domingo, 14 de fevereiro de 2010

MAIS UMA VOLTA A PORTUGAL,FOI PENA NÃO TER LEVADO COMPANHIA,MAS VALEU A PENA!

Saí de casa eram 6.15h da manhã,apanhei a nacional ate Grândola,depois lá meti-me na auto-estrada,porque normalmente a partir daqui o transito aumenta,e o piso está em muito más condições.Na auto-estrada já não passo dos 140 km/h,por norma controlo a velocidade,entre 138 e 140 km/h.

Há pois!Fez 4 anos em Setembro,ia de ferias com a família para o Norte de Portugal e de Espanha passar 10 dias,entrei na auto-estrada bem cedinho,nem tinha praticamente nenhum movimento,meti o control a 140 km/h,como normalmente faço na auto-estrada,entretanto o audi 2.5 gasolina verde azeitona meteu-se atrás de mim,sem eu me aperceber,a uma distancia considerável,entre 500 e 800 mts,até que já perto da zona de serviço de Aljustrel,onde havia 3 faixas,meti-me na do meio,olhei pelo retrovisor,não vi carro algum,e dei um cheirinho no acelarador,andei 2,a 3 km no máximo,com o acelerador a fundo,e voltei ao normal,nisto o audi da Brigada atrás de mim a mandar-me encostar.Mostraram-me o filme 2 vezes,até foram uns tipos, porreiros.O filme foi feito c/zoom a uma distancia considerável,uns 500 mts,porque na altura tínhamos uma recta,e no filme apenas se via a matricula e a velocidade.

Estive quase para os convidar a beber um café no estação de serviço,só não o fiz porque estava com a família.Eles estavam a fazer o trabalho deles,nada mais.
Tive azar fui filmado,resumindo,fui apanhado a 222 km/h,como nunca tinha sido multado em mais de 20 anos de carta,paguei só 500 eur.Depois de pagar segui novamente a viagem fe férias.Convenci a minha Maria,que era pior se fossemos assaltados.Agora já não há nada a fazer,vamos é esquecer,para não termos já as férias estragadas,e não tocamos mais no assunto.
O problema foi depois no mês de Março do ano a seguir que tive de entregar a carta salvo erro 2 meses.Serviu-me de emenda.

Voltando á viagem,cheguei ás 8.30 h em ponto no local combinado(estação de serviço de Palmela)Depois de entregues os canários,fomos beber um café,fiquei um pouco na conversa com o SrºJoão,sabendo que não me podia demorar porque tinha combinado de me encontrar com o SrºRui no Centro Comercial Colombo,e já estava a ficar queimado.Pensei que ao sábado de manhã não houvesse transito na ponte,mas enganei-me.(claro que não é como um dia de semana)
Para que não bastasse,em vês de ir em direcção ao estádio da Luz,quando dei por mim estava junto ao estádio de Alvalade,nunca lá entrei,mas um dia espero lá ir ver um jogo (Sporting-Benfica).Até parecia que nunca tinha ido a Lisboa.Tinha pensado em chegar por volta das 9.15,e acabei por chegar quase ás 10h.Acontece frequentemente a quem não usa GPS.

Fiquei a pensar onde iria a seguir,e entretanto mete-mo na A8,e lá vou eu,com uns telefonemas pelo meio,para não me enganar,direitinho á Ericeira.
Terra lindíssima,lembrei-me logo do Algarve.O srºDinis já estava á minha espera,o que me facilitou bastante.Há volta enganei-me logo,e tive se sair e voltar a entrar na auto-estrada,é que nunca tinha andado nesta zona,como tal estava com algumas dificuldades.
Embora me tenha enganado mais uma vez ate lá chegar,é que nunca tinha ido para esta zona,por fim lá dei com a casa amigo Vitor Jesus.O tempo é sempre pouco,pensamos em ficar meia hora,e quando damos por ela já passou mais de uma hora,quando vamos visitar um criador,com um plantel,de uma qualidade difícil de encontrar,ainda por cima já com os casais formados.

Fui com a intenção de fazer uma visita a um criador que me pediu,que vive na zona de Mafra(Malveira),e que eu iria com todo o gosto,até levei o ivomec,para dar aos seus canários,mas quando me mandou uma mensagem eu ainda devia estar no canaril,e com a conversa e o canto dos canários só reparei na mensagem quando sai do restaurante,até tinha várias chamadas,e nem as ouvi.
liguei-lhe a pedir desculpas,e disse-lhe que estava atrasado,como era verdade e sem conhecer a zona,não podia voltar para trás,senão ainda perdia mais tempo.Era para ir almoçar mais acima,em principio com o Eurico da Fonseca,e o pai,mas acabei por almoçar com o amigo Vitor Jesus na Povoa da Galega.Fui buscar uma fêmea que lhe tinha encomendado,no Mundial,uma phaeo vermelho mosaico.

O cartão do meu telemóvel ultimamente tem andado a saltar,como tal não tentei sequer tirar fotos,podia ele não as aceitar,como me tem acontecido ultimamente.Fica para outra oportunidade.Na próxima vez,levo a maquina,prometo então tirar as tais fotos.
O restaurante estava cheio,havia clientes de pé,mas o Vitor é quase da casa,como tal foi entrar e sentar,e como eu estava com pressa,a comida pouco demorou.A carne estava magnifica,que pena não ter tirado umas fotos.Acabamos de almoçar e foi só meter as minhas caixas dos canários que entretanto tinham ficado perto de uma janela no canaril dele, para comerem e beberem descansados.Sai em direcção ao Cartaxo,era para ter saído em Aveiras de Cima,mas quando reparei já tinha passado,e acabei por sair a seguir,em Aveiras.

Cheguei ao Cartaxo,por volta das 2.30h,(ainda em Novembro tinha estado à do Eurico),mas desta vez tinha vindo do lado contrario,como tal combinei na rotunda perto da garagem,e ele lá me foi buscar,para não andar perdido,e perder ainda mais tempo.
Deixei a encomenda para um amigo dele,e fiquei por lá quase meia hora na conversa com o SrºFonseca e o Eurico,não me podia esticar muito,porque tinha muitos km a fazer.Mas era impossível,não ficar algum tempo,e dar uma vista de olhos aos quase 200casais já formados,algumas fêmeas ate já estavam a construir os ninhos.

A partir daqui tinha pouco tempo para perder,quando cheguei a Torres Novas eram quase 3.30h,e para ajudar o srºJorge,estava atrazado uns 15 minutos.(estive quase para seguir viagem)Mas sentei-me um pouco para descansar.
Depois sai no Pombal,enquanto abastecia,estacionou um carro,e eu vi logo que era para mim.Ao meter os canários na gaiola,do srº,o macho opala vermelho escapou-se e levantou voo,mas desta vez por sorte em vez de voar na direcção do pinhal,vou para uma fabrica ao lado da bomba.Sorte a minha que o portão estava aberto,e como tinha visto onde ele tinha pousado,fui á sua beira,e á 2ªtentativa,joguei-lhe o blusão para cima e apanhei-o.

Aconteceu-me uma situação idêntica o ano passado na casa do meu amigo Baião,deixei escapar um macho satiné amarelo mosaico para o pinhal ao lado da casa dele,em Fernão Ferro,quando o metia na gaiola transportadora,subiu tão alto que o deixamos de ver.

A próxima paragem foi em Coimbra Norte,para entregar uns castanhos pasteis ao SrºGaudencio,esperei uns 5 m por ele,tive pouco tempo com ele,visto estar atrasado,porque queria chegar a Braga,antes da loja fechar.

A paragem seguinte foi em Santa Maria da Feira,e o srº foi espectacular,eu não acertei com o sitio combinado,e ele veio ter comigo á rotunda,o que me facilitou imenso,e poupou-me bastante tempo.Foi mesmo 5 estrelas.Dei-lhe pouca atenção porque estava quase a fazer um contra-relógio.
Como a rotunda era perto do acesso para a A29,com a ajuda dele,foi ai que me meti,ate apanhar a A3 que liga o Porto a Braga.
Quando lá cheguei,já passava um pouco das 7h,tinha a srªda loja á minha espera,mais o srªJosé e o srºFilipe,há já algum tempo.
Entreguei na loja os canários,do amigo Tito,que entretanto teve de ir a um casamento.

Tinha anotado o pedido,como sendo de 2 casais de castanhos amarelo mosaico para o srºJosé,e ele afinal queria era opalas amarelos,mas por sorte tinha um casal a mais,o outro casal ficará para uma próxima oportunidade.Depois de tudo entregue em Braga,só faltava a ultima encomenda,a do SrºJoão Gama.
Combinámos a entrega na Maia,onde jantámos,um bacalhau espectacular,(mas infelizmente não podíamos beber,porque ambos tínhamos alguns km a fazer,ele para Resende,e eu ate ao Algarve,como tal bebemos água)já com todo o tempo para conversarmos,e carregar baterias para a recta final até Faro.
Quero agradecer a companhia e o jantar ao SrºJoão Gama,um amigo extraordinário.

Mal acabei de jantar meti-em na auto-estrada e marquei os tais 139 km/h,e foi deixa-lo deslizar por ai abaixo.Embora o tempo não convidasse a uma paragem,mas tinha de ser,como tal parei na estação de serviço a seguir a Santarém,já na A13 para andar um pouco,beber um café e fazer o tal xixi.
Cheguei a casa eram 3,15h da manhã,a viagem correu impec,nada a assinalar,a não ser os -2º em algumas zonas onde passei.Resumindo levei 21h de viagem,e o conta K,no final marcava 1438 km.Sentia-me já um pouco cansado,pois é meus amigos é o P.D.I.

Sem comentários: