segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CHUVA ESTE ANO VEIO PARA FICAR

No sábado troquei,lavei e arrumei todas as grelhas dos 145 viveiros que tenho.Comecei também a lavar grelhas e tabuleiros das voadeiras,já vazias.Meti um nikito de chia num comedouro pequeno a cada macho,pela 2º vez.Alguns limpam tudo em pouco tempo,outros como ainda não se habituaram á semente,comeram menos.Por enquanto ainda não dei ás fêmeas.Nesta fase do campeonato estou mais preocupado com os machos,porque elas comem tudo o que eu lá meter.A elas tenho metido mais papa,e perilha,por enquanto chia ainda nem provaram,mas tyem grit com carvão numa vasilha á discrição.
Tinha 3 numas,e 4 femeas noutras meias voadeira,agora como as abri para voarem estão 6 ou 8 conforme a voadeira.

Mesmo sem luz nas fêmeas,tenho algumas femeas já com algum cio.
Voltei a meter as banheiras,e a abrir todas as voadeiras,voltei a meter mais corda para as entreter,para que elas se aguentem até as acasalar,sem arrancarem penas,nem meter ovos nas grelhas.Algumas estão já a ficar cheias,o que não me agrada lá muito.Secalhar vou ter de reduzir um pouco a papa,para as aguentar mais 3 semanas,o que não é fácil.

Como vos tinha dito,no domingo dei um pouco de água c/vinagre ne cidra na água.
Hoje de manhã,meti pela 1ªvez este ano a vitamina "E",aos machos e ás fêmeas.
Depois vou alternando com água limpa,até os acasalar.Não sigo nenhum esquema ou programa,faço como me apetece,ou acho ser melhor,e também conforme o tempo disponível.

Começei também a cortar as penas aos canários,junto ao espigão,(os castanhos pasteis já estão todos)não sei se é pancada minha,mas já o faço há muitos anos,e o que é certo é que até agora tenho me dado bem.Dá um pouco de trabalho,e deixa-os um pouco sem geito,menos belos,mas o que me interessa,é que eles galem.Mas não aconselho a fazerem o mesmo,podem errar e cortar o espigão ao macho.
No domingo de manhã tinha as portas das garagens abertas,o dia prometia,estava um sol espectacular,mas de repente por volta das 10 e pouco,começa a chover cá c/ uma força,e a fazer relampagos,o dia escureceu de um minuto para o outro,até parecia o cenário de um filme...

Sem comentários: