terça-feira, 7 de julho de 2009

ESPECTATIVAS NAS EXPOSIÇÕES

Eu como qualquer outro criador,quando invisto num canário,ou num casal de canários,é sempre com a expectativa de que vou melhorar o meu plantel.

Não compro um canário por comprar,quando introduzo um canário no meu canaril,é sempre com alguma intenção,principalmente de melhorar algo no meu plantel,de introduzir algo que eu penso me faltar nessa determinada raça.
Embora quase sempre não consiga comprar o que preciso,porque ou não encontro,e quando encontro,por norma não me vendem.

Como tal,se me for possivel,tento comprar do mesmo sangue,(ao mesmo criador,se tiver algum que me possa dispensar)embora não sendo aquele,ou aqueles que realmente estava interessado, mas com alguma dedicação e empenho,e um pouco de sorte á mistura,pode disparar algum filhote,como aquele que eu queria adquirir a esse determinado criador.Quando isto aconteçe,valeu a pena o esforço e o investimento.

Sempre que consigamos melhorar o nosso plantel,penso que já valeu a pena o investimento.Nem sempre as melhorias apareçem logo no primeiro ano,por vezes são precisos 2 ou mais anos para que tal aconteça.Depende também com quem vamos acasalar o exemplar adquirido.

Ao fim ao cabo a quantia feita,na dispensa dos canários que todo e qualquer criador,tira a mais será para minimizar as despezas feitas durante a época de criação,e para voltar a investir noutros exemplares,para melhoria do seu plantel.

Se for possivel melhorar as instalações tanto melhor.
Por norma,e salvo uma ou outra excepção,adquirimos sempre mais caro,do que vendemos.
Mas como isto é um hobbie é perfeitamente natural que assim aconteça.

Cada ano que passa,mais caro se está a tornar este maravilhoso hobbie.Cada vez mais,temos de ser rigorosos na escolha dos nosso plantel.Só assim poderemos obter os tão ambicionados prémios.

Um criador dedica todo o ano aos seus canários,prescindindo de tantas coisas,para os preparar nas melhores condições possiveis,de os poder levar a expor.

Ao fim ao cabo,quase todos nós temos os mesmos objectivos,ano após ano,tentando sempre melhorar a qualidade,para ser possivel ,melhorar nas classificações.

Só o facto de podermos ver os nossos canários nas gaiolas de exposição, já nos dá uma enorme satisfação.Mas se por acrescimento esse mesmo canário for reconhecido pelo juiz que o julgou,e achou que ele era o melhor naquele momento,ou dos melhores entre outros da mesma raça, então a nossa alegria é ainda maior,pelo reconhecimento de que a nossa dedicação,empenho e carinho dispensados aos nossos canários,ao longo do ano não foram em vão.

Em 2008,depois de ter vendido uma parte dos canários classificados no Nacional de Famalicão,onde obtive 13 prémios,entre os quais 8 primeiros,mandei ao Mundial uma equipa de castanhos vermelho mosaico,uma equipa de castanho pastel vermelho mosaico e dois castanhos pasteis vermelho mosaico no total de 10 machos,era a minha primeira vez,e só os mandei porque o meu amigo Carlos Leandro,me insentivou.

O Meu castanho pastel vermelho mosaico,que tinha ganho o primeiro premio no Nacional,obteve a mesma pontuação em Hasselt na Bélgica,conseguindo a medalha de Ouro entre 25 canários inscritos nesta mesma classe.Todos eles chegaram ainda melhores do que foram.(toda a comitiva portuguesa foi 5 estrelas)

Como as minhas expectativas eram nenhumas,ou quase nenhumas,nem queria acreditar,quando vi na net que tinha obtido este tão importante prémio.A surpresa foi tão grande que as lágrimas correram-me como nunca me tinha acontecido em relação aos meus canários.

Este ano embora tenha melhorado a minha prestação no Nacional de Paços de Ferreira,obtendo 20 prémios,entre eles 10 primeiros,a minha prestação em relação aos castanhos pasteis,não foi muito famosa,obtive apenas um 1ºlugar equipas de machos,o que ficou muito aquém das minhas expectativas,deixando-me indeciso sobre se inscreveria algum destes exemplar no Mundial.

Embora soubesse da qualidade dos criadores Italianos,e de que a concorrencia ia ser enorme,não sendo nada fácil obter algum prémio em Itália,mas como os canários em casa não ganham.
Tinha de mandar os meus castanhos pastéis a Piancenza em Itália,mandei 3 equipas de castanhos pastel vermelho mosaico,no total de 12 machos,depositando alguma esperança na conquista de algum trofeo,principalmente por parte de uma das equipas.

Concorreram na classe stam de castanho pastel vermelho mosaico 20 equipas,e os 3 prémios ficaram em casa,3 criadores Italianos ,todos diferentes.As minhas equipas até não pontuaram mal:360,361,e 363 pontos,um pouco abaixo das minhas expectativas.O canário castanho pastel que poderia ir individualmente ao Mundial,tinha a anilha 555 ,e era para mim de longe o melhor de 2008,filho do campeão,morreu-me dias antes até do inscrever para o Nacional.

Já ouvi falar de muita coisa em Itália,mas quero acreditar que houve isenção nos julgamentos.
Não sei se sabem mas cada classe no Mundial,é julgada por dois juizes,um do país organizador,outro juiz estrangeiro,no meu caso calhou-me um juiz italiano como tinha de ser e um dinamarquês.

Mas pensam que vou desistir.Nem pensar,este ano foi só pena não ter pedido mais anilhas,e de ter já mais de 100 canários anilhados com anilhas de amigos entre eles vários castanhos pasteis,que foi a raça que deixei criar mais uma postura(3 no total).

Este ano perdi a cabeça,e estou a fazer um investimento na melhoria das minhas instalações em todos os capitulos.Este ano vou pagar a factura de ter começado tarde a criação,de ter feito tantas trocas de gaiolas pela parte de alguns casais,e de não dispender o tempo necessário com os meus canários devido ás obras feitas enquanto eles criavam.

Mas se tudo correr como espero,já nas próximas criações,posso tirar alguns dividendos do trabalho e investimento feito para a melhoria das minhas instalações.

Ainda é um pouco cedo para tirar ilações sobre a qualidade dos meus canários este ano,embora já vá notando que se vai destancando um ou outro exemplar,lá mais para os meados de Agosto,quando a muda já for mais avançada,é que espero poder começar a separar individualmente,para as novas gaiolas da terenziani ,encomendadas a semana passada,alguns dos meus melhores exemplares tirados este ano,para os preparar melhor para o Mundial.

Boa sorte para todos os portugueses em Matosinhos,espero que as vossas expectativas se concretizem.

Carlos Faisca

Sem comentários: