segunda-feira, 9 de novembro de 2009

FIM-SEMANA ATRIBULADO

Na sexta á noite fizemos mais um petisco no café do SrºAmilcar,com pessoal dos canários,mas desta vez esqueci-me de tirar uma foto.Eram aí umas 23hquando chegamos ao clube em Olhão.
As minha anilhas já lá estavam(700)este ano não vou precisar de anilhas de ninguém.

No sábado de manhã bem cedo,o meu amigo Reinaldo passou pela minha garagem,meti 2 caixas c/canarios,e passamos a buscar o Carlos Leandro.Como quase sempre para chegar a esta exposição,perde-se sempre um tempinho para achar o parque da feira.
Chegamos e paramos perto da exposição,junto de outros carros que estavam de mala aberta a vender canarios.Foram os dois ver a exposição,e eu fiquei junto ao carro.
Abri a mala da carrinha do Reinaldo(uma station mondeo)levei uns 100 canarios em 2 caixas,os espanhóis foram olhando para os canarios,perguntando o preço,quando dei por mim tinha mais de 20 á roda do carro.até alguns que estavam a vender já me estavam a querer comprar.

Estive no máximo 20 minutos com a mala do carro aberta,e entre olhares e perguntas,porque eles estavam a tentar negociar comigo,mas como estavam a ver que o preço não baixava,lá começaram a comprar,tinha vendido 4 canarios,mas muitos mais iria vender,nunca tinha visto uma coisa assim.(afinal nós temos já muito bons canários)
Tinha um canário na mão para meter na caixa,tinha acabado de vender mais um casal,quando um espanhol grita( la policia )
Todo o mundo fechou as malas dos carros,a 200/hora(já estão habituados a este procedimento,depois a policia vai-se embora,e eles abrem novamente as malas dos carros,e continua a venda da passarada,como se nada se passa-se)

Fechei a a mala e meti-me no carro,ainda com o canario na mão,tentando disfarçar o caso.
Mas como tinha bastantes individuos á volta do carro,não deu para disfarçar.
Resultado eu e o espanhol que estava no carro ao lado do meu,que era de Alicante,fomos ambos trincados(anjinhos)os outros fecharam as bagajeiras a tempo,e sairam em direção á exposição como se não fosse nada com eles.

Eram 3 policias de moto e 2 carros,com 4 policias cada carro(Policia Municipal)chegaram todos ao mesmo tempo,nunca tinha visto uma coisa assim.(se fosse preciso não apareciam tantos)Foram chamados pelo pessoal da feira,visto estar mais pessoal na rua,do que dentro da feira,e o negócio na rua não podia continuar,estava a prejudicar quem tinha pago as bancas na feira.

Começaram por me pedir a identificação,depois pediram-me documentos dos canários,por sorte quando ia a sair de casa,voltei atrás(parece que adivinhava)e preenchi direitinho o papel da federação portuguesa para transportar os canarios(especie de guia de transporte),com o meu nome,o meu stam,as raças dos canarios,a quantidade,a hora que sai,a hora que pensava regressar,a dizer que ia levar os canários para exposição Internacional de Dos Hermanas em Sevilha,assinei,meti o nome motorista o Reinaldo,estava tudo certinho,e levei o meu cartão de criador para confirmar o nº de stam.O que é certo é que resultou.Senão estava feito,como é que provava que era o criador daquelas aves,e não um vendedor como outro qualquer.

Disse a verdade aos policias,nunca tinha levado canários para vender em Sevilha,nem sequer os estava a vender,estava sim á espera de um individuo espanhol,que me tinha telefonado para eu lhe levar 100 canarios para ele vender na feira,ali na exposição.
Mas que de momento ele ainda não tinha chegado,e entretanto tinha encontrado um amigo que me tinha pedido para os ver,por isso eu estar ao pé do carro(aldra)tinha de ser,e foi o que de melhor me ocorreu na altura.Ainda pensei que eles me levavam os canários.

De seguida pediram-me os documentos da viatura e a minha carta de condução,mas eu disse-lhe que o carro não era meu,como tal ia telefonar ao meu amigo que estava na feira para aparecer.
Entetanto tiraram os meus dados,e passados uns 5 minutos,o Reinaldo lá apareceu,e eu pensei que lá ia ter de pagar a multa.(lá paga-se na hora)Verificaram os documentos dele e da viatura e depois de uns minutos de conversa,lá nos deixaram fechar a bagageira do carro.
Tivemos de prometer que não iriamos abrir mais a mala do carro,nem vender qualquer canario.

Fomos visitar a exposição,boa qualidade,mas bastante menos quantidade do que estava acostumado a ver neste evento.Como é lógico,preocupei-me mais a ver ao pormenor as aves do pessoal do Algarve que lá concorreu.Melhoramos significativamente a nossa qualidade dos canários nos ultimos anos.Continuei a minha visita,mas de vez em quando lá vinha um espanhol pedir o meu contacto,foi pena não ter levado uns cartões(já não os uso,porque o pessoal costuma joga-los fora,como tal deixei de utiliza-los)

Sai da exposição e fui até á feira das aves,estavam muitos vendedores,mas a qualidade deixava um pouco a desejar,e o preço um pouco acima da média portguesa.
Comprei umas embalagens de carvão vegetal,e adquiri umas duzia de revistas para ver alguns artigos interessantes,acabaram por me oferecer uma revista de fotos dos campeões de 2005.
Dei uma volta rapida pela feira e saí,( passaram-se quase 2 horas),qual não foi o meu espanto quando vou a sair,2 criadores espanhois veêm ter comigo,queriam me comprar canários como tal estavam á espera que eu saisse da feira.

Seguiram-nos até á bomba de gasolina da BP,que fica a uns 200 mts da feira e lá vendi mais alguns canarios aos 2 criadores que me tinham esperado e seguido nosseus carros ate lá.
Fomos almoçar ao centro de Sevilha,e depois do almoço regressamos a Portugal.

No Domingo troquei e lavei todas as grelhas das minhas gaiolas terenziani,fiz umas trocas de canarios de gaiolas e de tarde tive umas visitas,e escolhi os castanhos pasteis que vou levar à exposição de Reggio Emilia.

5 comentários:

Nuno Carvalho disse...

Realmente bastante atribulado.. Mas contudo o facto de não se ter desleixado com a guia ajudou a livrar-se de problemas..
Grande abraço amigo Faisca..

Carlos Faisca disse...

Boas amigo Nuno

O que aconteceu comigo pode acontecer com qualquer criador,que leve os seus canários a expor,ou para vender no seu ou noutro carro,e que a policia o mande parar,e lhe peça os documentos das aves.

Aconselho a todos a preencherem o AUTOCERTIFICAÇÃO DE TRANSPORTE DE AVES DE COMPANHIA 2009 DA F.O.N.P.

Um abraço

Carlos Faisca

Carlos Faisca disse...

Boas amigo Nuno

O que aconteceu comigo pode acontecer com qualquer criador,que leve os seus canários a expor,ou para vender no seu ou noutro carro,e que a policia o mande parar,e lhe peça os documentos das aves.

Aconselho a todos a preencherem o AUTOCERTIFICAÇÃO DE TRANSPORTE DE AVES DE COMPANHIA 2009 DA F.O.N.P.

Um abraço

Carlos Faisca

José Martins disse...

como é Faisca!!!

vamos a Reggio vender passarinhos!!!!

hi hi hi não te ponhas a pau e ainda lá ficas!

Carlos Faisca disse...

Boas amigo José Martins

Este ano vou fazer uma prospeção de mercado.Se ver que vale a pena.Talvez para o futuro possa comprar lá uma banca,e tentar vender lá os meus canários.

Como cá não dão valor ao produto nacional,pode ser que lá,algum criador se interesse por os nosso canários.

Eles não vêm cá vender?
Então porque não podemos nós lá ir?

Para já,vou apenas visitar,e tentar adquirir algum canario que me faça falta,e que me dispensem.
Para o ano logo se vê.

Um abraço

Carlos Faisca