domingo, 13 de maio de 2012

SEMANA PARA ESQUECER!!!!

Por onde querem que eu começe!!
Calor....ummmm,  desde há uns 3 dias só tenho 30.5º, desde bem cedo dentro do canaril das criações, porque o sol bate na garagem ate quase ás 15h da tarde, entretanto desce para os 28º durante o fim-da-tarde e a noite!!
 A humidade!! essa Senhora desceu tanto nos ultimos dias, que durante o dia anda entre os 38 e 32%, e á noite vai ate os 45%, o que e optimo. Com essa nem me preocupo mais, ate já desliguei o desumidificador, embora não o traga para casa, porque daqui a dias, as coisas podem inverter-se, e ele vir a ser preciso novamente......

Nem sei como começar.
No ultimo fim-de-semana as temperaturas estavam mais amenas, embora a humidade estivesse alta, a rondar os 75%,  nada que o desumidificador a trabalhar todo o dia não resolva, conseguindo estabeliza-la entre os 50 e os 55%.
Como tal foi o melhor fim-de-semana desta epoca, eu nem estava a acreditar, e de repente anilhei mais do que ate eu pensara, ou me pasara pela cabeça, as anilhas começavam a gastar-se, parecia que as coisas se estavam a querer encaminhar meus amigos....

Mas a segunda-feira não me correu de feição, depois do almoço, tive de fazer um pequeno desvio de moto, porque tinha a estrada que vai para a EDP, cortada, penso que houve um acidente e estavão a mandar dar a volta, mas como ando sempre queimado!!!pudera com tantos casais, só podia mesmo.....
Meti-me por uns atalhos, onde apanhei uma descida de terra, com alguma gravilha, vinha a andar mais do que devia naquele sitio, devia de me ter distraido, e entretanto apanhei uns buracos, assustei-me!! eeee dei um ligeiro toque no travão da frente, quando dei por mim, já não a aguentei mais, e deixei-a ir..... e rebolei, e ela la andou um pouco mais!!!!!rsrsrs. pernas e mão desfoladas, mas nada de grave.

Nem sei como consigo dar conta do recado!!rsrsrs. Já não estou a dar......já troco os ninhos com filhotes e meto no casal errado, no outro dia estavam 4 mortos de frio.(meti-os na gaiola, mas na errada)e não meti um ninho numa femea que estava a por, mas ela coitada mete-o na mesma, só que na grelha!!!acontece.......
Hoje até tive vontade de ir para a praia, mas tava tão cansado que adormeci a seguir ao almoço.
Quando as coisas correm bem, tudo parece facil, o problema e quando nós vemos as coisas acontecerem, e sentimos que não somos capazes de dar a volta a uma situação que nós proprios causamos.
Mas não pensem que vou desistir!!! Vou continuar a tentar, ate conseguir dar a volta a isto, porque se não o conseguir, não é por eu não ter tentado, mas sim por não ter sido suficientemente inteligente para o fazer!!!!!!!
Vou sim deixar de dar algo ao bico a qualquer dos meus canarios.
ACABOU....
Fazer como tenho feito, e não perder tempo com aqueles que nascem para morrer!!!
Temos sempre uma esperança de aproveitar aqueles que mais gostamos, e que trocamos para a femea X, ou para a Y, mas entretanto acabamos por os meter na Z, todas elas de nossa confiança, na expectativa que uma delas os salvem, mas infelizmente nenhuma delas lhes da comida....é uma frustação vermos morrer aqueles filhotes, que nós mais queriamos que sobrevivessem.(é sempre assim) nos ultimos 3 ou 4 dias mandei para o lixo quase tantos como anilhei no ultimo fim-semana.
Mas como só contam os que sobrevivem, nem vale a pena pensar nisso.....

Estamos a meio de Maio, e daqui ate ao final de mais uma epoca de criação, é pouco mais de um mês, e para mim parece-me que já tenho quase a minha conta deste ano, embora haja sempre uma esperança de conseguir inverter o desenrolar dos acontecimentos.......o que acho pouco provavel!!

Eu sei que alguns de voçes, vem visitar o meu blog na esperança de saberem novidades, mas acreditem, que ultimamente não me tem aptecido escrever.
A 1ª criação ja esta toda nas voadeiras, e embora menos do que eu gostaria, tenho alguns que me agradam, vamos ver como ficam depois da muda. Já começei a dar o corante, e este ano pela 1ªvez, estou a dar a spirolina aos castanhos amarelos mosaico, vamos ver como vai ficar o tom do lipocromo.

Boa sorte para as vossas criações, e há que arregaçar as mangas, porque estamos na melhor altura da criação, ou conseguimos aguentar o andamento, ou ficamos para trás....
Parece-me que ninguem vai desistir, mesmo que tenham um furo, ou deem uma queda...rsrsrs, ha que montar e continuar, ate porque já não falta assim tanto!!

4 comentários:

KikoRey disse...

Boa tarde!! Sim, desde 4ªfeira tem estado muito calor aqui por Faro, queria agradecer pela dica que me deu ... não resolveu totalmente o problema porque agi tarde demais e só sobreviveu 1 dos 3 filhotes atacados pela mãe!!

As minhas duas fêmeas são umas maquinas de por ovos e os machos dão conta delas felizmente, mas este ano têm morrido crias... nunca me tinha morrido uma cria. :( Ainda para mais por ter só dois casais e ter mais tempo para eles e deveria solucionar todos os problemas e faz pena vê-los morrer.

Já tenho os filhotes da 1ª e 2ª ninhada na gaiola grande, tenho lipocromos vermelho mosaico... li que já estava a dar corante, como é a minha primeira vez com lipocromos não sem bem que lhes dar e quando lhes dar.

Espero que tenham sido só uns arranhões típicos de quem anda de mota e apanha alguns susto.

Para finalizar este meu longo comentário sendo de Faro e um admirador Seu, estou à disposição caso necessite de mão de obra nas alturas mais apertadas.

Abraço e vá pela sombra porque hoje está ainda mais quente que ontem.

Carlos Faisca disse...

Boa tarde
Acabei agora de escrever sobre o calor no blog.

Agradeço a sua disponibilidade, mas isto de criações, tem de ter a mão do criador!!
E depois se tudo corre-se dentro da normalidade, isto ate perdia a pica meu amigo.
Todos os anos surgem novos desafios, e nós temos de ser suficientemente inteligentes para os conseguir minimizar, pois é para isso que cá estamos.

Quanto a morte dos canários, eu ha tempos falei que este é um ano bissexto, e penso já estar tudo dito.
ha criadores que dizem que não lhes morrem canários, mas no final, parece-me que não é bem assim.
Eu não vou comentar quantos canários tenho anilhados, mas ainda estou longe dos 50% do ano passado, como tal este ano as minhas previsões vão bater mais que certo meu amigo.
Da queda desfolei as pernas, a dta atras é que foi queimada, e ficou bastante inchada, mas já esta quase pronta para outra!!rsrsrs

Um abraço

carlos faisca

Bruno Cartaxo disse...

Boa Noite Carlos,
Canarices à parte, desejo-lhe as rápidas melhoras e que esteja o mais rápido possível pronto para outra..iiii.. abraço Bruno Cartaxo

Carlos Faisca disse...

Ola Bruno

Obrigado, ja estou melhor, mas ainda não o suficiente para voltar a correr, como o estava fazendo, mas tenho caminhado quase todas as noites durante uma hora depois de sair dos canarios, para quando voltar a correr não me custar tanto. Penso que mais uns dias, e vou tentar.
Estou sempre pronto para mais uma, ou não continuasse a andar todos os dias de moto!!ahaha

Um abraço e boas criações.
carlos faisca