quinta-feira, 26 de novembro de 2009

2ºDIA VIAGEM(DE PERPIGNAN ATÉ Á EXPOSIÇÃO DE REGGIO EMILIA NA ITALIA)

Partimos de Perpignan já eram umas 8h em França,7h em Portugal,sexta-feira dia 20.
Foi sempre a andar,só paramos para meter gasoleo,e comer qualquer coisa numa estação de serviço,mesmo antes de entrar em Italia,como tal tenho duvidas nas fotos tiradas aos edificios junto ao mar(secalhar foi o Mónaco que fotografamos sem saber)
Há uns 3 anos eu passei na fronteira entre a França e a Italia,passei nuns tuneis no Monaco(secalhar enganei-me)desta vez não vimos sinais da cidade(país)foi tudo tão rápido que nem me apercebi.As auto-estradas em França são bastante caras,(paramos frequentemente para pagar)o que já não acontece em Italia,só pagamos há saida,e mais baratas do que cá em Portugal.

Mal entrámos em Italia,e o cenário mudou completamente.Os tuneis apereciam uns a seguir aos outros,como se fossem uma plantação de cogumelos.Ligados uns aos outros por grandes pontes(altas)algumas bastante curtas,apenas para deixarem entrar o sol entre os tuneis,de onde se viam as aldeias de um lado e do outro a costa Italiana(muito habitado,lindas paisagens sem duvida)continuamos junto ao mar até Genevo(cidade espectacular,estreita,mas com mais de 20km ao longo da costa,talvez dos maiores portos Italianos)já lá pasei um dia com o meu pessoal há 3 anos quando visitei Italia,e aconselho a visitarem a cidade(tem um oceanario muito semelhante ao nosso,ligeiramente maior)seguimos em direcção Livorno,(o cenário mantinha-se práticamente sempre o mesmo,em La Spesia,voltam,os em direcção á cidade de Parma(a partir daqui começamos a entrar no interior da Italia,apanhamos um pouco de serra,mas já praticamente sem tuneis.
Tuneis,perdi a conta,dezenas e dezenas,ou talvez algumas centenas.

Contornámos a cidade de Parma(cidade tipica Italiana,que tive oportunidade depois de visitar),e seguimos em direcção Reggio Emilia,chegamos á exposição eram quase 4h portuguesas,quase 5h em Italia.Entramos apenas na feira,porque a exposição só abria ao publico no sábado.Estivemos umas 2h,na feira,fiz as minhas primeiras aquisições,aproveitei para comprar logo os produtos que levava em mente comparar,antes da confusão de sábado ou de domingo.

Fomos á procura do hotel,ficava a uns 20 km da exposição(Casagrande),no campo,não muito longe da cidade de Modena.Fizemos o check-in,tomamos uma banhoca,trocamos de roupa e fomos jantar.

A senhora da recepção aconselhou-nos o restaurante que ficava a 300 mts do hotel,designado de tratoria.Ficava tão perto que fomos a pé,embora estivesse um pouco de frio.
Situado no meio de uma vinha,na sala onde jantamos,tudo leva a crer que tenha sido noutros tempos uma cavalariça.As paredes todas forradas em pedras,de diferentes tipos,espectacular tanto no ambiente como no serviço,(comemos massa c/carne e crepes com legumes,já não me lembro bem do nome)entre a sala onde jantamos,e a outra sala no 1ºandar estava um bar.
Depois de jantarmos,ainda nos meteram na mesa duas garrafas de diferentes licores,para bebermos á vontade,o de café tinha 40º,(concerteza que irei voltar á Italia,nem que se seja só para comer aquelas massas,crepes,pizas e lasanhas).Embora cá também haja bastantes restaurantes italianos,o sabor lá é diferente.Depois de jantar ficamos na conversa no bar ao lado do restaurante,e acabamos por ir lá para fora na esplanada(embora a noite estivesse fria,entre uns 7 e 8º),para fazermos a digestão até irmos para o hotel.