sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SEXTA-FEIRA 25 FEVEREIRO ABRI TODAS AS GRELHAS

Pois é, nem sempre as coisas são como pensamos, ou como queremos. Hoje de manhã acabei por abrir todas as grelhas de separação, não os conseguia "aguentar" mais. Afinal acasalei sexta-feira e não sábado, agora é só bombar. Vamos ver como corre a 1ªcriação, porque este ano não fiz muitas das coisas que costumava fazer.
Não dei desparasitante, praticamente não dei nada, apenas Baytril, não cortei uma única pena a nenhum macho, nem fêmea. Vamos ver a percentagem de ovos galados, se se justifica ou não aparar um pouco. Vou tirar duvidas, como estou a casalar mais cedo do que o costume, penso ter tempo para isso, porque se não resultar, tenho de aparar um pouco, como costumo fazer todos os anos.
Este ano estou armado em preguiçoso, como tal estou a fazer o mínimo possível, vamos ver se resulta ou não!!!

Embora goste de ver nascer os filhotes, é a parte que menos gosto neste hobbie, devido á "obrigação" de ter de dar papa várias vezes ao dia, e sempre numa aceleração brutal. É que quando começam a nascer, por vezes nem dou conta, a sorte são as bolas coloridas nas gaiolas,que me ajudam a controlar a situação.

Assim que meto a fêmea no choco, pinto a bola duma cor, e meto logo o dia do inicio do choco, e o dia em que nascem os filhotes, de maneira legível, para que ao dar a comida, ou ao passar os olhos possa logo verificar rapidamente.

Assim que nascem, faço algumas trocas, e tento deixar em media 3 filhotes por ninho, e o próprio arame em que vem as anilhas, penduro-as na gaiola, para saber que estão para anilhar, e não me esquecer.
Depois de anilhados, faço outra grande bola a caneta de feltro de outra cor, para saber que já estão anilhados.

Aponto tudo na etiqueta de imane, que esta pendurada em cada gaiola, e só depois de terminar a 1ª criação é que passo para o livro, e coloco novo papel na etiqueta, não posso andar a apontar casal a casal senão não fazia mais nada.

Guardo todos as etiquetas ate final da criação, porque no fim ficou sempre algo que não passei para o livro de registos que me vai ajudar a descobrir alguns filhotes mais duvidosos.

Antes de começar as vendas e a minha escolha faço um mapa grande com todos os nº de anilhas e aponto a raça e os pais, através do nº casal.
Claro que ao lado tenho de ter outro mapa com o nº dos casais, assim como o nº das respectivas anilhas.
Já me tinha esquecido, para achar tudo mais rápido faço uma bola de cada cor por raça, e pinto a lápis da mesma cor o mapa dos pais,para facilitar a busca.

Tenho um suporte, onde meto o material para elas fazerem os ninhos,(utilizo apenas jutta) claro que uma ou outra não o sabe fazer, ou não quer,(desperdiça montes de material e não mete nada dentro do ninho)essas eu vou ter de as ajudar, assim como algumas fêmeas, principalmente na 1ª criação vão meter os ovos na grelha, mesmo com o ninho feito. Quem tem tantas fêmeas, algumas fazem-me umas partidas, mas já estou habituado. Normalmente todas essas partidas são registadas na tal etiqueta.

Sem comentários: