segunda-feira, 30 de agosto de 2010

VIAGEM DE REGRESSO AO FIM DA TARDE DA ILHA DA CULATRA PARA OLHÃO






O barco da carreira que nos leva para a Culatra, vai depois á ilhas do Farol, embora a ilha seja a mesma(ilha de Santa Maria, e tem aproximadamente 6 km de comprimento) distanciando á volta de 2,5 Km, a 3 km do Farol á Culatra, demorando o barco a fazer este percurso á volta de 10 mn, mais coisa menos coisa, atracar e sair o pessoal, são 45 mn para quem vai de Olhão e sai na ilha do Farol.
Mas no regresso quem apanha o barco na ilha da Culatra vai ter de ir ate á ilha do Farol, esperar que o pessoal que vai para lá saia, e depois esperar que todo o pessoal que esta na ponte á espera do barco, entre para regressar a Olhão, depois de mais um dia passado na praia, e só depois é que arranca para Olhão. Posso vos dizer que estas praias da ilha de Sta Maria(Culatra e Farol)são para mim as praias no Algarve com a agua mais limpa e cristalina. Tem uma certa logica, porque ficam mais metidas no oceano, basta ver no mapa, alem de que para lá se chegar, só de barco.
Tambem para quem aprecia um bom peixe e marisco fresco apanhados no proprio dia, aqui nestes restaurantes da ilha, encontra de certeza.

Como tal para regressar é preciso por vezes mais de uma hora, o que é um pouco saturante, como tal o avô dos meus filhos, que vive nesta ilha e que foi pescador durante toda a vida, e já há uns bons anos que deixou de ir ao mar, desde que se reformou, faz questão de nos levar de regresso no seu barco de fibra ate Olhão demorando a viagem apenas uns 10 mn, quando a maré esta cheia e dá para ir a direito pelos ariais (zona de viveiros), que quando a maré baixa e escorre, fica um imenso areal á vista, mas quando a maré sobe tem água suficiente para que as pequenas embarcações possam por lá passar encurtando quase para metade a viagem, embora os barcos de grande porte tenham na mesma de contornar as boias, que assinalam a zona mais profunda, quer seja na baixa ou na praia mar.

Desta vez acabei por nem sequer ter tempo de ir ate á praia, que fica do outro lado da ilha, e que se demora á volta de 10 mn a pé, seguindo por uma passadeira de madeira que vai atravessando a ilha, do lado da ria ate á costa, sendo quase 1 km de distancia.
Embora tambem possamos ir pela areia,demorando mais algum tempo, como é natural.
Estive com os meus cunhados, primos e pessoal amigo no café, como quase já nem apareço na ilha devido aos canários, sabem como é, conversa pra qui conversa pra li, mas ainda tive tempo para dar uma pequena volta pela ilha, e para variar ainda fui ver canarios.

Sem comentários: