domingo, 2 de março de 2008

Paixão de garoto

A palavra mais indicada,talvez seja recomeçar,pois não era a primeira vez que iria criar canários.(em garoto ja tinha criado mestiços e uns harz.(canarios de canto).
Foi em 1990,na linda terra de bordeira que adquiri 3 fêmeas e dois machos amarelos.
Naquela altura os canarios criavam bastante,ou talvez a experiência em garoto tambem tenha ajudado.Lembro-me que no fim da temporada, levei uns 30 canarios para uma loja perto de minha casa.Com o dinheiro da venda, adquiri outras raças diferentes,entre elas o branco na altura dominante e o vermelho(eram mais salmões do que vermelhos,o shimmel era ás carradas).Iniciei a minha vida de criador com lipocromos.Foram com estas raças que eu criei em 1991,fazendo 12 casais.não havia espaço para mais, a marquise onde eu criava ate era bastante comprida mas a largura era pouca.A vista sim era magnifica(para a ria formosa),voltada a sul,o que ajudava bastante.Para mim era um record,conseguir tirar praticamente 100 canarios.Alguns tive de vende-los ainda na muda , pois o espaço tava limitado.Em Novembro de 1992,realizou-se em Faro,perto do Arco da Vila uma exposição de canarios,organizada pelo Clube de Avicultores do Algarve.Foi a minha primeira exposição,a partir deste dia fiquei ainda mais apaixonado por estas avezinhas.Dias mais tarde fui a Olhão, onde é a sede do Clube para me associar,e poder adquirir anilhas oficiais para os meus canarios.Ainda nesse ano adquiri os negros vermelhos intensos e mosaicos.( mais conhecidos por bronzes)e ainda amarelos mosaicos.Consegui dar a volta a minha mulher,e tornei-me o unico utilizador da marquise.Para alem dos 12 viveiros que ja tinha,mandei fazer mais 6,resumindo ia arrancar com 18 casais.O pior tava para vir,os canarios começaram a nascer,e só na primeira criação nasceram uns 50.A minha mulher tava passada,ja nem ela nem a minha filha tinham acesso a marquise.Ainda tive de mandar fazer 2 voadeiras com cerca de 2 metros cada,divididas em 3 partes iguais,para poder apanhar os canarios.Metias junto ao tecto por cima das portas de acesso a marquise,eram canarios demais para tão pouco espaço. Consegui dar a volta ao meu pai e acabada a muda, mudei os canarios para uma garagem dele,um pouco longe de minha casa.Para os meus canarios era o paraiso,18metros quadrados no 1º andar para a criação e a mesma area no r/c para a muda.De 18 casais passei para 25 casais,não sei se foi por a mudança, ou por terem mais espaço, o que é certo, é que foi a minha melhor criação de sempre,tirei 250 canarios.Entretanto ja participava nas exposições do clube,conseguindo logo ganhar alguns premios.No ano seguinte passei para 60 casais,e foi aí que tudo se complicou,foi uma grande mudança,mas lá me fui habituando à situação,cada vez era menos o tempo para a familia,ainda por cima já tinha mais um filho.As criações não paravam, e no ano seguinte aumentei mais 20 viveiros,eram 80 viveiros no primeiro andar, e duas grandes voadeiras no r/c ,uma para os de factor vermelho e outra para os sem factor,tavamos em 1995.tirei uns 600 canarios nesse ano.A minha garagem era a minha loja,eram outros tempos,havia dinheiro.Na altura criava com metade melânicos e outra metade lipocromos.Tinha para todos os gostos.Agata vermelho mosaico,agata amarelo mosaico,nas mutações opala e pastel com factor,negros vermelhos mosaicos e intensivos (bronzes)castanho classicos com e sem factor,a mutação opala e pastel,isabeis vermelho mosaico e já tinha alguns exemplares satiné vermelho mosaico, na altura bastante caros;ainda tinha os lipocromos( vermelhos,amarelos nevados e intensos,brancos recessivos,amarelos mosaico.O pastel apareceu na minha casa por acaso,foram 2 femeas,filhas de um casal de negros vermelhos mosaico disparou-me 3 fêmeas pastel,mas uma morreu.Fiquei um pouco confuso,mas obtive informações rápidamente sobre tal sucessedido,dizem que hà males que vêm por bem.Como sabem a mutação pastel e ligada ao sexo,neste caso o macho era portador de pastel,foi daqui que apareceram os pasteis no meu plantel.Gostei da raça e no ano seguinte adquiri 2 machos e 1 fêmea castanhos pastel e nunca mais a deixei Ganhei premios em todas as raças que criava,mas eram os castanhos opalas amarelos mosaicos os meus preferidos,e dos quais mais casais fazia.Em 1996 mudo de casa e de instalações tambem.O espaço reduziu,é onde estou actualmente mas os 80 casais ainda continuam.Em 1998 acabo em definitivo com os canarios lipocromo, os brancos recessivos foram os ultimos,fui perdendo o interrese aos poucos pelos lipocromos.Em vez disso começei com a mutaçao topazio na raça agata com e sem factor,era a moda da altura.Tirava entre 500 e 600 canarios,cada ano que passava era mais dificil tirar canarios,porque as raças eram mais complicadas,mas mais dificil ainda,era vende-los.A partir de mais ou menos 2002 cada ano tirava menos canarios.Concorri em Beja nos anos de 2002 e 2003,sendo o melhor expositor.Participei tambem no Nacional em Beja fazendo 9 premios.Em 2004 participei na exposição de Setubal ganhando mais de 20 premios.Em 2006 participei na 2ª exposição da Moita ficando em 4º lugar com 60 pontos.Foi tambem neste ano,devido a compromissos profissionais que pensei em acabar com os canarios.Vendi viveiros,metade das voadeiras e uma grande parte dos canarios.Foi a minha mulher que me fez mudar de ideias,pois comprometeu-se a dar comida,sempre que eu não pudesse.(só não limpava)já não era mau,era o que eu queria ouvir.Digam la que as mulheres não percebem.(enquanto está nos canarios não anda por aì)Teve de aprender depressa,porque eu fui mandado 11 semanas para Seia para fazer um curso de elecricidade na E.D.P.,e só vinha a casa de 15 em 15 dias.Atraves do telemovel lá lhe ia dando as coordenadas,não correu como se eu cá tivesse,mas podia ter sido pior.Participei em várias exposições em Silves e no meu clube,ficando sempre bem classificado.No ano passado,a minha mulher foi mais uma vez a minha salvação,foi ela que praticamente criou os canarios,não sei qual dos dois trata melhor,por isso a Medalha de Ouro no Mundial,posso agradecer-lha.Quantas vezes a familia ficou para 2º lugar,principalmente a partir desta altura,acabei ontem de encasalar os canarios,e ate ao fim de Junho,todo o meu tempo livre e para os canarios.Meus amigos não desistam,acreditem que um dia tambem iram conseguir ganhar uma medalha de ouro,para o ano irei tentar fazer ainda melhor.Um grande Abraço:
Carlos Faísca

Sem comentários: