segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DESESPERADO Á ESPERA DAS GAIOLAS

Pois é!

Já eram para terem chegado no fim do mês,depois esperei que chegassem na sexta.
Mas afinal era hoje o dia da chegada,afinal parece-me que fica para amahã á tarde,ou quarta de manhã,não sei é qual a quarta.O problema é que embora a muda ainda não esteja acabada, preciso de separar os canários que pretendo expor,antes que se começem a picar.Embora estejam quase na penumbra.

Meus amigos quando encomendarem gaiolas,façam-no sempre com bastante tempo de anteçedência,porque os transportes por vezes armam-nos destas coisas.
Sabem como é,isto de viver no Algarve tem destas coisas,estamos no fim da linha.
Mas o nosso maior problema é quando queremos encontrar algo que precisamos,principalmente durante a criação.

Ou já acabou,ou estamos á espera,vem para a semana.Devido ao factor localização geográfica,aconselho a todos os criadores que vivem cá no Algarve,a comprarem a papa e todos os produtos relacionados com a criação antes que esta se inicie.Isto se quiserem continuar a dar a mesma papa e produtos,do inicio ao fim da criação.

Até parece que é o primeiro ano que dou corante aos meus canários.
Hoje morreu-me um macho pastel,com excesso de corante no figado.
Canário com quase 2 meses,só morrem da ultima criação.Pareço aqueles criadores maçaricos,que nunca deram corante na papa.Este de hoje até doia o coração,tinha um castanho incrivel,e o lipocromo estava como eu gosto,mas coitado não aguentou a doze.Quem tudo quer tudo perde.
Mas os da 1ª,e 2ªcriação estão a ficar á maneira.

É o 6 canario que me morre este ano por descuido,morrem quando estão a iniciar a muda,porque como são uns gulosos por papa,ou então porque não comem ainda bem as sementes.

Quem adquire um canário c/factor,por vezes quer que o criador os venda mais baratos do que os s/factor,mas não pode ser,além de termos de dar papa c/corante todos os dias(eu dou 2 vezes ao dia)os canários c/factor,criam menos bem do que os s/factor nas mesmas linhas.
Já não falando na parte economica do corante.Por esta razão é que cada vez menos criadores se estão a dedicar a canarios de factor vermelho.Que quando bem pintados,são de longe mais belos,do que os amarelos.

Eu falo por mim,estou a gostar tanto dos meus canários c/factor,que passo muito pouco tempo a observar os amarelos,é dar a comida e esta a andar.Embora também os ache bastante melhores do que os do ano passado,diferença mais notada,nos castanhos opalas amarelo mosaico.
Da qual se notam mais as melaninas principalmente nos machos.Esta sempre foi a minha raça preferida,mas não consigo ficar indiferente ao castanho e lipocromo dos meus castanhos pasteis.

Vão ter de esperar pelas fotos,porque sem gaiolas não há fotos.A não ser que tire mesmo a eles nas voadeiras.Então talvez amanhã se estiver disposto tire algumas,mas por agora só aos pasteis.Se encontrar uma gaiola propria para fotos que me agrade,irei compra-la,para poder frequentemente tirar fotos á pássarada,e poder meter no blog.

Um abraço
Carlos Faisca

Sem comentários: