quarta-feira, 5 de março de 2008

Preparação e momento para acasalar

Não vos vou dizer nada que já não saibam,mas sim apenas dar-vos a conhecer,como normalmente eu preparo e encasalo os meus canários.Cada criador é que sente,vendo qual a altura certa para juntar os seus canarios,ninguém melhor do que o próprio que os observa dia a dia,tem a noção da altura ideal para os encasalar.
No inicio,lembro-me que quando visitava um amigo que tivesse já os seus canarios a criar,voltava para casa e juntava-os tambem,quer tivessem em condições ou não.(a ansiedade era tanta,que não conseguia esperar mais tempo).Meus amigos não se precepitem,eu sei que todos estamos desejando de ver nascer os filhotes,mas temos de aguardar com paciência,á que saber esperar pela melhor altura.Dizem os antigos,que a altura certa para encasalar os canarios é após a chegada das andorinhas.
Para mim a altura certa,depende do tratamento que cada um faz aos seus reprodutores,assim como da temperatura e do factor luz.(sendo este último no meu entender talvez o mais importante)é atraves deste factor que influenciamos ou não o inicio da criação.Quando eu criava numa marquise,voltada a nascente, era praticamente obrigado a juntar os meus canarios em Janeiro,talvez também porque os tinha de separar nos finais de Maio,sendo dificil aos canarios continuarem a criar devido ao calor,começando bem cedo o sol a aquecer a marquise.De hà uns anos para cá, crio numa garagem voltada a Norte,com umas pequenas janelas onde o sol mal entra e que servem praticamente para a entrada do ar,como tal tambem não tenho grande interese em encasalar muito cedo.Primeiro porque acaba o meu tempo livre ,segundo porque embora as fêmeas estejam boas,os machos nem por isso e não tenho qualquer interese em ter uma quantidade significativa de fêmeas a chocar ovos goros,e na minha opinião as crias nascidas em Abril e Maio são as melhores para as últimas exposições.
O factor luz é importantisssimo.Não é fácil aguentar as fêmeas sem arrancarem qualquer pena,ou pôrem algum ovo até Março,isto só é possivel dando pouca luz aos canarios(entre 8 a 9h de luz por dia no máximo.)A partir do inicio de Fevereiro aumento diariamente entre 12 e 15 minutos,atraves da programação de um relogio ligado ás lâmpadas,atingindo mais ou menos as 15 horas na altura dos encasalamentos,mantendo o mesma numero de horas durante a criação. Um rápido aumento das horas de luz,pode provocar uma muda precoce em alguns canarios.
O ano passado encasalei só a 15 de Março,tambem porque tive á espera de novas gaiolas,a criação até não me correu nada mal.Boa sorte,sejam pacientes não se precepitem,tenham calma,uma boa primeira postura é fundamental .Este ano encasalei no passado sabado.
É com as fêmeas que eu mais me preocupo,são elas normalmente o sucesso da minha criação,algumas delas criam praticamente sózinhas.(tenho por habito não comprar fêmeas,nem levar as minhas reprodutoras ás exposições,salvo raras excepções)Escolho as minhas fêmeas logo no fim da muda,sempre quantidade superior aquela que vou precisar.
É entre meados de Dezembro e o Natal que eu inicio a preparação dos meus canários,(altura em que alguns criadores, já encasalaram os seus,)tambem porque nesta altura já vendi a maioria dos canarios que tenho para dispensar.Começo por desparazitar,(só o faço uma vez por ano)já hà alguns anos que dou "zentel",á venda em qualquer farmácia,volto a dar novamente 10 dias depois.Nos 2 dias seguintes após dar o zentel convem dar um complexo vitaminico,dou "protovit "da roche,á venda também em farmácias.Depois de dar água limpa durante 3 a 4 dias dou um medicamento para as salmonelas,há vários no mercado este ano dei o"salmocoli"da zoopan.Nesta altura,como só dou alpista,dou papa 2 vezes por semana,não exagero na quantidade,misturo semente de germinar á papa(dei orlux amarela seca durante alguns anos,este ano vou dar "Ce-De" acrescentando um probiotico e "calcio-lux"da orlux ),quem dá mistura talvez uma vez por semana seja suficiente,tenho sempre á disposição grit misturado com carvão mineral.Umas 3 a 4 semanas antes de encasalar dou vitamina E,costumo dar "seriferol"da latac,umas 3 vezes por semana,alternando com agua limpa.Este ano,nos finais de Janeiro,antes de começar a dar vitamina E,e depois de ter feito umas consultas sobre o assunto,além de um amigo me ter aconselhado,dei uma vez Ivomec,como prevenção para o piolho e para o ácaro da traqueia,uma gota na coxa de cada canario,retirando algumas penas para o produto entrar melhor,tambem hà quem dê no pescoço,fica ao critério de cada um.
Boas criações....
Carlos Faisca