segunda-feira, 30 de agosto de 2010

VIAGEM DE REGRESSO AO FIM DA TARDE DA ILHA DA CULATRA PARA OLHÃO






O barco da carreira que nos leva para a Culatra, vai depois á ilhas do Farol, embora a ilha seja a mesma(ilha de Santa Maria, e tem aproximadamente 6 km de comprimento) distanciando á volta de 2,5 Km, a 3 km do Farol á Culatra, demorando o barco a fazer este percurso á volta de 10 mn, mais coisa menos coisa, atracar e sair o pessoal, são 45 mn para quem vai de Olhão e sai na ilha do Farol.
Mas no regresso quem apanha o barco na ilha da Culatra vai ter de ir ate á ilha do Farol, esperar que o pessoal que vai para lá saia, e depois esperar que todo o pessoal que esta na ponte á espera do barco, entre para regressar a Olhão, depois de mais um dia passado na praia, e só depois é que arranca para Olhão. Posso vos dizer que estas praias da ilha de Sta Maria(Culatra e Farol)são para mim as praias no Algarve com a agua mais limpa e cristalina. Tem uma certa logica, porque ficam mais metidas no oceano, basta ver no mapa, alem de que para lá se chegar, só de barco.
Tambem para quem aprecia um bom peixe e marisco fresco apanhados no proprio dia, aqui nestes restaurantes da ilha, encontra de certeza.

Como tal para regressar é preciso por vezes mais de uma hora, o que é um pouco saturante, como tal o avô dos meus filhos, que vive nesta ilha e que foi pescador durante toda a vida, e já há uns bons anos que deixou de ir ao mar, desde que se reformou, faz questão de nos levar de regresso no seu barco de fibra ate Olhão demorando a viagem apenas uns 10 mn, quando a maré esta cheia e dá para ir a direito pelos ariais (zona de viveiros), que quando a maré baixa e escorre, fica um imenso areal á vista, mas quando a maré sobe tem água suficiente para que as pequenas embarcações possam por lá passar encurtando quase para metade a viagem, embora os barcos de grande porte tenham na mesma de contornar as boias, que assinalam a zona mais profunda, quer seja na baixa ou na praia mar.

Desta vez acabei por nem sequer ter tempo de ir ate á praia, que fica do outro lado da ilha, e que se demora á volta de 10 mn a pé, seguindo por uma passadeira de madeira que vai atravessando a ilha, do lado da ria ate á costa, sendo quase 1 km de distancia.
Embora tambem possamos ir pela areia,demorando mais algum tempo, como é natural.
Estive com os meus cunhados, primos e pessoal amigo no café, como quase já nem apareço na ilha devido aos canários, sabem como é, conversa pra qui conversa pra li, mas ainda tive tempo para dar uma pequena volta pela ilha, e para variar ainda fui ver canarios.

VIAGEM DE BARCO DE OLHÃO ATE Á ILHA CULATRA





Continuo a ter muito trabalho com os meus canários, senão tivesse com tantos é que era de admirar. Este fim-de-semana não limpei as gaiolas, porque tirei o fim-de-semana para "descansar dos canários" sim porque continuei a dar-lhes a papa e restante comida, mas não fiz o que costumava fazer aos fins-de-semana(limpar as gaiolas)
No sábado ainda dei Ivomec a mais alguns,mas ainda me faltam uns 150,vamos ver se ate ao fim-de-semana já tenho dado a todos, porque hoje e amanhã depois de sair do trabalho, quero limpar todas as voadeiras, mas sem trocar os estrados, esses só troco no próximo fim-de-semana.

O meu pessoal de vez em quando vai passar o domingo á ilha da Culatra, mas eu devido ao "compromisso" que tenho com os meus canários, com imensa pena minha, este verão não tenho ido. Este ano ainda não tinha lá ido, a ultima vez que lá tinha estado, foi no Natal passado, que é onde tenho passado os meus Natais nos últimos vinte e tal anos.
O problema é que o barco que costumamos ir sai de Olhão ás 11h da manhã, mas temos de lá chegar pelo menos meia hora antes para estacionar o carro e comprar o bilhete, durante o mês de Agosto já sabem como tudo coisa funciona no Algarve.

Na viagem de barco para a Culatra que demora entre 25mn e meia hora depende do barco que nos levar, tirei umas fotos sobre a praça, o hotel e a zona ribeirinha. envolvente ao novo hotel de 5 estrelas da cidade de Olhão.

DOMINGO PASSADO COM A FAMILIA NA ILHA DA CULATRA




segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FEMEA CASTANHO PASTEL CORTA AS UNHAS

Neste fim-de-semana limpei mais uma vez todas as voadeiras e troquei todas as grelhas. Já vai dando para ver qualquer coisa agora que a muda vai avançando, embora já os crie há alguns anos, estou a gostar bastante dos meus clássicos este ano, tanto nos amarelos como nos vermelhos, este ano estou a notar bastantes melhorias, principalmente no tamanho, oxidação e largura das melaninas, estão sem duvida a super as minhas expectativas, embora alguns ainda estejam bastantes atrasados, mas já dá para ver que houve melhorias significativas.
Só vou tirar fotos quando lavar as gaiolas do canaril da criação, e ter separado os canários para os viveiros, penso que só lá para meados de Setembro, se tudo correr como penso. Este ano por o que estou a ver, nos clássicos vou ter material para levar tanto a Reggio Emilia, como ao Mundial. Embora tenha mais quantidade de amarelos para escolher, devo ter tirado cerca de 80 castanhos amarelo mosaico.

No sábado quando passei junto a um viveiro de criação, reparei que havia sangue nos poleiros e uma poçazita de sangue no papel do rolo. Nesse viveiro estava uma fêmea pastel c/dois filhotes c/27 ou 28 dias, c/ duas unhas cortadas, e a sangrar bastante, já nem estava a ligar aos filhos, nem sei se um deles irá escapar.

Agarrei nela e desinfectei-a, depois meti betadine, mas o sangue não estancava, estive algum tempo a segurar a ferida c/uma compressa c/betadine a ver se parava de sangrar, mas nada, como tal tive de usar o método antigo, antes que perde-se a fêmea.
Fui buscar um isqueiro e meti a chama uns segundo na ponta dos dedos onde as unhas estavam cortadas, e de seguida passei o meu dedo molhado, e resolvi a situação.
Ficou um ligeiro cheiro a chamuscado, mas salvei a fêmea, que era o mais importante, as unhas já estavam perdidas. Hoje estava bem, vamos lá ver se não deixa de dar de comida aos 2 filhotes.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A QUEM COMPRAR CANÁRIOS

Se fosse tão linear comprar um ou dois casais a um campeão, mesmo dos melhores canários desse criador, e no ano seguinte ser logo campeão.
Se fosse assim tão fácil, alguns criadores italianos e outros grandes criadores que vendem todos os anos os seus canários,não obtinham mais prémios, porque muitos deles vendem tudo o que expõem, e continuam a ganhar nos anos seguintes, então como me explicam isso?

Sim porque se forem verificar os resultados dos Mundiais dos últimos 10 anos, ou do Internacional de Reggio Emília em Itália, vão verificar que numa determinada raça, os criadores a obter os prémios são praticamente sempre os mesmos, não quer dizer que não apareça um ou outro criador de vez em quando, e que entre neste lote de criadores de elite que praticamente na raça x ou y ganham quase sempre. Porque difícil até não é ganhar uma vez, bastante difícil é continuar a ganhar.

Conseguir formar uma linha numa raça com qualidade, leva anos a consegui-lo, não é assim tão fácil como parece, é preciso ter material e alguma sensibilidade, e alguma sorte á mistura.
Claro que para começar temos de adquirir os melhores exemplares possíveis dessa raça, porque assim já estamos a avançar bastante, poupando alguns anos de trabalho, o que nem sempre é possível, ou porque não encontramos o que queremos, ou encontramos e não nos vendem, ou porque o preço fica acima das nossas posses.

Onde vamos encontra esses canários, é óbvio que será a casa de um criador que nos últimos anos tenha obtido nessa raça mais prémios em Mundiais, que quer queiramos quer não, praticamente todos os grandes criadores por norma nunca faltam a este evento, salvo uma ou outra excepção devido á data em que é feita a exposição, ou porque não tinham os seus canários em forma naquele momento.
Na minha opinião um pouco tarde, principalmente para nós que temos um clima mais ameno, e queremos criar em Fevereiro.

Para mim penso que o Mundial devia ser feito na 1ªsemana de Janeiro, no máximo ate dia 15 de Janeiro, o que dava pelo menos 2 semanas antes do que ele é organizado, mas isso é a minha opinião, e vale o que vale. Se é feito nesta data é porque quem o organiza tem razões para isso, e eu como qualquer criador que queira participar só tenho é de ter os meus canários no pico de forma para essa altura, o que por vezes nem sempre é possível.

Cada criador tem a sua perspectiva em relação a formar um plantel, e a melhorar uma determinada raça, e há alguns conceitos fundamentais que cada um interioriza, que por vezes são dificies de transmitir, mesmo que se queira.
Senão vejamos, porque é que há criadores que levam anos a comprar canários da melhor qualidade que encontram, e aos melhores, e tem no seu canaril canários de qualidade acima da media, por vezes ate melhores do que os de quem ganha.
Mas quando chegam aos grandes palcos, há hora da verdade raramente conseguem obter prémios, porque falta qualquer coisa, essa qualquer coisa, pode ser muito pouco, mas o suficiente para não ganhar, sim porque cada vez é mais difícil obter qualquer prémio em grandes exposições, todos querem ganhar, porque se não ganham no próximo ano vão ter menos procura, tendo de descer o valor dos seus canários,como tal tem de continuar a ganhar.
Quase todos os criadores que participam em Mundiais tem boa qualidade, senão não participavam, salvo uma ou outra excepção, como tal as diferenças entre aves cada vez são menores, mas todos sabemos que saber escolher e saber prepara-los também é bastante importante.

Por exemplo, quando estamos a escolher os canários para acasalar, que para mim é a chave do jogo, claro que se não tiverem lá qualidade e alguma quantidade, a coisa torna-se mais complicada, para não dizer quase impossível, há certos pormenores que nós criadores vamos absorvendo ao longo dos anos, e que é difícil a um criador que começou o ano passado conseguir logo absorver em pouco tempo, os conhecimentos de um criador que já leva anos disto. Eu já crio há alguns anos, mas mesmo assim todos os dias estou a aprender, dando-me a sensação que cada vez percebo menos disto.

É evidente que não é na hora de acasalar que se escolhe os reprodutores.
Eles já foram escolhidos após a muda, e antes de se iniciarem as vendas, e guardados para que não se dispensem a ninguém, principalmente as boas fêmeas.
As fêmeas são para mim o segredo do sucesso de um bom ano de criação, e são elas que eu escolho em primeiro lugar, ficando "sempre,mas sempre" com algumas de reserva, não vá haver algum azar.
Encontrar um bom macho á venda numa exposição não é difícil, mas encontrar uma boa fêmea meus amigos, é quase impossível, quem as tira guarda-as para ele.
Pode haver uma grande crise, mas se precisarmos de uma boa fêmea em Abril ou maio, porque a nossa por qualquer razão foi-se, quem nos vende? quem é que nos dispensa uma com a qualidade da que tínhamos? nem pensar! nesta altura do campeonato só se tiver algum problema.

É evidente que um criador que tira muitos canários de uma raça e de boa qualidade não pode ficar com todos em casa, como tal, tem de dispensar a alguém os que lhe sobram, que á prior alguns deles são semelhantes aos que ficam para ele, basta ver que podem ser ate irmãos, como tal irão dar de certeza bons filhos como é evidente, mas dai ate termos logo a sorte de tirar um ou outro excepcional ainda vai um bocado.

Penso que são necessarios 3 a 4 anos, e por vezes até mais, depois de começarmos a criar uma determinada raça, com o mínimo de 3 casais de qualidade, e de termos entre 10 a 15 casais a criar dessa raça, se for bem trabalhada, e de tirarmos uma certa quantidade de filhos, iremos obter bons resultados, antes disso acho um pouco difícil.
Mas nada é impossível.Boa sorte para as exposições que se aproximam.

HOJE SALTOU-ME A TAMPA

Ontem no Fórum do Canaricultura Tuga, o único que eu visito assiduamente, mas parece-me que não vai ser por muito tempo, porque há sempre quem não me compreenda, e isto dos canários tem mais que se lhe diga, eu que o diga, eu não estou aqui para fazer inimigos, mas sim para fazer alguns amigos. E mais que tudo entreter-me com o hobbie que gosto e faço há muitos anos, e se antes não havia Fóruns, nem Blogs para ajudar a criar canários, se deixar de participar no Fórum, ou de escrever o que me vem á cabeça no meu blog, vou continuar na mesma a criar os meus canários.
Assim que eu achar que estou a mais, deixo de o visitar como fiz com o Fórum Almada, desde um post em que fui atacado(ate o apagaram).
Entretanto de vez em quando, o SrºLeandro Leitão mandava-me um mail a tentar convencer-me a aceitar ser moderador dos canários de cor, eu como é evidente nunca aceitei, se calhar ate não aceitava na mesma, mas não deixava de visitar o Forum e a participar sempre que achasse oportuno, como o fiz ate então.
Nunca lhe disse o porque, dei sempre desculpas do tempo disponível, o que ate é mais que verdade, não é fácil dar conta de tantos bicos, mas cá me vou arranjando, mas quando queremos uma coisa, arranja-se sempre um tempinho, nem que seja ao fim do dia.
Tudo isso aconteceu apenas porque num post falei do Benfica, clube do meu coração, alguém do Fórum não gostou, dizendo que o Fórum era para falar sobre canários e não de futebol, não lhes tiro a razão, mas havia tanta gente que lá escrevia e não dizia nada, que eu vi logo onde estava.

PREÇO DOS MEUS CANÁRIOS:

Alguns criadores ficaram todos chocados com o valor que eu coloquei pelas minhas aves no meu blog,(valores entre os 40 e 50 eur), que podem ser baratos em relação a canários vendidos por outros criadores a 15 ou a 20 eur,mas também podem ser caros em relação a outros canários vendidos a 150 ou a 200 eur.
Há muitos anos que o meu preço é este, mesmo antes de ganhar qualquer prémio Internacional, é evidente que quem comprar uma determinada quantidade de casais, faço sempre uma atenção, depois mandam indirectas nos Fóruns. Eu compreendo que o país esta em crise, e que os canários não tem todos a mesma qualidade, e que a vida esta difícil. Os canários são meus, só eu sei o que gasto com eles, e mais ou menos o preço que que tenho de os vender para tentar fazer face a todas as despesas ao longo do ano, e se não valem-se eu não pedia. O que me deixa indignado é depois dizerem que ao estrangeiro x ou y pagaram, ou pagam ate o dobro.

CRIAÇÃO DESTE ANO:

mesmo depois de todos os problemas que tive, esta foi a minha melhor época de criação de sempre, tanto em quantidade, como me esta a parecer a qualidade, embora seja ainda muito cedo para ter certezas, mas em relação ao "castanho" e oxidação que é o factor mais importante nos meus canários, melhorei bastante em relação ao ano passado, já salta á vista, mas penso que os outros criadores também melhoraram.
Neste momento estou a dar o IVOMEC a todos,mas como só estou a sair perto das 19h do trabalho, tenho pouco mais de hora por dia para lhe ir administrando na coxa o referido produto, estou a dar a uns 150 canários por dia,que são 10 voadeiras. Também para não saturar, e porque tenho outras coisas a fazer na garagem,os que levam o IVOMEC, ficar sem banheiras durante mais ou menos uma semana.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A CONTINUAR ASSIM NÃO VOU TER PROBLEMAS A DISPENSAR OS MEUS CANÁRIOS

Na sexta-feira ao fim da tarde o meu amigo Reinaldo convidou-me para ir com ele e o SrºVitor Batista,que é o presidente do clube de Olhão, visitar o ginásio dos Bombeiros de Vila Real de StºAntonio, que é onde vai ser efectuada a exposição do Clube dos Avicultores do Algarve este ano.
Gostei do pavilhão, é alto e tem bastante luz natural, bem situado geograficamente, se fugir algum canário é que vai ser mais complicado apanha-lo, penso que vai ser uma boa exposição, aconselho a todos os amantes deste hobbie a visitarem a exposição.
Eu em principio não devo participar este ano no evento, porque é um pouco cedo para mim, e depois nesse fim-de-semana estou a pensar ir ao Internacional Costa del Sol em Torremolinos.

Antes atravessamos a ponte do Guadiana,e fomos visitar o Clube Ornitológico de Ayamonte. Comprámos lá algumas sementes, eu comprei perilha e semilha para germinar, eles compraram alpista e mistura.
Quando já estava de saída do Clube encontrei o nosso conterraneo que vive em Ayamonte, o Filipe Lagarto.

Saimos de lá e viemos jantar á Altura, depois fomos então ver o pavilhão dos Bombeiros.

Na sexta às 7h o Reinaldo passou pela minha garagem para me apanhar,mas eu descuidei-me e ainda estava de volta dos canários, com a pressa, uma porta de uma voadeira prendeu, deixando-a completamente aberta.(sem eu dar por isso)
Mas como ao fechar a porta da garagem os canários ficam na penumbra, nenhum deles saiu da voadeira enquanto a porta da garagem esteve fechada, ainda para mais que eram 7h da tarde, quase noite dentro da garagem.

Sábado de manhã por volta das 8h fui dar papa aos canário que ainda tenho nos viveiros, mas esqueci-me de uma vasilha na garagem das voadeiras, entretanto fui busca-la,mas deixei a porta da garagem entreaberta.
Como a luz do dia entrou pela garagem, os canários que estavam na voadeira começaram a ir para a rua, e entretanto eu estava a dar a papa descansado nos viveiros.
Demorei uns 15 mn, assim que saio á rua levando a papa para dar aos das voadeiras, deparo-me com uns quantos canários á porta da minha garagem.
Meti as vasilhas da papa no chão e fui logo fechar a porta da garagem, e logo de seguida apanhei o que estava mais á mão, depois joguei uma toalha que entretanto estava ali mesmo á mão e apanhei outro,mas entretanto todos os outros fugiram.
Há uns anos quando não tinha árvores aqui mesmo á beira da garagem, normalmente salvo algumas excepções apanhava os canários que fugiam, porque logo á saída não tinham nada para se esconder, agora eles vão logo para as árvores e chapéu, não há nada a fazer, embora eu ainda tenha conseguido apanhar 1 que foi para a árvore,mas que se limitou a ficar nos ramos baixos, os outros arrancaram para cima.
Chamei os meus filhos para me ajudarem, entretanto ainda andei atrás de um,mas vi que não havia hipóteses, voltei á garagem para verificar quantos tinham ido de ferias, e quais eram. assim que abri um pouco aporta apercebi-me que andavam mais a voar lá dentro, como tal entrei rápido e fechei a porta. Dentro da garagem estavam 7, como tinha apanhado 3 eram 10, quer dizer que me tinham fugido 5 castanhos vermelho mosaico.
Mas passado mais de meia hora a minha filha gritou por mim porque estava um canário na janela da casa de banho, ela com a vassoura afugentou-a, sim porque era uma fêmea que eu depois viria a apanhar com a ajuda de um enorme chapéu de palha.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

AS MINHAS CRIAÇÕES ESTÃO NA RECTA FINAL

Hoje de manhã ás 7h quando cheguei ao canaril o termómetro já marcava 29º,mais 2,5º do que ontem á mesma hora, nem quero imaginar qual a temperatura neste momento.
As minhas criações estão praticamente no fim, embora ainda tenha algumas fêmeas com filhotes já fora do ninho, e dois grupos de canários que foram um pouco depenados pelas mães que ficam mais 2 a 3 semanas para empenarem convenientemente, antes de os meter nas voadeiras.

Depois de algumas contrariedades, principalmente no inicio, mais precisamente na 1ª criação, que só consegui aproveitar 150 filhotes, depois tive uma óptima 2ªcriação, conseguindo á volta de 400 filhotes nascidos em Maio, a 3º e ultima criação, veio já um pouco tarde, principalmente para as fêmeas mais atrasadas, devido ao calor que se fazia sentir no meu novo canaril, mesmo assim ainda consegui anilhar 770 filhotes este ano, mais 100 do que o ano passado, o que foi mais ou menos o que eu tinha pensado tirar no inicio da época, mas que nunca pensei conseguir tal quantidade depois de tantas contrariedades.
Mesmo tendo jogado nos finais de Julho bastantes ovos fora, porque a temperatura aumentou muito rápido, e também porque já estava a ficar tarde para os preparar depois para as exposições que se aproximam. Para o ano tenho de acasalar um mês mais cedo, se tudo correr como espero lá para o fim-de-semana de 12 a 13 Fevereiro, ou logo no outro seguinte quero acasala-los.

Este ano tem estado demasiado calor para os canários, como tal temos de ter atenção redobrada com a agua nos bebedouros. Eu alem de trocar a agua dos bebedouros todos os dias, todas as manhãs troco a agua das banheiras.
Tenho uma banheira por voadeiras, como tal tenho 64 banheiras ás quais troco a agua todos os dias.

Como estou a pensar no inicio de mês de Setembro lavar e desinfectar o canaril das criações, mesmo aqueles filhotes que já fizeram 1 mês de nascidos, vão ficar mais 2 semanas c/ 2 ou 3 gaiolas abertas para se habituarem a voar antes de passarem para as voadeiras.

Este ano ainda não vacinei os meus canários contra a varíola, porque me descuidei um pouco, nas ultimas semanas não tenho conseguido arranjar as vacinas poulvac, mas tudo aponta que no final do mês já as tenha em casa, vacinando logo assim que cheguem.

FOTO MACHO ISABEL PASTEL AMARELO MOSAICO

FOTO MACHO ISABEL PASTEL VERMELHO MOSAICO

terça-feira, 10 de agosto de 2010

FOTO FEMEA AGATA PASTEL AMARELO MOSAICO

FOTO MACHO AGATA PASTEL AMARELO MOSAICO


FOTO FEMEA AGATA PASTEL VERMELHO MOSAICO

FOTOS MACHOS AGATA PASTEL VERMELHO MOSAICO



FOTO MACHO NEGRO PASTEL AMARELO MOSAICO

FOTO FEMEA NEGRO PASTEL VERMELHO MOSAICO

FOTO FEMEA CASTANHO PASTEL AMARELO MOSAICO

FOTOS DE MACHO CASTANHO PASTEL AMARELO MOSAICO

FOTOS FEMEAS CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO



FOTOS MACHOS CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO



segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FIM-DE-SEMANA SEM PRAIA

Passou mais um fim-de-semana, desta vez não fui á praia, porque no Domingo o sol teimou em não aparecer, embora o dia estivesse abafado, como tal o meu pessoal não quis ir á praia, o que para mim ate me fez imenso geito.
Dei umas voltas á noite, mas desta vez pela minha cidade, que este ano esta muito frequentada pelos espanhóis.

Aproveitei para limpar todas as voadeiras e trocar as grelhas, como só tenho 24 grelhas, que dão para 3 módulos com 4 voadeiras cada um, fui trocando as grelhas e trocando as folhas de jornal de três em três módulos. Depois de trocadas, metia as grelhas algum tempo de molho, em agua quente c/ lexivia e um pouco de detergente liquido dentro das cubas de inox, para amolecer e mesmo fazer saltar logo a caca dos canários agarrada aos arames dos estrados, facilitando em muito assim a limpeza. O tempo ainda deu para trocar uma parte dos poleiros, os que troquei lavei-os logo e deixei-os a secar, para que mais logo ao fim da tarde os possa trocar, tive tambem a visita de alguns amigos.

Embora os machos já estejam todos nas voadeiras, ainda não passei todas as fêmeas, porque algumas tem os filhotes ainda com pouco mais de 20 dias, e como só no fim do mês de Agosto é que preciso de vazar a garagem de criações para a lavar e desinfectar, assim como ás minhas 145 gaiolas de criação, tenho tempo para as passar para a garagem das voadeiras.

Há praticamente 1 semana que adicionei ao corante que comprei em Itália, cartaxantina, nas proporções de metade/metade, e como era de prever o vermelho agora já esta com outro aspecto, agora sim já estou a gostar do que estou a ver.
Estou a dar 8 gr de corante cada vez que dou papa, ou seja duas vezes por dia, dou de manhã entre as 7.30 e 8.30h e depois á hora do almoço entre a 13h e as 14 h da tarde, mais ou menos a mesma quantidade de germinado e papa, além de ter sempre á discrição uma vazilha em todas as voadeiras c/ papa semi-humida c/ uma media de 10 gr de corante por kg de papa.

Embora seja contra a minha filosofia meter os preços dos canários no blog, este ano optei por meter, também para não ter de responder a tantos mail de criadores que pretendiam saber qual o preço que eu estou a pedir este ano pelos meus canários. Quem me adquiriu canários o ano passado sabe bem que os valores se mantém.

Assim todos os criadores, ficam a ter uma ideia dos valores que eu peço pelos meus canários. Embora eu saiba dantemão que estamos numa época de crise, sendo qualquer valor caro para quem quer adquirir um ou outro casal, o problema é que este ano tudo aumentou, e depois atendendo á qualidade dos mesmos, e a tudo o que envolve uma criação com sucesso, penso que o valor que estou a pedir pelos meus canários ser acessivel mesmo a quem se vai iniciar neste hobbie.
Depois é sempre preferível gastar mais alguns euros, e ter no seu canaril alguns canários de bom sangue.