segunda-feira, 5 de julho de 2010

TEMPERATURA CHEGA AOS 33º NO MEU CANARIL.

Esta semana tem estado muito calor por cá. Ontem ás 10h da manhã, o termotetro marcava 33º no canaril das criações,no das voadeiras marcava um pouco menos(29,5º),parece ser um calor insuportável, podem não acreditar mas tenho ainda bastantes fêmeas com filhotes,umas com filhotes já fora do ninho,e outras ainda com filhotes acabados de anilhar,ate tenho ainda algumas com filhotes acabados de nascer.

Até eu estou a ficar surpreendido com os meus canários este ano. Já não estou a deixar iniciar o choco, as que estão a chocar,e quase a terminar já que estão, se elas se sentem bem, vou deixa-las acabar o choco, mas se por qualquer razão abandonarem os ovos ou os filhotes, vão logo para a voadeira, conforme vou vendo os ovos goros, divido os filhos de outras que tem 4 ou 5,e tenho as fêmeas quase todas com 2 filhos, apenas uma ou outra com 3.

A continuar assim a temperatura, algumas fêmeas vão abandonou os filhotes(penso eu), nunca criei com uma temperatura destas e a correr tão bem. Posso vos dizer sem grandes euforias porque muitos deles ainda nem comem sozinhos, e estou á espera a toda a hora que elas comecem a abandona-los. Já anilhei os 700, que tinha estipulados tirar este ano, numero que nunca me passou pela cabeça conseguir atingir há 2 meses atrás.Foi pena alguns machos que contava com eles me terem falhado todas as posturas.

Este ano estou a pensar começar a vender algumas das minhas voadeiras,e os meus viveiros anteriores depois da muda, para comprar algumas voadeiras de rolo, da mesma marca dos meus viveiros(terenziani)com as medidas das minhas.
Começo por comprar uma bateria para o meio da garagem,depois com o tempo quero ter todas as minhas voadeiras com o sistema de rolo, como os meus viveiros. Para quem tem poucos casais e tira 200 ou 300 canários, tudo bem,mas para que cria já com um nº de casais consideráveis,tem de adoptar o sistema de rolo. Posso vos dizer que foi a melhor coisa que fiz.
Alem do sistema de rolo estou a pensar comprar logo c/sistema de agua nas voadeiras, foi pena não ter logo experimentado nos viveiros.

Este fim de semana não fui á praia, no sábado depois de terminar de ver o jogo Argentina-Alemanha, fui até ao aero buscar a minha prima Dina e o marido que chegaram de Paris.(trouxe-me os frascos que lhe pedi de"FUNGIZONE"para eu fazer novamente o tratamento a todos lá para meados de Agosto,para não voltar a ter o problema por cá) Voltamos para minha casa para vermos o jogo da Espanha-Paraguai.
Fiquei bastante triste por o Brasil ter sido eliminado, e tive imensa pena também da Argentina,eram as 2 selecções que eu mais gostava de ver jogar, e que gostava que ganhassem,o futebol tem destas coisas.
A partir de agora, já tanto se me faz, como se me fez, já não estou preocupado com qual das selecções vai ganhar.
Como gosto de ver um bom jogo de futebol, e já faltam tão poucos ate acabar o Mundial, faço tudo para os poder assistir, mas sem sentimentos.
O Domingo foi dedicado em exclusivo á passarada, ainda pensei em ir de manhã á praia, mas depois não tinha tempo para deixar tudo pronto. Tive a limpar os viveiros, trocar e lavar os estrados, e tudo o resto que faço todos os dias.

6 comentários:

Filpe Brito disse...

ola sr. faísca.
fico contente por saber que as coisas voltaram ao normal no seu canaril. li que está a pensar vender voadeiras. eu poderia estar interessada em comprar.se m poder enviar umas fotos das voadeiras agradecia. vou-lhe deixar o meu e-mail: fr_brito@hotmail.com
ja agora como administra o fungizone?
cumprimentos
filipe brito

Carlos Faisca disse...

Boa noite SrºFilipe

Só posso vender lá para Novembro,depois da muda,e até lá ainda faltam alguns meses, este ano só vou dispensar 2 modulos com 4 voadeiras cada um de 1.20 x 0.50 x 0.50. as fotos estão no meu blog N delas. se realmente adquirir voadeiras de rolo,e que achar que merecem o investimento,logo vendo depois todas as outras que tenho para meter tudo voadeiras com rolo,mas isso só no proximo ano.

De qualquer maneira primeiro vou vender os viveiros que são 40,embora metade já estejam encomendados para outubro,como tal só ficam 20 disponiveis,mas como ainda falta muito tempo não estou preocupado com o asssunto,porque agora fazem-me falta.

Dei 0,5 cl para 1 lt de agua.

Um abraço
Carlos Faisca

Francisco Rey disse...

Boa Noite!

Acho que o seu trabalho é tratar da passarada e o seu hobby é ir das 9h às 17h para a EDP descansar!! :)

Tenho que lhe dizer que o seu blogue é muito famoso, o Sr. da Petvendas mandou-me um email todo indignado por ter comentado o atraso na encomenda mas esqueceu-se de pedir desculpa pelo mau serviço que prestou.
Eu procuro trabalho na área de Eng. Ambiente será que alguém que leia este blogue me pode ajudar, sou bom trabalhador!! :)
Ainda à dois meses estava o Sr. todo indignado com os correio por causa do atraso com o fungizone, as coisas que temos que aturar.

Quando a temperatura voltou a subir lembrei-me que as suas garagens deveriam estar um "forno", mas pelos vistos com a sua dedicação tudo está a correr muito bem.
Não deixe fugir nenhum castanho amarelo mosaico porque ainda vem algum aqui parar ao quintal dos patos da vizinha e assim já não lhe compro nenhum... ;)

Um grande abraço

Carlos Faisca disse...

Bom dia SrºFrancisco

O calor esta-me a trocar as voltas.
Tenho femeas que já abandonaram os filhotes, e outras os ovos, a temperatura teima em não baixar,como tal as criações estão a terminar para mim.
Ainda consegui uma boa 2ªcriação, a 3ª já era, e só não os passei ainda para o lado das voadeiras porque não tenho tido tempo,tambem gosto de ver FUTEBOL,em principio só no fim-de-semana.

Eu nunca comprei nada á PET VENDAS,mas ainda ontem falei com um grande amigo meu(o ProfºCintra) que recebeu mercadoria deles,há poucos dias, e pelo que falei com ele gostou do serviço,e do preço.

Eu não me posso pronunciar sobre esse assunto,porque por enquanto ainda não lhes comprei nada,mas não quer dizer que não o venha a fazer, tudo depende de preços, porque eu quando compro por norma tenho de adquirir quantidade de qualquer produto que compre.

Em relação á EDP,eu bem que tento sair cedo,mas ainda não consegui sair este ano antes das 18.20h.
A minha media é sair ás 18.30h,para ás 19h estar a dar comida aos canários.
Pode dizer-se que venho descansar do stress dos canários nas criações,talvez porque estou sentado.
Mas preferia de longe trabalhar na rua, do que estar fechado há quase 2 anos,mas temos de estar sempre disponiveis para mudanças,e eu desde que me consiga me manter a trabalhar em Faro,para poder dar papa aos canários há hora do almoço,mudo para qualquer departamento de boa vontade,mesmo que tenha de aprender sempre coisas novas.
Depois de andar 25 anos na rua,sim porque entrei para cá em 1983,são muitos anos meu amigo.
Mas antes de vir para cá já criava canários(fazia mestiços e tinha harz,mais conhecido por rolers,era o que criava quando era garoto)
Vendia-os na altura quando tinha 15 anos a 400 esc.cada um para a loja,mas em pouco tempo o preço subiu para 2000 esc,(tambem porque melhorei a qualidade e conheci outros potenciais compradores)e em 1985 já os vendia a 2500 esc,para a loja do centro comercial,amarelos, brancos recessivos e bronzes intensos.
Em 1995 o SrºVitor Pincanço pagava-me a 3.500 esc.nessa altura os canários tinham valor,na altura já tinha as raças que mantenho alem dos agatas topazio amarelo e vermelho mosaico.

Passados uns 15 anos,algumas comidas triplicaram, outras nem por isso, tira-se muito menos canários, e o preço desceu para menos de metade.

Unknown disse...

Boa noite amigo Carlos.

Fico contente , depois de tanta contrariedade que teve, conseguir anilhar o numero de aves que desejava.Eu sabia que ia dar volta a situação..

Boa muda..

Um abraço,
Vitor Monteiro

Carlos Faisca disse...

Boas amigo Vitor

Consegui anilhar os 700,mas com o calor alguns já se foram,e penso que ainda vou perder outros.

A minha sorte foi na 2ªcriação a temperatura não ser tão alta, seenão este ano tinha sido para esqueçer.Assim pode ser que depois de ter perdido algumas batalhas, não ter perdido a guerra.

Sei que gastaste todas as anilhas.
È bom sinal, quer dizer que foi um bom ano para ti.
Boa sorte para a muda e mais ainda nas exposições.

Um abraço

Carlos Faisca