quarta-feira, 27 de março de 2013

HUMIDADE ESTE ANO ESTA AINDA A COMPLICAR MAIS.........

Não esta fácil dar a volta á minha situação desta vez, e depois a humidade que teima em se fazer sentir, não está a ajuda em nada.
Tenho 2 desumidificadores ligados 24h, mas mesmo assim, como o sistema de ventilação mete ar de 15 em 15mn, como o ar da rua está com uma humidade muito alta, não é fácil manter uma humidade sempre estável dentro do canaril.
Até já experimentei a dar papa ao bico, naqueles que eu gostava de poder salvar, mas no meu caso nunca funcionou, não era agora que ia funcionar. Não dou mais, perco muito tempo, e ainda me custa mais, assim ainda fico mais triste por ver que não os consigo salvar.
Até já tenho de receio de ir ver se os filhotes nasceram, e mesmo depois quando nascem, de os ir ver novamente. É uma situação complicada, tenho as voadeiras para lavar, mas a vontade que já era pouca, agora então!!! ainda é muito menos.

Continuam a me morrer uma grande quantidade de filhotes nascidos todos os dias, nos 2 primeiros dias de vida. Normalmente ninhos completos.
Ontem até 2 filhotes de opalas vermelhos já anilhados, estavam mortos em cima da grelha, morreram gelados, atá tinham comida no papo.
Como não reparei na noite anterior que tinham caido nas grelhas, paciência, mas isso é perfeitamente normal, devido ao brilho das anilhas, aparece sempre um ou outro na grelha, porque eles as querem retirar das patas, e como não o conseguem, arrastam-nos para fora do ninho, sem intenção de os jogar fora.
A humidade que se tem feito sentir só está prejudica, agravando ainda mais os problemas que estamos a ter na criação dos nossos canários. Penso que se o tempo melhorar, as criações também irão melhorar.
Nos últimos dias devido ao tratamento que tenho estado a fazer, já tenho tido alguns ninhos com ovos brancos. A 1ª postura esta quase terminada, penso que ate ao final do mês esteja terminada, vamos ver quantos irão conseguir escapar, nem quero dar palpites sequer, vamos ver o que me espera.
Tenho de ter calma, e ir tentando dar a volta á situação, sem inventar muito, senão não morrem da doença, vão morrer da cura.

2 comentários:

Ruben Teixeira disse...

Olá amigo Carlos, sou novo por aqui mas este texto põe-me mais triste pois comecei este ano a criar canarios e num ninho de 4 já so tenho um, é desanimador para quem começa mas vamos ter esperança e desejo-lhe muita sorte. Cumprimentos.

Carlos Faisca disse...

Boa tarde amigo Ruben

Eu por enquanto ainda não tenho a certeza do que tenho em mãos, mas os indicios levam-me para uma infecção gastrica, causada por bacteria(staphylococus aureus spp)

Vamos ver se ate ao final da criação consigo acertar com o medicamento!!!!
Entretanto vão nascendo e morrendo, ao 2ºdia de vida.
Não ha problemas iguais, cada ano aparece sempre um problema diferente, por norma mais a kem participa nas exposições onde vão centenas de canários oriundos de diferntes paises, como é o caso do Mundial.

Um abraço

Carlos Faisca