que humildemente admite que erra de certeza que também está sempre a aprender. ;)

Só mais uma coisa, quanto ao meu problema com a PETVENDAS, eu não vou deixar de encomendar, pois tudo o que mandei vir chegou em óptimas condições e os preços são sem dúvida muito competitivos, tive foi azar com parte da encomenda.

Agora que as coisas estão a calmar, tenho que lhe ir fazer uma visita um dia destes!!

Abraço

Carlos Faisca disse...

Boa tarde SrºFrancisco

Se puder fazer 2 casais e se os fizer, faça-os da mesma raça,sempre tem mais hipoteses de obter crias.
Venha me visitar e fica logo a saber a distancia dos poleiros.
altura assim de cabeça,uns 20 cm, e a distancia para não bater com o rabo entre 8 e 10 cm.
Hoje estou toda a tarde,mas amanhã vou logo cedo para a praia.
Estou tambem cá durante a tarde.
Um abraço

Carlos Faisca