segunda-feira, 30 de maio de 2011

MACHOS REPRODUTORES VÃO PASSANDO PARA AS VOADEIRAS

Mais um fim-de-semana daqueles!!
O meu foi passado com os meus canários, lavando grelhas e comedouros das voadeiras, montando mais um modulo, e para o próximo irei lavar mais grelhas e tabuleiros, ate ter tudo pronto. Mas não deixei de ver o jogo da final da liga dos campeões.
O tempo este ano é para esquecer, principalmente aqui no Algarve, onde vivo.
Ontem choveu, hoje voltou a chover, a humidade de noite sobe bastante, o sol vai e vem. Não é por nada, mas tudo me leva a crer que poucos são os criadores que vão tirar mais canários do que o ano passado com a mesma quantidade de casais.
Já comecei a levar alguns reprodutores para as voadeiras, principalmente machos.

Por o que estou a ver as minhas criações este ano vão terminar mais cedo. Já não vou deixar criar as fêmeas que estão a chocar, nem as que terminaram agora a 2ª postura, que são as que tem os filhotes agora a saltarem do ninho, sendo a sua 2ª criação, já não lhe estou a dar macho, para não me darem cabo desses filhotes, também porque muitos deles já não estão a galar, e só me vão estragar as fêmeas.

Cada ano que passa, me parece que baixa a media por casal. Mas isto é apenas impressão minha. Este ano e para variar tenho mais machos do que fêmeas Castanho Pastel Vermelho Mosaico, que foi a raça que já separei os machos das fêmeas nascidos na 1ªcriação, porque com 1 mês, nesta raça acho muito difícil tentar dar palpites, mas ai com 2 meses e meio a 3 meses já os podemos separar por sexo. Nos opalas já é possível separar logo no 1ª mês, tanto nos vermelhos como nos amarelos, embora também possa haver um ou outro engano.
Devo de ter mais ou menos 400 canários jovens nas voadeiras a comerem sozinhos, embora tenha outros já a comerem também, mas que ainda não tem idade suficiente para os meter nas voadeiras, no próximo fim-de-semana, logo irão mais alguns, e assim sucessivamente. Só os passo quando acho que já estão capazes de voar bem, por volta dos 40 a 45 dias, altura também em que começo a dar o corante.

terça-feira, 24 de maio de 2011

EXPOSIÇÕES QUE PENSO PARTICIPAR ESTA EPOCA.

Passado mais um fim-de-semana de muito trabalho.
Por vezes ate parece ser fácil, criar com 145 casais, e tirar sei lá quantos filhotes, tenho 800 anilhas, vamos ver se as consigo gastar todas, o ano passado cheguei as 782 salvo erro, este ano estou no bom caminho, mas ate ao fim, muita coisa pode acontecer.
Á prior os canários c/factor vermelho que tenho a pintar nas voadeiras, que são os castanho pastel vermelho mosaico, castanho opala vermelho mosaico, castanho phaeo vermelho mosaico e os castanhos vermelho mosaico, estão a pintar bem melhor do que o ano passado, o que já é bom sinal.
Posso vos dizer sem grandes euforias, que não tenho só quantidade nas minhas gaiolas. Quando tiver oportunidade logo tiro umas fotos.
Estou a pensar participar em 4 exposições este ano, podendo mesmo participar com alguns canários na exposição do meu novo clube. O clube de Almada, mas isso depende de vários factores, porque não é fácil ter tempo e instalações para preparar tantos canários, porque não é só querer participar, tenho de ter canários suficientes e em
qualidade, para as diferentes provas que eu quero participar este ano.

1ªEXPO.Internacional Costa del Sul em Torremolinos/Malaga(Espanha), que o ano passado me deixou encantado com as condições.

2ªEXPO.Internacional de Reggio Emilia(Italia) se o grupo do Norte, me fizer o favor de me os levar também este ano.

3ªEXPO.Nacional em Famalicão, pensei em não participar devido ao que aconteceu o ano passado no Entroncamento, e que toda a gente ainda tem na memoria.
Mas como há 4 anos estive lá em 2007, e como gostei bastante do que vi,e depois a organização sem querer ofender ninguém, é do melhor que tenho visto, penso este ano voltar a participar.

4ªEXPO. Mundial, desta vez em Espanha, mais propriamente em Almeria. Esta a prova rainha do nosso hobbie, e que todos os criadores, já com alguma qualidade nas suas aves, não devem deixar de participar. Normalmente é aqui que se tiram algumas das nossas duvidas.


Desejo boa sorte a todos os criadores que participem nestas, ou noutras exposições, embora algumas delas de menor dimensão, mas não menos importantes, e depois o que conta é o participar. Não deixem os vossos canários nas gaiolas, sem os mostrar a todos, e também porque ninguém começa este hobbie enviando canários a concorrer num Mundial, devem começar por manda-los as exposições dos vossos, ou de outros clubes, e Internacionais que se fazem por cá, alem de terem a oportunidade de os mandar á ultima exposição da época o nosso Nacional, desta vez em Famalicão.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

60ª CAMPEONATO MUNDIAL DE ORNITOLOGIA DA C.O.M. EM ESPANHA (ALMERIA) DE 20 A 22 JAN DE 2012.




Palácio de exposições e Congressos de Roquetes de Mar.

Fica situado a 8 km da cidade de Almeria, em direcção a Malága, e a 15 mn do Aeroporto Internacional de Almeria. Tem 22ooo m2 de área.

Mais uma oportunidade para todos os criadores Portugueses poderem participar em mais um Mundial, aqui bem perto. Embora não participem, não devem de deixar de visitar este evento.

De Faro a Almeria são 610 km
De Lisboa a Almeria são 875 km

Descendo a A2, atravessando a via do infante apanhando a A92 em Espanha(Ayamonte), passando por Sevilha, depois teem a opção de seguir via Málaga, viajando perto do mar, ou seguir direcção Granada.

Do Porto a Almeria são 1150 km.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

MAU TEMPO NO ALGARVE


Eu não vos tinha dito que o tempo estava incerto.
Eu sei que como muito queijo fresco, como tal posso estar um pouco esquecido, mas parece-me que hoje é o pior dia do ano, por aqui!! O tempo esta escuro e a chuva ainda não parou de cair, e em grandes quantidades...
Queria eu vir de moto para o trabalho!!!as 7,15h da manhã quando sai de casa para a garagem, não me apercebi do dia que se iria proporcionar, ate trouxe os óculos de sol na cabeça...ahahahaha(estava com receio do sol)
Na minha garagem das voadeiras, nesta altura tenho a luz sempre apagada, para que os canários que estão na muda não se piquem, mas hoje não se via nada de nada, estava uma escuridão tal, que mais parecia noite, como tal tive de programar o relógio para lhes dar a papa, e para que eles pudessem ver comer, embora esteja sujeito a que se piquem, o que não é muito conveniente.

Embora a temperatura não tenha descido muito, os valores da humidade dispararam, o que é mau para as criações. Temperatura e humidade alta, é o pior que podemos ter para a época das criações, sendo propicia para o desenvolvimento dos fungos.
Os relâmpagos tem rebentado com frequência, e logo agora que uma grande parte das minhas fêmeas estão no choco, para a 3ª e ultima criação. É por estas e por outras, que não podemos entrar em grandes euforias durante as criações, porque hoje tudo parece estar a correr na perfeição, e amanhã tudo se inverte e desanimamos.
Como já passei por algumas situações embaraçosas, sei bem como é isto das criações, muito desgastante para quem leva isto a sério, e que vive este hobbie tão intensamente.

O desumidificador esta no máximo, mas mesmo assim possivelmente á hora do almoço vou ter de lá meter o outro desumidificador no canaril das criações, porque o aparelho do ar tem de trabalhar para a renovação do ar, entrando humidade no canaril pelas grelhas do portão, fazendo logo subir bastante a humidade dentro, sendo prejudicial para as criações.
O dia esta tão mau, que o aeroporto fechou ao trafico aéreo, e as ruas mais baixas da cidade estão inundadas devido á água da chuva.

domingo, 15 de maio de 2011

O TEMPO ESTA MUITO INCERTO

Estamos a meio de Maio, para mim o mês do tudo ou nada!! este é para mim o barómetro de todo um ano de criações!!Se o mês de Maio correr bem, em principio o ano esta safo!!!
Agora que já me nasceram todos os filhotes da 2ªcriação, já estão quase todos anilhados, hoje de manhã cheguei á anilha 600.
Canários demasiados para a crise que esta aí!!
Estou contente com os filhotes, e optimista em relação á qualidade dos mesmos!!
mas ainda falta a muda, e entretanto muita coisa pode ainda acontecer ate lá...
Como todos sabem tenho o dobro dos casais que devia de ter, e embora controle minimamente todos os que estão para anilhar, e os que já estão anilhados, por vezes há uma anilha que cai da pata!! e quando dou conta já saltou o canário do ninho, e entretanto perdi a hipótese de a meter....
Este ano já lá vão alguns, entre eles 2 opalas vermelhos e 1 opala amarelo, dos quais gosto muito!!estes tem a sorte de ficar em casa, para a minha reprodução.
Meto uma anilha de cor, para saber quem são os pais, e paciência.

Embora na 2ªcriação me tenham nascido menos canários, este mês quase não morreu nenhum, como tal consegui anilhar os mesmos 300 que na 1ªcriação.
Este fim de semana limpei e troquei as grelhas das voadeiras, e pouco mais do que isso, porque os canários que já tenho não me deixam muito tempo livre.

Na sexta á noite e que sai cedo do canaril e fui com mais 2 amigos ate ao clube de Ayamonte comprar alpista, na volta fomos jantar em Vila Real de StºAntonio.
No sábado á noite, fui dar uma volta de moto até á praia de Faro, a noite estava espectacular, a melhor deste ano, também porque durante dia não houve tempo livre para isso. O domingo foi todo dedicado aos meus canários.

O tempo tem estado muito incerto, há dias que a temperatura no meu canaril chega aos 27º, e a humidade baixa para 40º. Depois há outros dias, que baixa a temperatura, mas que sobe a humidade para mais de 70º, e há outros dias em que durante o dia a temperatura esta alta e a humidade baixa, mas a noite sobe bastante a humidade, tendo mesmo que ligar o desumidificador.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

MEU NOVO STAM 941 L

Este ano o Nº STAM das minhas anilhas ainda é o AC 62 , pertencendo a F.P.O.
Mas para a próxima época o meu STAM passa a ser "941 L" , passando para a F.O.N.P.
Sou sócio desde o inicio do ano do Clube Ornitologia Almadense.

Continuação de boas criações para todos.

domingo, 8 de maio de 2011

ESTOU PRATICAMENTE A MEIO DA 2ºCRIAÇAO,

Passou mais um fim de semana, de muito trabalho no canaril, e como já vem sendo habito nos últimos anos, alguns dos problemas que vão aparecendo são quase todos normais para quem cria com tantos casais como eu.
Estou praticamente a meio das criações deste ano, faltando agora a parte mais importante, que e normalmente aquela que consigo obter os melhores filhotes da época, nascidos no mês de maio e meados de Junho, também porque e nesta altura que tento escolher as raças que mais me interessam tirar esta época, sendo este ano os castanhos opalas vermelho mosaico e os castanhos amarelo mosaico, que são as raças que mais canários tenho encomendados, sendo esta ultima raça, aquela que menos exemplares tenho tirado ate ao momento, espero conseguir dar a volta ainda a tempo, invertendo o desenrolar dos acontecimentos, para poder não só ter canários suficientes para expor, como para satisfazer o pedido de alguns criadores.
Vamos ver se o criador tem argumentos para dar a volta a mais este pequeno pormenor.

Ainda não me nasceram todos os canários da 2ªcriação, mas já vai dando para fazer um balanço desta 2ª criação, tive bastantes mais ovos brancos do que na 1ªcriação, tem me morrido também mais filhotes, alguns também por descuido meu, também por falta de tempo, ou porque caem nas grades, e quando dou conta já estão gelados, só caídos nas grelhas já conto 14, outros porque morrem esmagados pelos irmãos, outros por diferentes razões.

Tenho neste momento 525 canários anilhados, estando 300 deles já nas voadeiras, a criação não me esta a correr nem bem, nem mal, esta dentro das minhas expectativas, e do que eu esperava, como tal não me posso queixar.
É evidente que tenho umas raças a criar melhor do que outras, assim como há casais que estão a criar melhor do que outros, mas tudo isto é perfeitamente normal, ao fim ao cabo são animais.
Este ano tenho machos que o ano passado não me falharam um ovo, e que este ano ainda não encheram um único, e já os meti com varias fêmeas, não notando nada de anormal neles, mas em contra partida, também tenho machos que fiquei com eles por os achar acima da media, bastante bons para mim, senão não tinha ficado com eles, para mais depois de não terem conseguido galado um único ovo o ano passado, depois de os meter com varias fêmeas, este ano estão a superar as minhas melhores expectativas.
Resumindo meus amigos, não julguem uma ave por este ano não se portar como nos gostariam, porque há determinados factores que influenciam as suas prestações, e
que por vezes nós criadores não temos capacidades para os detectar.

Criar canários, não e tao fácil como por vezes parece, porque todos os anos surgem novos desafios, novos problemas, novas situações, empolgando ainda mais este hobbie.
Temos e de tentar sempre melhor algo de uma época para a outra, principalmente tentar não cometer os mesmos erros, e aprender sempre alguma coisa com eles, mas o que importa e que no fim da época, possamos ver que valeu a pena todo o trabalho e empenho, e as muitas horas de dedicação despendidas com este maravilhoso hobbie.

Não tirei ainda fotos aos canários novos, porque o trabalho tem sido mais que muito, pois ando a lavar voadeiras e a preparar tudo para que que a muda me corra da melhor maneira possível, vamos ver como as coisas vão evoluindo, sem grandes euforias, para não dar azar, porque neste hobbie quando tudo parece estar a correr bem é quando as coisas se complicam mais, como tal vamos deixar o comboio avançar com calma, e esperar que ele pare em todas as estações, para que nada fique esquecido.
Boa sorte para as vossas criações.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

PARABENS AO F.C.PORTO E AO S.C.BRAGA POR ESTAREM NA FINAL DA LIGA EUROPA




Como todos sabem sou Benfiquista, e sempre o serei, mas não posso deixar de dar os parabéns as duas equipas Portuguesas que vão estar nesta final, o F.C.Porto e o S.C.Braga.
Tenho muita pena que uma dessas equipas não possa ser o BENFICA, mas quem vai a Dublin é porque merece, e que de certeza que irão dignificar o nosso país. É-me indiferente qual delas seja vencedora, são ambas portuguesas, como tal que ganhe a melhor.