quinta-feira, 3 de maio de 2012

NÃO ESTA FACIL!!!

Bom dia, este ano talvez tambem devido ao factor tempo, não me esta a ser fácil dar a volta a situação.
Neste momento o meu problema são os ovos brancos, (nunca me tinha acontecido um ano assim)porque os filhotes pequenos deixaram de morrer nos ultimos dias, o que se notou logo a diferença dos canários anilhados, mas mesmo assim penso que as minhas perspectivas se mantem em relação a quantidade de canarios que irei tirar este ano.

Estamos no inicio de maio, e estou praticamente a meio da criação, e pelos que tenho anilhados ate ao momento penso que este ano vou tirar menos uns 40% ou 50%, do que o ano passado com a mesma quantidade de casais, embora este mes de maio seja crucial para o desenrolar dos acontecimentos.

Como devem de calcular não vou baixar os braços, mas o meu tempo disponivel tambem não me tem ajudado muito. No domingo vou passar os meus primeiros canários nascidos este ano, para as voadeiras. Prefiro deixa-los mais uns dias com o pai, antes de os separar. Por vezes pensamos que já estão prontos, e afinal não é bem assim, e depois vão-se a baixo, por norma passo-os por volta das 5 semanas de vida.
Comem perfeitamente papa e perilha, mas não descascam bem a alpista ou outras sementes, e isso também é importante.

Este ano era para ter reduzido a quantidade dos meus casais, mas como tal não foi possivel, continuo com exactamente os mesmos do ano passado, vamos ver se o consigo fazer já na proxima epoca de criações.
Estou a pensar acabar com os canários de factor amarelo, mas isso irei decidir mais tarde. Tenho e que reduzir os meus casais, nem que isso implique acabar com 1 ou 2 das minhas raças.
Espero que as vossas criações este ano, vos estejam a correr melhor do que a mim. O que me vai dando mais vontade de tentar dar a volta á situação, são alguns filhotes que vão surgindo que fazem a diferença.
Mas ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre isso. Boa sorte e espero que ña proxima vez que aqui escreva possa estar mais optimista.

2 comentários:

joel coelho disse...

boas sr carlos voce vai dar a volta por cima vai ver,as contas sao feitas no fim!o tempo e que nao ajuda em nada!
abraço joel coelho

Carlos Faisca disse...

Ola Joel

Pois!!mas este ano não estou com tanto tempo disponivel como o ano passado, e paciencia tambem e menos. Desde que consiga tirar alguns dos que tinha intenções de o conseguir já fico satisfeito.

De qualquer forma preciso fazer menos alguns casais ja na proxima epoca, para não ter tanto trabalho.
Boa sorte para as tuas criaçoes.
Um abraço
Carlos Faisca