terça-feira, 25 de agosto de 2009

FITOTERAPIA NA ORNITOLOGIA

A Fitoterapia
consiste no uso medicinal de plantas ou dos seus componentes activos para prevenir ou curar. Na realidade, o uso de plantas medicinais é o principio da medicina actual e muitas drogas usadas hoje são derivados sintéticos de origem vegetal. As plantas medicinais podem ser consumidas frescas ou de diferentes formas farmacêuticas, incluindo a infusão, decocção,tintura, xarope, creme, pomada, elixir, comprimidos, pílulas, etc.

Normalmente, os compostos úteis estão concentrados em algumas de suas partes e raramente toda a planta tem valor medicinal. No Ocidente, gregos e romanos já prestavam bastante importancia,ao poder curativo das plantas.

Por exemplo, Teofrasto escreveu dois tratados, o que constitui a mais importante contribuição da ciência botânica até ao Renascimento: Historia plantarum e De causis plantarum.

Mas sobretudo destaco Dioscorides, médico, farmacêutico e botânico da Grécia antiga, cuja obra De Materia Medica alcançou uma ampla divulgação e se converteu,no principal manual de farmacopeia durante toda a Idade Média e Renascimento.
Praticou a medicina em Roma,na época do Imperador Nero,ao serviço do qual que se tornou cirurgião militar, no exército romano, que proporcionou a oportunidade de viajar por todo o mundo e conhecer os efeitos da flora de muitos sitios. Obviamente, no caso das aves, sem falar na pequena ave não se estudou de maneira cientifica nenhum dos efeitos benéficos de todos as plantas que vou explicar aqui. Eu apenas tento fazer uma analogia com efeitos benéficos que ocorrem nos seres humano, porque é muito importante para mim manter nos meus pássaros o melhor estado de "felicidade" possível.

Há alguns anos estive a estudar na Holanda e lá tive a sorte de fazer dois cursos em agricultura biológica, um deles dedicado à pecuária. Naquele país, os termos de bem-estar animal eram comuns na década de 90, enquando em Espanha eram desconhecidos, mas neste assunto acrescentou o factor felecidade,segundo uma máxima em que um animal saudável, com uma dieta forçada,alojado nas dimensões adequadas à sua biologia,é mais feliz,como tal reproduzirá melhor. Evidente que sempre que se possa aplicar o factor felicidade em prisma antropológico, sujeito a quaisquer juízos de valor.

Talvez o elemento sério que a maioria de nós gostaria de mudar, com grandes receios em que as nossas aves pudessem voar livremente... mas a realidade é que a grande maioria dos aficionados,dispõe de um espaço limitado para a alojar as suas aves, por isso a opção será a de fornecermos do melhor e mais variado alimento para melhorar a sua qualidade de vida:
AVES FELIZES,ÊXITO Garantido.

Na natureza as aves reproduzem os padrões alimenticios adquiridos dos seus congéneros(progenitores).Contudo,a reprodução em canaris possibilita-nos fornecer uma infinidade de alimentos,variados em formas e texturas,que na no seu meio natural não comeriam ou nem sequer estariam acessiveis no seu habitat natural.
No meu modo de ver,o uso e fornecimento de plantas,ou preparados feitos á base delas,não é senão um retorno,ou o voltar ao seu meio natural,aproximando uma pequena parte da natureza aos seus descendentes,e de todas as outras aves que, pelo nosso esforço, perderam, há algum tempo atrás a liberdade,para nos darem satisfações egoístas de criadores de aves.Neste artigo descriverei algumas das plantas que utilizo para conservar a saude,alegria e felecidade das minhas aves.Creio que esta maneira de actuar prolonga a sua vida,dando-lhe mais vigor e resistencia ás doenças.
Evidentemente,não posso assegurar a acção especifica de cada alimento com rigor e metodo cientifico,mas em alguns casos pode-se afirmar a eficácia aparente ou subjectiva que envolve introducão de um novo elemento na alimentação das aves e a diferença mensuravel dentro do meu aviario,como por exemplo nos resultados sobre as criações e o crescimento das crias.
É muito importante destacar que,no caso das plantas que se utilizam serem apanhadas na nossa zona,em zonas agricolas,ou terrenos abandonados,para que exista a completa segurança de que não tenha havido tratamentos fitosanitarios que possam provocarefeitos absolutamente nefastos na saude das aves.
Algumas destas plantas são consideradas "ervas daninhas"
Embora para nós sejam mais parecida com "ervas de saúde"
texto copiado da revista espanhol Ornitologia Prática

Sem comentários: