domingo, 1 de agosto de 2010

SABER PINTAR É UMA ARTE

Terminou mais um fim-de-semana, aproveitei para o dedicar ás voadeiras,que normalmente troco os jornais todas as semanas(para que os meus canários estejam actualizados)as grelhas troco de 15 em 15 dias, e limpei a alpista que estava á quase um mês para o fazer.
Mais uma vez a pintura dos meus canários, no inicio da muda não me esta a agradar.
Há 3 anos comprei cá o corante no meu clube, e segundo sei é da roche, ou devia de ser, o certo é que o vermelho não estava a ficar como eu queria, como tal tive de mandar vir cartaxantina parta misturar á mistura já feita, e lá consegui dar a volta á situação.
Há 2 anos no Internacional Dos Hermanas adquiri o corante separadamente como sendo da roche, depois fiz eu a mistura, mas aconteceu-me exactamente o mesmo que no ano anterior, acabando por lhe misturar depois cartaxantina, porque o problema mais uma vez era no tom do vermelho, tão importante para quem quer levar os seus canários a concursos.
O ano passado comprei como mostrei no meu blog, no Internacional de Reggio Emilia 3 embalagens de 100 gr. de cartaxantina ,mais 3 de carophil red e mais uma de betacaroteno, e misturei tudo, estava á venda numa banca que vendia produtos da roche, também lá comprei a vitamina E. Mas por incrivel que pareça, o vermelho não me esta a agradar nada, já tive de encomendar cartaxantina para lhe misturar a ver se ainda vou a tempo de dar a volta á situação.

Não sei o que se esta a passar mas alguem anda a misturar algo no corante, enganando tudo e todos,(principalmente na cartaxantina, que é o componente mais caro) vendendo gato por lebre.
Ainda não foi desta que acertei na cor á primeira, uma coisa é certa em Reggio Emilia, não compro mais corante.
Espero que o tom dos vossos canários esteja melhor do que o dos meus.
Sem um bom corante não á criador que consiga o vermelho desejado.

9 comentários:

tiago silva disse...

boas carlos! tudo bem?
eu tenho uma canaria vermelha intensa que esta com ruido na respiraçao abre o bico e esta um pouco inchada e eu tenho medo que seja alguma coisa que se pegue aos outros!
o que me aconselha a fazer?
obrigado e cumprimentos!

tiago silva disse...

sera asma? o que lhe devo dar?

Carlos Faisca disse...

Bom dia Tiago

Deves de isolar a tua femea do resto do plantel, e fazer uma desinfeção ás tuas instalações.
Normalmente isso pode acontecer devido a exposições, compra ou troca de aves.
Deves dar ivomec a todo o teu plantel inclusive á femea afectada e repetir a doze 15 dias depois novaemnte.Podes dar uma gota na coxa a cada canario.

Podes fazer um tratamento com baytril ou com tylan uma a duas gotas no bico, e dás complexo B na água para não se ir a baixo, edá papa á femea.
O que é não sei, pode ser várias coisas.

Um abraço

Carlos Faisca

Filpe Brito disse...

boa tarde sr. carlos
essa foi umas das razões que me levou a optar pelos gloster. essa parte do pintar assustava-me um bocado, não só pelos preço dos corantes como tb pela experiência que é preciso ter-se para saber se a "pintura" esta ou não a resultar.
ja agora permita-me uma questão: qual axa o numero maximo de canarios para uma voadeira de 1.10 de comprimento 60 de altura e 50 de fundo?

Carlos Faisca disse...

Boa tarde SrºFilipe

As minhas voadeiras são semelhantes as tuas,1.20 x 0.50 x 0.50 , para quem quer expor e ter os seus canarios impec. o ideal são 10 canarios por voadeira,mas como tirei mais canarios do que devia este ano, nalgumas tenho 15 canarios, o que no meu parecer é o limite, embora caimbam 20 sem problemas.
Este ano tenho de melhorar um pouco no capitulo de voadeiras, e reduzir um pouco na quantidade de casais para que no proximo ano possa então ter uma media de 10 canarios por voadeira.
Mas eu falo por mim, que posso ter objectivos por enquanto diferentes dos teus.
Para ter qualidade não basta ter bons exemplares,tambem temos de lhes proporcionar as melhores condições, tanto a nivel de alimentação como de instalações, nem que para isso por vezes tenhamos de abrir os cordões á bolsa. Uma coisa é certa os premios nunca aparecem por acaso.

Um abraço

Carlos Faisca

Canaril Desportivo Ferreira - STAM 666H disse...

Um abraço Carlos.

Curioso falares nisto...

Colorantes adulterados! Uma verdade! Este ano pela primeira vez sinto isso na pele, e já pedi algumas aves para concurso porque não marcaram bem!

O pior é que não conseguimos responsabilizar ninguem.

abarço

Carlos Faisca disse...

Boa tarde Gonçalo

É pena, mas é a realidade, mas muitas vezes nós criadores também somos culpados por não contarmos os nossos problemas, porque eu não acredito que seja só eu a ter problemas na compra do corante.
A net e os blogs servem não só para dar a conhecer as coisas boas, como as más.
Eu sei que se não houvesse contrariedades, e algumas incertezas, este hobbie não tinha a mesma pica, mas daí até ser enganado. Em principio, assim o espero amanhã já devo poder levantar 500 gr de cartaxantina.
Nas criações passa-se praticamente o mesmo, corre sempre tudo bem a quase todos os criadores, mas quando chega a hora da verdade arranjam-se mil e uma desculpas.

É a mentalidade que temos,esconder os nossos problemas para que ninguem fique a saber, para que os outros criadores não fiquem a saber o que se esta a passar connosco,senão não nos compram canários, ou ainda podem ficar a saber mais do que nós.

Dizem que o segredo é a alma do negocio, mas para mim o segredo nos canários esta em procurar a sorte, sim porque sem ela não conseguimos nada, mas para isso,é peciso saber encontra-la, porque procurar todos a procuram,o problema é que poucos a encontram, e por coincidencia são quase sempre os mesmos a encontra-la.
Porque será?
Um abraço

Carlos Faisca

José Martins disse...

Boa tarde amigo Carlos.

Pensei bastante se devia fazer ou não algum comentário!
mas decidi fazer.

como sabes tambem crio factor vermelho e 5 raças diferentes sendo que uma delas é só VERMELHO e não tenho nem nunca tive problemas com o corante!
o que já me aconteçeu e foi por miha culpa foi a meio da muda ter achado (tal como tu)que o corante era fraco e dei tambem um corante chamado CANTAX misturado com o outro que já estava a usar e o resultado foi um desastre!!!
Por isso o meu conselho é usarmos SÓ UM CORANTE(ou mistura deles) mas só de uma marca.
Pessoalmente este ano estou a fazer uma coisa nova.
Logo te darei conta dos resultados.
espero que ainda vás a tempo de te "redimir"dos estrangeirismos!!
já no ano passado tinhas tido stress e voltas ao mesmo!!!

UM ABRAÇO,

Carlos Faisca disse...

Bom dia amigo Jose Martins

Em relação á côr tenho tido alguns problemas no inicio da criação nos ultimos anos, principalmente devido á qualidade dos produtos adquiridos.
Tenho de acertar um ano para continuar a dar do mesmo todos os anos(embora sempre compre da roche, só que há quem venda gato por lebre).
Mas não é só na cor que tenho tido alguns problemas, por isso é que vou alterando certos produtos e procedimentos, umas vezes melhorando, nem por isso.

No final de cada ano de criação no meio de tantas desilusões e problemas, há sempre algo positivo que fica, houve sempre algo novo que aprendemos.
Porque isto de criar canários tem mais que se lhe diga, ainda mais quando somos bombardeados todos os anos com novos produtos, e mais ainda quando queremos tratar os nossos canários o melhor possivel, para podermos discutir premios com quem esta, ou estava uns anos á nossa frente.

Um abraço
Carlos Faisca