quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A QUEM COMPRAR CANÁRIOS

Se fosse tão linear comprar um ou dois casais a um campeão, mesmo dos melhores canários desse criador, e no ano seguinte ser logo campeão.
Se fosse assim tão fácil, alguns criadores italianos e outros grandes criadores que vendem todos os anos os seus canários,não obtinham mais prémios, porque muitos deles vendem tudo o que expõem, e continuam a ganhar nos anos seguintes, então como me explicam isso?

Sim porque se forem verificar os resultados dos Mundiais dos últimos 10 anos, ou do Internacional de Reggio Emília em Itália, vão verificar que numa determinada raça, os criadores a obter os prémios são praticamente sempre os mesmos, não quer dizer que não apareça um ou outro criador de vez em quando, e que entre neste lote de criadores de elite que praticamente na raça x ou y ganham quase sempre. Porque difícil até não é ganhar uma vez, bastante difícil é continuar a ganhar.

Conseguir formar uma linha numa raça com qualidade, leva anos a consegui-lo, não é assim tão fácil como parece, é preciso ter material e alguma sensibilidade, e alguma sorte á mistura.
Claro que para começar temos de adquirir os melhores exemplares possíveis dessa raça, porque assim já estamos a avançar bastante, poupando alguns anos de trabalho, o que nem sempre é possível, ou porque não encontramos o que queremos, ou encontramos e não nos vendem, ou porque o preço fica acima das nossas posses.

Onde vamos encontra esses canários, é óbvio que será a casa de um criador que nos últimos anos tenha obtido nessa raça mais prémios em Mundiais, que quer queiramos quer não, praticamente todos os grandes criadores por norma nunca faltam a este evento, salvo uma ou outra excepção devido á data em que é feita a exposição, ou porque não tinham os seus canários em forma naquele momento.
Na minha opinião um pouco tarde, principalmente para nós que temos um clima mais ameno, e queremos criar em Fevereiro.

Para mim penso que o Mundial devia ser feito na 1ªsemana de Janeiro, no máximo ate dia 15 de Janeiro, o que dava pelo menos 2 semanas antes do que ele é organizado, mas isso é a minha opinião, e vale o que vale. Se é feito nesta data é porque quem o organiza tem razões para isso, e eu como qualquer criador que queira participar só tenho é de ter os meus canários no pico de forma para essa altura, o que por vezes nem sempre é possível.

Cada criador tem a sua perspectiva em relação a formar um plantel, e a melhorar uma determinada raça, e há alguns conceitos fundamentais que cada um interioriza, que por vezes são dificies de transmitir, mesmo que se queira.
Senão vejamos, porque é que há criadores que levam anos a comprar canários da melhor qualidade que encontram, e aos melhores, e tem no seu canaril canários de qualidade acima da media, por vezes ate melhores do que os de quem ganha.
Mas quando chegam aos grandes palcos, há hora da verdade raramente conseguem obter prémios, porque falta qualquer coisa, essa qualquer coisa, pode ser muito pouco, mas o suficiente para não ganhar, sim porque cada vez é mais difícil obter qualquer prémio em grandes exposições, todos querem ganhar, porque se não ganham no próximo ano vão ter menos procura, tendo de descer o valor dos seus canários,como tal tem de continuar a ganhar.
Quase todos os criadores que participam em Mundiais tem boa qualidade, senão não participavam, salvo uma ou outra excepção, como tal as diferenças entre aves cada vez são menores, mas todos sabemos que saber escolher e saber prepara-los também é bastante importante.

Por exemplo, quando estamos a escolher os canários para acasalar, que para mim é a chave do jogo, claro que se não tiverem lá qualidade e alguma quantidade, a coisa torna-se mais complicada, para não dizer quase impossível, há certos pormenores que nós criadores vamos absorvendo ao longo dos anos, e que é difícil a um criador que começou o ano passado conseguir logo absorver em pouco tempo, os conhecimentos de um criador que já leva anos disto. Eu já crio há alguns anos, mas mesmo assim todos os dias estou a aprender, dando-me a sensação que cada vez percebo menos disto.

É evidente que não é na hora de acasalar que se escolhe os reprodutores.
Eles já foram escolhidos após a muda, e antes de se iniciarem as vendas, e guardados para que não se dispensem a ninguém, principalmente as boas fêmeas.
As fêmeas são para mim o segredo do sucesso de um bom ano de criação, e são elas que eu escolho em primeiro lugar, ficando "sempre,mas sempre" com algumas de reserva, não vá haver algum azar.
Encontrar um bom macho á venda numa exposição não é difícil, mas encontrar uma boa fêmea meus amigos, é quase impossível, quem as tira guarda-as para ele.
Pode haver uma grande crise, mas se precisarmos de uma boa fêmea em Abril ou maio, porque a nossa por qualquer razão foi-se, quem nos vende? quem é que nos dispensa uma com a qualidade da que tínhamos? nem pensar! nesta altura do campeonato só se tiver algum problema.

É evidente que um criador que tira muitos canários de uma raça e de boa qualidade não pode ficar com todos em casa, como tal, tem de dispensar a alguém os que lhe sobram, que á prior alguns deles são semelhantes aos que ficam para ele, basta ver que podem ser ate irmãos, como tal irão dar de certeza bons filhos como é evidente, mas dai ate termos logo a sorte de tirar um ou outro excepcional ainda vai um bocado.

Penso que são necessarios 3 a 4 anos, e por vezes até mais, depois de começarmos a criar uma determinada raça, com o mínimo de 3 casais de qualidade, e de termos entre 10 a 15 casais a criar dessa raça, se for bem trabalhada, e de tirarmos uma certa quantidade de filhos, iremos obter bons resultados, antes disso acho um pouco difícil.
Mas nada é impossível.Boa sorte para as exposições que se aproximam.

4 comentários:

tiago silva disse...

ola tudo bem?
realmente tenho de agradecer pois neste bucado de texto aprendi e eclareci muita coisa!!
OBRIGADO!

Carlos Faisca disse...

Bom dia Tiago

Isto é a minha opinião, não quer dizer que eu esteja certo.
Mas quem quer um dia obter premios em exposições de topo tem de proceder assim, senão fica mais dificil.

Um abraço

Carlos Faisca

armmoreira disse...

Ola boa tarde!

Pois é verdade que do cruzamento de campeões não iremos obter filhos campeões.

Tambem é verdade que para se obter passaros optimos a partir de passaros bons depende da habilidade e conhecimentos do criador.

A chave do sucesso de um criador não esta em guardar as melhores fêmeas, mas saber o que deve acasalr com elas e prever o resultado. Para isso tem de conhecer bem o seu plantel ter bons registos.

Bom mas isto é o que eu penso. Reconheço que ainda tenho muito que aprender com quem sabe e com quem não sabe. Pois com os erros também aprendo.

Parabens pelo blog, gostei muita de o visitar e ler.

Cumpts

Armando Moreira

Carlos Faisca disse...

Boa tarde srºArmando Moreira

Parece incrivel mas só hoje reparei no seu post.
Andava a procura de uma cena no meu blog e reparei que não lhe dei alguma resposta, o que peço imensa desculpa por o não ter feito ate agora.

Penso que a chave do sucesso de um criador esta mesmo em guardar para si as melhores femeas meu amigo.
Porque os resultados por vezes aparecem de onde menos esperamos, depois de ter um plantel homogeneo, não quer dizer que ao adquirir uma ave de boa linhagem por vezes não dispare o tal canario que faça a diferença.

1º ficar com as melhores femeas, porque são elas que nos vão criar.

2ºfazer varios casais da mesma raça, para poder ter mais hipoteses de escolha de um bom canario para concorrer individualemnte e de 5 ou6 bons de nivel semelhante para podermos tambem concorrer com um stam.
Eu sei que um stam só tem 4, mas por vezes acontece com cada surpresa!!!

3º É muito importante a quem compramos os nossos canários, mais importante do que muitos criadores imaginam.Mesmo que não consigamos adquirir os melhores do seu plnatel, mas um criador que cria uma raça ha varios anos, e dá provas de ter alguma qualidade, é sempre de arriscar a comprar a ele.
Porque dizer que se tem boa qualidade, bla, bla,isso e facil!!tem de o provar, e isso leva anos a conseguir meu amigo.

Boa Sorte para as expsosiçoes que se aproximam.

Um abraço

Carlos Faisca