segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FEMEA CASTANHO PASTEL CORTA AS UNHAS

Neste fim-de-semana limpei mais uma vez todas as voadeiras e troquei todas as grelhas. Já vai dando para ver qualquer coisa agora que a muda vai avançando, embora já os crie há alguns anos, estou a gostar bastante dos meus clássicos este ano, tanto nos amarelos como nos vermelhos, este ano estou a notar bastantes melhorias, principalmente no tamanho, oxidação e largura das melaninas, estão sem duvida a super as minhas expectativas, embora alguns ainda estejam bastantes atrasados, mas já dá para ver que houve melhorias significativas.
Só vou tirar fotos quando lavar as gaiolas do canaril da criação, e ter separado os canários para os viveiros, penso que só lá para meados de Setembro, se tudo correr como penso. Este ano por o que estou a ver, nos clássicos vou ter material para levar tanto a Reggio Emilia, como ao Mundial. Embora tenha mais quantidade de amarelos para escolher, devo ter tirado cerca de 80 castanhos amarelo mosaico.

No sábado quando passei junto a um viveiro de criação, reparei que havia sangue nos poleiros e uma poçazita de sangue no papel do rolo. Nesse viveiro estava uma fêmea pastel c/dois filhotes c/27 ou 28 dias, c/ duas unhas cortadas, e a sangrar bastante, já nem estava a ligar aos filhos, nem sei se um deles irá escapar.

Agarrei nela e desinfectei-a, depois meti betadine, mas o sangue não estancava, estive algum tempo a segurar a ferida c/uma compressa c/betadine a ver se parava de sangrar, mas nada, como tal tive de usar o método antigo, antes que perde-se a fêmea.
Fui buscar um isqueiro e meti a chama uns segundo na ponta dos dedos onde as unhas estavam cortadas, e de seguida passei o meu dedo molhado, e resolvi a situação.
Ficou um ligeiro cheiro a chamuscado, mas salvei a fêmea, que era o mais importante, as unhas já estavam perdidas. Hoje estava bem, vamos lá ver se não deixa de dar de comida aos 2 filhotes.

2 comentários:

José Martins disse...

olá amigo Carlos!
esse método do isqueiro já não se usa!

o amigo vai à farmácia e compra stop sangue.
é um pó que estanca hemorragias!
poês um bocadinho esfregas... e já está! e os bichitos sofrem menos!

um abraço.

p.s.: como sei que alguns questionam os preços do que é bom vou tentar arranjar uma foto de pasteis filhos dos teus passaros que vieram para Mafra para os septicos perceberem...

um abraço
José Martins
Canaril D'Mafra
Stam: BZ 02

Carlos Faisca disse...

Bom dia amigo José Martins

Sinceramente desconhecia o stop sangue.

Acabei por tirar o preço dos canários,para não arranjar mais problemas.

Este ano melhorei bastante o castanho dos meus pasteis, no fim-de-semana se tiver tempo logo tiro umas fotos ás voadeiras.
Eu costumava tirar do meu telemovel, que tinha uma boa imagem,mas infelismente parti o ecran, a minha maquina tem pouca qualidade, já tem uns anos não dá para ter bem a noção exacta dos canarios.
Em outubro vamos ver se invisto numa maquina de qualidade, porque os canários merecem.

Um abraço

Carlos Faisca