quarta-feira, 6 de outubro de 2010

UM FERIADO SABE SEMPRE BEM!!!

Aproveitei o feriado de 5 de Outubro, para passar alguns machos castanhos pastel para os viveiros, para assim os poder observar melhor individualmente.
As visitas continuaram, mas como foram apenas amigos, continuei com a minha escolha, com eles presentes, escolhi também quais os reprodutores que ficam, levando os machos logo para a garagem da criação, para se habituarem com tempo ao local onde vão criar. Este ano quero adiantar as coisas em relação a anos anteriores, para poder ter tudo pronto para abrir as baias em meados de Fevereiro, um mês antes do que normalmente faço, vamos ver se consigo!!!

Os machos reprodutores que vou dispensar, por enquanto estão nas voadeiras, mas daqui a umas 2 semanas, vou mete-los individualmente, na garagem das voadeiras, para não garrearem, não posso ficar com todos.
Os criadores que compram canários, tem uma ideia completamente errada sobre os reprodutores, compreendendo e percebo o seu ponto de vista em querer adquirir apenas canários jovens, mas há casos e casos, embora também prefira quase sempre adquirir uma ave jovem, mas nem sempre o faço. Meteram na cabeça que um criador só vende os reprodutores que não criaram, ou não galaram, ou que tem alguns problemas.
O ano passado tive alguns machos que não galaram, e algumas poucas fêmeas que se portaram mal, mas quando gosto de uma ave, dou-lhe sempre mais uma oportunidade, não só no próprio ano, como no seguinte.

Posso vos dizer que passei uns 10 machos para os viveiros, que não me galaram um único ovo o ano passado, mas eu continuo a insistir com eles para a próxima época de criações,quando são bons, temos de lhes dar mais uma oportunidade, ou achão que não!!!
Nem que nos galem apenas um ovo no ano seguinte.
Um macho que fez uma muda impecável, e que esta cheio de saúde, mas que o ano passado por qualquer razão não galou um ovo, este ano pode galar, e fazer uma boa criação.
Já me aconteceu de tudo neste hobbie meus amigos.
Já tive canários que num ano criaram impecavelmente,(anoto no livro de registos o que acho ser fundamental), se o macho galou, ou falhou, se dá ou não comida aos filhotes, se a fêmea é boa ou má mãe.
E depois no ano seguinte, ou porque troquei o casal, mas já me aconteceu com o mesmo casal, só fazem "palhaçadas"sem razão aparente. Mas também já me aconteceu o contrario, um ano criarem mal, e no seguinte portarem-se lindamente.

Há um factor muito importante a ter em conta, a qualidade dos filhotes, não sei se vocês concordam ou não, eu sei que cada um tem o seu ponto de vista....
Quando fazem as vossas escolhas, ficam em vossa casa com um casal reprodutor, que vos deu 10 ou 12 filhotes, mas nenhum deles vos despertou atenção, porque ficaram aquém das vossas expectativas, ou ficam com o casal que vos deu apenas 3 filhotes, e que dos quais, qualquer um deles serve para expor!!!!

No meu caso,em relação aos castanhos pasteis, o ano passado criei com 40 fêmeas, este ano quero reduzir um pouco esta raça, para poder aumentar outra, os meus machos castanhos pastel que levo a concorrer em reggio, normalmente não são os mesmos que irão ao Mundial, porque quase sempre os que levo ao Mundial, ainda estão a terminar a muda em Novembro.

Os machos que levo a expor, são praticamente os únicos machos jovens que vão ficar para a minha reprodução, além de mais alguns reprodutores. Posso dispensar algum deles no Mundial se alguém quiser, como aconteceu no ultimo Mundial cá em Portugal, único que visitei e participei ao mesmo tempo.
Mas preferia ficar para a minha reprodução com os machos que tenho em casa, já prontos para a criação, do que com os que levo ao Mundial, o problema é o que faço depois aos machos que foram ao Mundial? Este ano como vou estar também em França, tenho a oportunidade de dispensar alguns.

Em relação ás fêmeas, todos os anos fico com metade de reprodutoras e metade novas, para não deixar envelhecer o meu plantel, uma fêmea com 1 ou 2 anos, á prior não irá ter problemas na criação, não quer dizer que não haja algum caso, que alguma delas não possa falhar, mas isso também pode acontecer com uma fêmea nova. Todos os anos, as melhores fêmeas a criar na minha casa são as reprodutoras, mas como devem de compreender não posso ficar só com reprodutoras, senão passados 4 ou 5 anos, que é mais ou menos a idade que uma fêmea esta capaz para criar, não quer dizer que não possam criar até mais tarde, mas aí já estamos sujeitos, a que alguma delas não ponha.

4 comentários:

Vítor Duarte disse...

Boa noite!
Encontrei este sitio ontem e fiquei empolgado para vir aqui mais vezes...
Para quem está a iniciar esta actividade, ainda que não seja com os mesmos fins, este é um sitio muito bom de onde se podem retirar ideias e aprender umas coisas muito interessantes.
Por isso obrigado por todos os parágrafos aqui escritos:D

Carlos Faisca disse...

Bom dia SrºVitor

De vez em quando escrevo qualquer coisa que me vem á cabeça no momento, noutras vezes irei meter algumas fotos, tanto dos meus canarios, como das exposições em que eu participe, ou apenas visite.
Mas é sempre gratificante ouvir um comentario desses.Obrigado........

Um abraço
Carlos Faisca

Vítor Duarte disse...

Olá Srº Carlos

Não me trate por "você", eu tenho apenas 23 anos. Mas desde pequenito que tenho um grande gosto por estes bichinhos:D
Sim, vá escrevendo e deixando algumas imagens que eu vou passando para ver!

Um abraço,
Vítor Duarte

Carlos Faisca disse...

Boa noite

Fazes bem, vai passando de vez em quando, sem te aperceberes vais aprendendo sempre qualquer coisa.
É o que muitos criadores fazem.
estava a pensar tirar umas fotos no fim-de-semana,mas hoje o dia esteve com a humidade muito elevada,como tal só meti banheiras nas voadeiras,mas tirei-as á hora do almoço.(tinha a humidade a 98%)o que é demasiado.
Desde que os tinha vacinado na quarta-feira da semana passada não tinham tomado banho, como é normal depois de os vacinar.Os que já estão separados nem lhes meti as banheiras devido á humidade.Meti foi o desumidificador a trabalhar, um em cada garagem,para fazer baixar a humidade para + ou - 65%.

Um abraço
Carlos Faisca