segunda-feira, 6 de julho de 2009

IVOMEC POUR-ON

Como vos tinha prometido,no artigo anterior,vou tentar dar algumas dicas sobre este vermicida,(IVOMEC POUR-ON)

Para mim o produto do mercado com resultados mais rápidos e eficazes,contra alguns parasitas internos(ÁCAROS)e parasitas externos.(PIOLHO VERMELHO,e PIOLHOS DAS PENAS)

ÁCAROS -Instalam-se nas vias respiratorias(traqueia e pulmões).

PIOLHO VERMELHO-Sugam o sangue dos canários,principalmente durante a noite(são vermelhos pequenos) propagam-se a uma velocidade incrivel,em casos graves provocam a morte dos filhotes e por vezes até dos próprios reprodutores,é uma praga terrivel,como tal temos de estar atentos.

PIOLHO DAS PENAS-Alimentam-se das penas,peles mortas.Ao abrirmos as asas,dos canários contra a luz,podemos verificar as penas ratas,sinal que os nossos canários têm piolhos na pena.
(Embora possam encontrar no mercado,outras marcas de produtos para o mesmo efeito. EX:)

CANI AVES,PULMOSAN,FLORA MUCIL,MEN FOR SAN,HIDROVIT,ALLAX,e OUTROS.

COMO ADMINISTRAR?

Podem deitar uma gota(abaixo da nuca do canario) as penas devem ser afastadas (abertas) de modo a facilitar a penetração do produto na pele da ave, ou em alternativa podem dar na parte interior da membrana alar.

Se necessário repita a operação 8 dias depois,deve ser repetida normalmente em casos graves,cada um é que sabe a dimensão do seu problema.Quem dá como prevenção,penso que dar uma vez,de seis em seis meses,seja suficiente.É o que faço e não tenho tido problemas neste capítulo.

Dizem para dar o produto 30 dias antes de acasalar os nossos canários.
Eu como prevenção,dou nos fins de Julho,inicio de Agosto,e volto a dar nos fins de Janeiro,alguns dias depois dos meus canários regressarem do Mundial.

Embora eu nunca tenha dado, enquanto os meus canários estão a criar, posso-vos dizer que um criador meu conheçido arriscou a dar,devido á grande quantidade de piolhos encontrados no canaril,deu apenas uma gota,e os resultados foram positivos,não afectando a sua criação.

Eu retiro algumas penas de uma das coxas,e com a ajuda de uma seringa(com a agulha)mas devem utilizar um conta-gotas,deito uma gota do produto puro,depois passo com a agulha por cima para espalhar melhor o produto,que entra rápidamente na pele atavés dos poros deixados em abertos,por algumas penas arrancadas.

Assim os nossos canários não serão afectados pelos piolhos vermelhos,piolhos das penas,e ácaros da traqueia num periodo entre três e seis meses.

PRECAUÇÕES:
1- Produto muito concentrado para a utilização em ornitologia
2- Evitar a sobre dosagem, pois pode provocar a esterilidade temporária nos reprodutores ou mesmo a sua morte em casos extremos.
3- Evitar a seu uso abusivo no período de reprodução, pode ocorrer a morte dos embriões ou esterilidade já mencionada.
4- Manter um plano de segurança pessoal, evitar o contacto com a nossa pele.
5- Respeitar um intervalo de segurança entre a vacinação.
6- Sempre que adquirir uma ave num criador devemos perguntar se a mesma já foi vacinada.
No caso de a resposta ser positiva devemos tentar saber á quanto tempo, neste caso não devemos voltar a vacinar a ave se decorreu um período pequeno.
Este produto pode ser encontrado á venda nas farmácias.

CONSELHO:Embora o produto tenha um grande prazo de validade.
Podem se juntar vários criadores,e dividir o produto entre vocês,porque um frasco dá para dar a várias centenas de canários,durante várias vezes,custa um pouco mais de 40 eur.

Sem comentários: